“TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luiz Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021
Resumo: Um ano é um fragmento do tempo marcado com eventos impactantes. Um livro original que vem a lume é um desses eventos. Antonio Carlos Robert Moraes nos oferece mais um de seus estudos, agora reverenciando o pensamento de um dos mais ilustres geógrafos da atualidade. Recebi-o com dupla alegria: como presente e como convite a manter a viagem pela vasta produção do destacado geógrafo brasileiro, de quem fui orientando e, com muita honra, amigo. Repito o que registra o autor: “é, antes de tudo, uma homenagem ao Professor Milton Santos” (p. 9). Se vivo estivesse, muito lhe agradaria, como intelectual e homem de idéia. Pelo título, o autor revela sua intenção, mas explicita-a na Introdução da obra: “ território (...), selecionado para conduzir nossa análise” (p. 14). Diríamos que Moraes, com seu fôlego de fino intelectual extrapola sua “empreitada”, ampliando o limite a que se propôs: logo na Introdução, nos oferece uma periodização da produção de Milton Santos, desde o meado do século passado, quando reafirma a “convivência de posturas metodológicas díspares é uma constante em sua produção, defendida explicitamente pelo autor” (p. 12); adiante, Moraes oferece comentários de temas e conceitos das obras em análise, como marginalidade (p.48), os dois circuitos (p. 50), formação social (p. 47 e 73), região (p. 85), rede (p. 96), entre outros.
id UECE-5_798587b65d6ef0c391a2831b35bbec66
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7021
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”RESENHATERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOSUm ano é um fragmento do tempo marcado com eventos impactantes. Um livro original que vem a lume é um desses eventos. Antonio Carlos Robert Moraes nos oferece mais um de seus estudos, agora reverenciando o pensamento de um dos mais ilustres geógrafos da atualidade. Recebi-o com dupla alegria: como presente e como convite a manter a viagem pela vasta produção do destacado geógrafo brasileiro, de quem fui orientando e, com muita honra, amigo. Repito o que registra o autor: “é, antes de tudo, uma homenagem ao Professor Milton Santos” (p. 9). Se vivo estivesse, muito lhe agradaria, como intelectual e homem de idéia. Pelo título, o autor revela sua intenção, mas explicita-a na Introdução da obra: “ território (...), selecionado para conduzir nossa análise” (p. 14). Diríamos que Moraes, com seu fôlego de fino intelectual extrapola sua “empreitada”, ampliando o limite a que se propôs: logo na Introdução, nos oferece uma periodização da produção de Milton Santos, desde o meado do século passado, quando reafirma a “convivência de posturas metodológicas díspares é uma constante em sua produção, defendida explicitamente pelo autor” (p. 12); adiante, Moraes oferece comentários de temas e conceitos das obras em análise, como marginalidade (p.48), os dois circuitos (p. 50), formação social (p. 47 e 73), região (p. 85), rede (p. 96), entre outros.EdUECE2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021Revista GeoUECE; v. 2 n. 3 (2013); 157 - 1582317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021/5887Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luiz Cruz 2021-08-30T17:16:37Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7021RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:31.374577GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
title “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
spellingShingle “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
Lima, Luiz Cruz
RESENHA
TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS
title_short “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
title_full “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
title_fullStr “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
title_full_unstemmed “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
title_sort “TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS”
author Lima, Luiz Cruz
author_facet Lima, Luiz Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luiz Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv RESENHA
TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS
topic RESENHA
TERRITÓRIO NA GEOGRAFIA DE MILTON SANTOS
description Um ano é um fragmento do tempo marcado com eventos impactantes. Um livro original que vem a lume é um desses eventos. Antonio Carlos Robert Moraes nos oferece mais um de seus estudos, agora reverenciando o pensamento de um dos mais ilustres geógrafos da atualidade. Recebi-o com dupla alegria: como presente e como convite a manter a viagem pela vasta produção do destacado geógrafo brasileiro, de quem fui orientando e, com muita honra, amigo. Repito o que registra o autor: “é, antes de tudo, uma homenagem ao Professor Milton Santos” (p. 9). Se vivo estivesse, muito lhe agradaria, como intelectual e homem de idéia. Pelo título, o autor revela sua intenção, mas explicita-a na Introdução da obra: “ território (...), selecionado para conduzir nossa análise” (p. 14). Diríamos que Moraes, com seu fôlego de fino intelectual extrapola sua “empreitada”, ampliando o limite a que se propôs: logo na Introdução, nos oferece uma periodização da produção de Milton Santos, desde o meado do século passado, quando reafirma a “convivência de posturas metodológicas díspares é uma constante em sua produção, defendida explicitamente pelo autor” (p. 12); adiante, Moraes oferece comentários de temas e conceitos das obras em análise, como marginalidade (p.48), os dois circuitos (p. 50), formação social (p. 47 e 73), região (p. 85), rede (p. 96), entre outros.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7021/5887
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 2 n. 3 (2013); 157 - 158
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047130338099200