ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho Arruda, Augusto Guthiere
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7053
Resumo: O município de Paracuru, inserido na costa oeste do Estado do Ceará (Brasil), apresenta um elevado índice de mobilidade da população, notadamente para a área que compreende a Zona Costeira do município. A especulação imobiliária é um dos fatores que contribuem veementemente para uma intensificação dos  processos de uso e ocupação da zona costeira de Paracuru, implicando assim, em um desequilíbrio na evolução sedimentológica e por sua vez nas feições morfológicas naturais da zona costeira desse município. Sendo assim, a ação antrópica na zona costeira do município, está interferindo negativamente nos processos morfodinâmicos e bioecológicos da planície costeira do município do Paracuru. Este estudo tem como objetivo apreciar os processos de uso e ocupação e suas conseqüências na zona costeira do Paracuru, procurando apontar sugestões para uso e manejo sustentável desse ambiente e contribuir na definição de bases conceituais para uma gestão ambiental integrada dessa área. Nas áreas condicionadas à ação erosiva ocorre o recuo da linha de costa, principalmente na preamar das marés de sizígia e automaticamente permitindo que a abrasão marinha ponha em risco ou em situação condenável os fixos que estão instalados mais a oeste da região (áreas onde houve o recuo da linha de costa), como no caso de várias cidades que instalaram fixos na região de costa e atualmente sofrem os desgastes da abrasão marinha. No entanto, a zona de costa merece atenção especial por estar sob pressão ambiental e antrópica. Seguindo esse modelo de práticas “anti-processuais”, a ocupação de áreas em que existe uma tenuidade maior entre o homem e o ambiente costeiro, se segue com uma legislação existente sim, mas que na sua maior parcela conjuntural, não contempla a realidade local, ou foge com veemência do arcabouço jurídico que a rege. Uma tentativa de apontar sugestões a um reordenamento territorial afim de aperfeiçoar o uso e relação da sociedade com o espaço (zona costeira) é um dos objetivos da presente pesquisa.
id UECE-5_0a0cd93a0d7086294ec4a1b67d99d36f
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7053
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CEImpactos socioambientaisUso e OcupaçãoLegisSIGO município de Paracuru, inserido na costa oeste do Estado do Ceará (Brasil), apresenta um elevado índice de mobilidade da população, notadamente para a área que compreende a Zona Costeira do município. A especulação imobiliária é um dos fatores que contribuem veementemente para uma intensificação dos  processos de uso e ocupação da zona costeira de Paracuru, implicando assim, em um desequilíbrio na evolução sedimentológica e por sua vez nas feições morfológicas naturais da zona costeira desse município. Sendo assim, a ação antrópica na zona costeira do município, está interferindo negativamente nos processos morfodinâmicos e bioecológicos da planície costeira do município do Paracuru. Este estudo tem como objetivo apreciar os processos de uso e ocupação e suas conseqüências na zona costeira do Paracuru, procurando apontar sugestões para uso e manejo sustentável desse ambiente e contribuir na definição de bases conceituais para uma gestão ambiental integrada dessa área. Nas áreas condicionadas à ação erosiva ocorre o recuo da linha de costa, principalmente na preamar das marés de sizígia e automaticamente permitindo que a abrasão marinha ponha em risco ou em situação condenável os fixos que estão instalados mais a oeste da região (áreas onde houve o recuo da linha de costa), como no caso de várias cidades que instalaram fixos na região de costa e atualmente sofrem os desgastes da abrasão marinha. No entanto, a zona de costa merece atenção especial por estar sob pressão ambiental e antrópica. Seguindo esse modelo de práticas “anti-processuais”, a ocupação de áreas em que existe uma tenuidade maior entre o homem e o ambiente costeiro, se segue com uma legislação existente sim, mas que na sua maior parcela conjuntural, não contempla a realidade local, ou foge com veemência do arcabouço jurídico que a rege. Uma tentativa de apontar sugestões a um reordenamento territorial afim de aperfeiçoar o uso e relação da sociedade com o espaço (zona costeira) é um dos objetivos da presente pesquisa.EdUECE2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7053Revista GeoUECE; v. 2 n. 2 (2013); 180 - 1812317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFialho Arruda, Augusto Guthiere 2021-08-31T02:00:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7053RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-31T02:00:46GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
title ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
spellingShingle ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
Fialho Arruda, Augusto Guthiere
Impactos socioambientais
Uso e Ocupação
Legis
SIG
title_short ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
title_full ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
title_fullStr ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
title_full_unstemmed ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
title_sort ANÁLISE DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO E SEUS IMPACTOS EM ZONAS COSTEIRAS: PARACURU-CE
author Fialho Arruda, Augusto Guthiere
author_facet Fialho Arruda, Augusto Guthiere
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho Arruda, Augusto Guthiere
dc.subject.por.fl_str_mv Impactos socioambientais
Uso e Ocupação
Legis
SIG
topic Impactos socioambientais
Uso e Ocupação
Legis
SIG
description O município de Paracuru, inserido na costa oeste do Estado do Ceará (Brasil), apresenta um elevado índice de mobilidade da população, notadamente para a área que compreende a Zona Costeira do município. A especulação imobiliária é um dos fatores que contribuem veementemente para uma intensificação dos  processos de uso e ocupação da zona costeira de Paracuru, implicando assim, em um desequilíbrio na evolução sedimentológica e por sua vez nas feições morfológicas naturais da zona costeira desse município. Sendo assim, a ação antrópica na zona costeira do município, está interferindo negativamente nos processos morfodinâmicos e bioecológicos da planície costeira do município do Paracuru. Este estudo tem como objetivo apreciar os processos de uso e ocupação e suas conseqüências na zona costeira do Paracuru, procurando apontar sugestões para uso e manejo sustentável desse ambiente e contribuir na definição de bases conceituais para uma gestão ambiental integrada dessa área. Nas áreas condicionadas à ação erosiva ocorre o recuo da linha de costa, principalmente na preamar das marés de sizígia e automaticamente permitindo que a abrasão marinha ponha em risco ou em situação condenável os fixos que estão instalados mais a oeste da região (áreas onde houve o recuo da linha de costa), como no caso de várias cidades que instalaram fixos na região de costa e atualmente sofrem os desgastes da abrasão marinha. No entanto, a zona de costa merece atenção especial por estar sob pressão ambiental e antrópica. Seguindo esse modelo de práticas “anti-processuais”, a ocupação de áreas em que existe uma tenuidade maior entre o homem e o ambiente costeiro, se segue com uma legislação existente sim, mas que na sua maior parcela conjuntural, não contempla a realidade local, ou foge com veemência do arcabouço jurídico que a rege. Uma tentativa de apontar sugestões a um reordenamento territorial afim de aperfeiçoar o uso e relação da sociedade com o espaço (zona costeira) é um dos objetivos da presente pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7053
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7053
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 2 n. 2 (2013); 180 - 181
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915319099424768