SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite Monteiro, Rafaela Martins
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6946
Resumo: Esta pesquisa configura-se na busca pela compreensão e entendimento do processo de uso e ocupação e das atuais condições geoambientais da serra do estêvão. Tem como finalidade analisar, por meio de uma fundamentação geossistêmica, as relações existentes entre os atores sociais e os componentes geoambientais na serra, para dessa forma tentar aferir os reflexos da interação desses elementos no meio ambiente. Localizada no domínio dos sertões centrais do estado do ceará, a serra do estêvão destaca-se como área de exceção paisagística e amenidade climática em seu contexto semiárido. A serra tem sua história marcada pela atuação da igreja católica, sendo esta responsável por diversos investimentos e instalação de infraestruturas nos fins do século xix e início do xx. À atração dos membros religiosos á serra atribuiu-se as condições climáticas mais amenas e constantes da área. Para conclusão de todos os aspectos propostos como objetivos centrais da pesquisa tornou-se necessária uma busca conceitual e metodológica a respeito de determinados conceitos empregados no trabalho, tais como a categoria paisagem, a visão sistêmica e, fundamentalmente, a análise geoambiental. Buscou-se também, em uma tentativa de maior abrangência escalar, analisar o processo histórico de produção do espaço semiárido e de seus principais aspectos geoambientais. Verificaram-se, neste contexto, que as formas e processos dominantes no semiárido nordestino também se fizeram presentes na serra, como consolidação de uma estrutura socioeconômica e cultural abrangente a quase totalidade do semiárido brasileiro. A aplicação das geotecnologias se fazem presentes na pesquisa, principalmente na busca pela análise integrada da paisagem. Pela utilização dessas ferramentas foi possível realizar a análise do estado de conservação da vegetação, na ferramenta ndvi (vegetação por diferença normalizada). Ainda na utilização de técnicas de geoprocessamento, buscou-se realizar a definição do uso e cobertura do solo na serra, além da definição de tipologias de uso do solo fundamentadas principalmente na distribuição fundiária.
id UECE-5_37f97c1e9606746007b1c28e44dc9b77
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6946
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CESerra Do EstêvãoSemiáridoDegradação AmbientalUso E Ocupação Do SoloEsta pesquisa configura-se na busca pela compreensão e entendimento do processo de uso e ocupação e das atuais condições geoambientais da serra do estêvão. Tem como finalidade analisar, por meio de uma fundamentação geossistêmica, as relações existentes entre os atores sociais e os componentes geoambientais na serra, para dessa forma tentar aferir os reflexos da interação desses elementos no meio ambiente. Localizada no domínio dos sertões centrais do estado do ceará, a serra do estêvão destaca-se como área de exceção paisagística e amenidade climática em seu contexto semiárido. A serra tem sua história marcada pela atuação da igreja católica, sendo esta responsável por diversos investimentos e instalação de infraestruturas nos fins do século xix e início do xx. À atração dos membros religiosos á serra atribuiu-se as condições climáticas mais amenas e constantes da área. Para conclusão de todos os aspectos propostos como objetivos centrais da pesquisa tornou-se necessária uma busca conceitual e metodológica a respeito de determinados conceitos empregados no trabalho, tais como a categoria paisagem, a visão sistêmica e, fundamentalmente, a análise geoambiental. Buscou-se também, em uma tentativa de maior abrangência escalar, analisar o processo histórico de produção do espaço semiárido e de seus principais aspectos geoambientais. Verificaram-se, neste contexto, que as formas e processos dominantes no semiárido nordestino também se fizeram presentes na serra, como consolidação de uma estrutura socioeconômica e cultural abrangente a quase totalidade do semiárido brasileiro. A aplicação das geotecnologias se fazem presentes na pesquisa, principalmente na busca pela análise integrada da paisagem. Pela utilização dessas ferramentas foi possível realizar a análise do estado de conservação da vegetação, na ferramenta ndvi (vegetação por diferença normalizada). Ainda na utilização de técnicas de geoprocessamento, buscou-se realizar a definição do uso e cobertura do solo na serra, além da definição de tipologias de uso do solo fundamentadas principalmente na distribuição fundiária.EdUECE2021-08-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6946Revista GeoUECE; v. 4 n. 7 (2015); 222 - 2222317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite Monteiro, Rafaela Martins 2021-08-28T21:25:52Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6946RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-28T21:25:52GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
title SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
spellingShingle SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
Leite Monteiro, Rafaela Martins
Serra Do Estêvão
Semiárido
Degradação Ambiental
Uso E Ocupação Do Solo
title_short SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
title_full SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
title_fullStr SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
title_full_unstemmed SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
title_sort SEMIÁRIDO, USO E OCUPAÇÃO E DEGRADAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DA SERRA DO ESTÊVÃO EM QUIXADÁ – CE
author Leite Monteiro, Rafaela Martins
author_facet Leite Monteiro, Rafaela Martins
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite Monteiro, Rafaela Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Serra Do Estêvão
Semiárido
Degradação Ambiental
Uso E Ocupação Do Solo
topic Serra Do Estêvão
Semiárido
Degradação Ambiental
Uso E Ocupação Do Solo
description Esta pesquisa configura-se na busca pela compreensão e entendimento do processo de uso e ocupação e das atuais condições geoambientais da serra do estêvão. Tem como finalidade analisar, por meio de uma fundamentação geossistêmica, as relações existentes entre os atores sociais e os componentes geoambientais na serra, para dessa forma tentar aferir os reflexos da interação desses elementos no meio ambiente. Localizada no domínio dos sertões centrais do estado do ceará, a serra do estêvão destaca-se como área de exceção paisagística e amenidade climática em seu contexto semiárido. A serra tem sua história marcada pela atuação da igreja católica, sendo esta responsável por diversos investimentos e instalação de infraestruturas nos fins do século xix e início do xx. À atração dos membros religiosos á serra atribuiu-se as condições climáticas mais amenas e constantes da área. Para conclusão de todos os aspectos propostos como objetivos centrais da pesquisa tornou-se necessária uma busca conceitual e metodológica a respeito de determinados conceitos empregados no trabalho, tais como a categoria paisagem, a visão sistêmica e, fundamentalmente, a análise geoambiental. Buscou-se também, em uma tentativa de maior abrangência escalar, analisar o processo histórico de produção do espaço semiárido e de seus principais aspectos geoambientais. Verificaram-se, neste contexto, que as formas e processos dominantes no semiárido nordestino também se fizeram presentes na serra, como consolidação de uma estrutura socioeconômica e cultural abrangente a quase totalidade do semiárido brasileiro. A aplicação das geotecnologias se fazem presentes na pesquisa, principalmente na busca pela análise integrada da paisagem. Pela utilização dessas ferramentas foi possível realizar a análise do estado de conservação da vegetação, na ferramenta ndvi (vegetação por diferença normalizada). Ainda na utilização de técnicas de geoprocessamento, buscou-se realizar a definição do uso e cobertura do solo na serra, além da definição de tipologias de uso do solo fundamentadas principalmente na distribuição fundiária.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6946
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6946
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 4 n. 7 (2015); 222 - 222
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318682091520