A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Silva, Francisco Edmar de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6909
Resumo: O objetivo geral desse trabalho é a discussão a cerca de novas estratégias de conservação da biodiversidade presente na serra de Baturité na perspectiva das unidades de conservação. A conservação da biodiversidade é um dos grandes desafios do século XXI e possui vinculação direta com a dinâmica socioeconômica e ambiental das sociedades modernas. As unidades de conservação se apresentam como a estratégia mais adotada para a conservação da biodiversidade. A serra de Baturité abriga um extraordinário mosaico de vegetação, sendo o maior, mais rico e exuberante remanescente de mata atlântica no Estado do Ceará. Historicamente esse ambiente tem sofrido com as demandas oriundas da complexa relação que se estabelece entre sociedade e natureza. A proximidade com a capital do Estado, Fortaleza, bem como a pressão exercida pelos municípios circunvizinhos, além do incremento da atividade turística e da precariedade das técnicas agrícolas, sobretudo através da manutenção de desmatamentos e queimadas, têm causado sérios danos ambientais ao ecossistema natural com significativas repercussões sobre a biodiversidade e serviços ambientais a ela associados. A APA da Serra de Baturité, criada no início da década de 1990, tem como objetivos principais conservar a biodiversidade e auxiliar na ordenação dos processos de uso e ocupação. Nesse mesmo sentido, foram criadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Entretanto, as novas dinâmicas socioeconômicas e ambientais que ocorrem na serra de Baturité impõem uma discussão em torno de novas estratégias potencialmente capazes de fomentar a conservação da biodiversidade. Dessa forma, encorajar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e reduzir a cota altimétrica da APA da Serra de Baturité se constituem como ações potencialmente capazes de promover a conservação da biodiversidade e de implementar processos de uso e ocupação mais sustentáveis ambientalmente.
id UECE-5_1aa46435d85273d0291b00508a782ffc
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6909
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃOBiodiversidadeUnidade de conservaçãoRedução da cota altimétricaRPPN e sustentabilidade ambientalO objetivo geral desse trabalho é a discussão a cerca de novas estratégias de conservação da biodiversidade presente na serra de Baturité na perspectiva das unidades de conservação. A conservação da biodiversidade é um dos grandes desafios do século XXI e possui vinculação direta com a dinâmica socioeconômica e ambiental das sociedades modernas. As unidades de conservação se apresentam como a estratégia mais adotada para a conservação da biodiversidade. A serra de Baturité abriga um extraordinário mosaico de vegetação, sendo o maior, mais rico e exuberante remanescente de mata atlântica no Estado do Ceará. Historicamente esse ambiente tem sofrido com as demandas oriundas da complexa relação que se estabelece entre sociedade e natureza. A proximidade com a capital do Estado, Fortaleza, bem como a pressão exercida pelos municípios circunvizinhos, além do incremento da atividade turística e da precariedade das técnicas agrícolas, sobretudo através da manutenção de desmatamentos e queimadas, têm causado sérios danos ambientais ao ecossistema natural com significativas repercussões sobre a biodiversidade e serviços ambientais a ela associados. A APA da Serra de Baturité, criada no início da década de 1990, tem como objetivos principais conservar a biodiversidade e auxiliar na ordenação dos processos de uso e ocupação. Nesse mesmo sentido, foram criadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Entretanto, as novas dinâmicas socioeconômicas e ambientais que ocorrem na serra de Baturité impõem uma discussão em torno de novas estratégias potencialmente capazes de fomentar a conservação da biodiversidade. Dessa forma, encorajar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e reduzir a cota altimétrica da APA da Serra de Baturité se constituem como ações potencialmente capazes de promover a conservação da biodiversidade e de implementar processos de uso e ocupação mais sustentáveis ambientalmente.EdUECE2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6909Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 225 - 2262317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Silva, Francisco Edmar de 2021-08-28T10:27:40Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6909RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-28T10:27:40GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
title A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
spellingShingle A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
Sousa Silva, Francisco Edmar de
Biodiversidade
Unidade de conservação
Redução da cota altimétrica
RPPN e sustentabilidade ambiental
title_short A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
title_full A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
title_fullStr A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
title_full_unstemmed A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
title_sort A CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA SERRA DE BATURITÉ NA PERSPECTIVA DAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO
author Sousa Silva, Francisco Edmar de
author_facet Sousa Silva, Francisco Edmar de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Silva, Francisco Edmar de
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Unidade de conservação
Redução da cota altimétrica
RPPN e sustentabilidade ambiental
topic Biodiversidade
Unidade de conservação
Redução da cota altimétrica
RPPN e sustentabilidade ambiental
description O objetivo geral desse trabalho é a discussão a cerca de novas estratégias de conservação da biodiversidade presente na serra de Baturité na perspectiva das unidades de conservação. A conservação da biodiversidade é um dos grandes desafios do século XXI e possui vinculação direta com a dinâmica socioeconômica e ambiental das sociedades modernas. As unidades de conservação se apresentam como a estratégia mais adotada para a conservação da biodiversidade. A serra de Baturité abriga um extraordinário mosaico de vegetação, sendo o maior, mais rico e exuberante remanescente de mata atlântica no Estado do Ceará. Historicamente esse ambiente tem sofrido com as demandas oriundas da complexa relação que se estabelece entre sociedade e natureza. A proximidade com a capital do Estado, Fortaleza, bem como a pressão exercida pelos municípios circunvizinhos, além do incremento da atividade turística e da precariedade das técnicas agrícolas, sobretudo através da manutenção de desmatamentos e queimadas, têm causado sérios danos ambientais ao ecossistema natural com significativas repercussões sobre a biodiversidade e serviços ambientais a ela associados. A APA da Serra de Baturité, criada no início da década de 1990, tem como objetivos principais conservar a biodiversidade e auxiliar na ordenação dos processos de uso e ocupação. Nesse mesmo sentido, foram criadas Reservas Particulares do Patrimônio Natural. Entretanto, as novas dinâmicas socioeconômicas e ambientais que ocorrem na serra de Baturité impõem uma discussão em torno de novas estratégias potencialmente capazes de fomentar a conservação da biodiversidade. Dessa forma, encorajar a criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) e reduzir a cota altimétrica da APA da Serra de Baturité se constituem como ações potencialmente capazes de promover a conservação da biodiversidade e de implementar processos de uso e ocupação mais sustentáveis ambientalmente.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6909
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6909
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 4 n. 6 (2015); 225 - 226
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318621274112