PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bonfim Casemiro, Maria
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Perdigão Vasconcelos, Fábio, Oliveira Matos, Fábio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870
Resumo: O presente trabalho pretende contribuir para a análise do planejamento ambiental costeiro brasileiro a partir de um olhar crítico sobre o Projeto Orla. Compreendendo que as áreas costeiras são ambientes dinâmicos e fortemente instáveis analisar as ferramentas de gestão ambientais que norteiam o planejamento integrado das áreas litorais no território brasileiro torna-se fundamental. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar o planejamento ambiental costeiro a partir das orientações do Projeto Orla. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de cunho documental, sobretudo na análise e exploração da legislação costeira enquanto proposta de minimização dos problemas ambientais. Os resultados revelaram que as leis de gerenciamento costeiro constituem importantes instrumentos de orientação para as ações e funcionam como suportes ao poder público. É necessária a promoção de políticas de gestão do desenvolvimento, em longo prazo, que partam do poder público, visando não apenas o desenvolvimento econômico de determinada região, mas buscando sempre o envolvimento da população nesse processo. Assim, uma gestão participativa de forma mais integrada possível buscando sempre envolver todas as dimensões geográficas, desde os municípios, os estados e o país.
id UECE-5_0d5997ba160d9f5201347af04d60f5be
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6870
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLAGestão ambientalMeio ambientePoder PúblicoO presente trabalho pretende contribuir para a análise do planejamento ambiental costeiro brasileiro a partir de um olhar crítico sobre o Projeto Orla. Compreendendo que as áreas costeiras são ambientes dinâmicos e fortemente instáveis analisar as ferramentas de gestão ambientais que norteiam o planejamento integrado das áreas litorais no território brasileiro torna-se fundamental. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar o planejamento ambiental costeiro a partir das orientações do Projeto Orla. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de cunho documental, sobretudo na análise e exploração da legislação costeira enquanto proposta de minimização dos problemas ambientais. Os resultados revelaram que as leis de gerenciamento costeiro constituem importantes instrumentos de orientação para as ações e funcionam como suportes ao poder público. É necessária a promoção de políticas de gestão do desenvolvimento, em longo prazo, que partam do poder público, visando não apenas o desenvolvimento econômico de determinada região, mas buscando sempre o envolvimento da população nesse processo. Assim, uma gestão participativa de forma mais integrada possível buscando sempre envolver todas as dimensões geográficas, desde os municípios, os estados e o país.EdUECE2021-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870Revista GeoUECE; v. 6 n. 10 (2017); 85 - 1102317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870/5790Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBonfim Casemiro, Maria Perdigão Vasconcelos, Fábio Oliveira Matos, Fábio de 2021-08-26T21:43:19Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6870RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:23.508756GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
title PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
spellingShingle PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
Bonfim Casemiro, Maria
Gestão ambiental
Meio ambiente
Poder Público
title_short PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
title_full PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
title_fullStr PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
title_sort PLANEJAMENTO AMBIENTAL COSTEIRO NO BRASIL: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O PROJETO ORLA
author Bonfim Casemiro, Maria
author_facet Bonfim Casemiro, Maria
Perdigão Vasconcelos, Fábio
Oliveira Matos, Fábio de
author_role author
author2 Perdigão Vasconcelos, Fábio
Oliveira Matos, Fábio de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bonfim Casemiro, Maria
Perdigão Vasconcelos, Fábio
Oliveira Matos, Fábio de
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
Meio ambiente
Poder Público
topic Gestão ambiental
Meio ambiente
Poder Público
description O presente trabalho pretende contribuir para a análise do planejamento ambiental costeiro brasileiro a partir de um olhar crítico sobre o Projeto Orla. Compreendendo que as áreas costeiras são ambientes dinâmicos e fortemente instáveis analisar as ferramentas de gestão ambientais que norteiam o planejamento integrado das áreas litorais no território brasileiro torna-se fundamental. Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar o planejamento ambiental costeiro a partir das orientações do Projeto Orla. Com relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de cunho documental, sobretudo na análise e exploração da legislação costeira enquanto proposta de minimização dos problemas ambientais. Os resultados revelaram que as leis de gerenciamento costeiro constituem importantes instrumentos de orientação para as ações e funcionam como suportes ao poder público. É necessária a promoção de políticas de gestão do desenvolvimento, em longo prazo, que partam do poder público, visando não apenas o desenvolvimento econômico de determinada região, mas buscando sempre o envolvimento da população nesse processo. Assim, uma gestão participativa de forma mais integrada possível buscando sempre envolver todas as dimensões geográficas, desde os municípios, os estados e o país.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6870/5790
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 6 n. 10 (2017); 85 - 110
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129539084288