PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Djailson Ricardo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Oliveira, Christian Dennys Monteiro de, Silva, Josier Ferreira da, Vale, Luciene Calixto de Brito, Nascimento, Valéria Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841
Resumo: Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.
id UECE-5_866d86cf098330632993c8510d44a546
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6841
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE.Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.EdUECE2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841Revista GeoUECE; v. 7 n. 13 (2018); 78 - 912317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841/5934Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiro, Djailson RicardoOliveira, Christian Dennys Monteiro deSilva, Josier Ferreira daVale, Luciene Calixto de BritoNascimento, Valéria Costa2021-09-02T01:29:00Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6841RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:22.440525GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
title PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
spellingShingle PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
Malheiro, Djailson Ricardo
.
title_short PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
title_full PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
title_fullStr PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
title_full_unstemmed PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
title_sort PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
author Malheiro, Djailson Ricardo
author_facet Malheiro, Djailson Ricardo
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Silva, Josier Ferreira da
Vale, Luciene Calixto de Brito
Nascimento, Valéria Costa
author_role author
author2 Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Silva, Josier Ferreira da
Vale, Luciene Calixto de Brito
Nascimento, Valéria Costa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Djailson Ricardo
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de
Silva, Josier Ferreira da
Vale, Luciene Calixto de Brito
Nascimento, Valéria Costa
dc.subject.por.fl_str_mv .
topic .
description Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841/5934
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 7 n. 13 (2018); 78 - 91
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129514967040