PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841 |
Resumo: | Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos. |
id |
UECE-5_866d86cf098330632993c8510d44a546 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6841 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE.Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos.EdUECE2021-08-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841Revista GeoUECE; v. 7 n. 13 (2018); 78 - 912317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841/5934Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMalheiro, Djailson RicardoOliveira, Christian Dennys Monteiro deSilva, Josier Ferreira daVale, Luciene Calixto de BritoNascimento, Valéria Costa2021-09-02T01:29:00Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6841RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:22.440525GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
title |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
spellingShingle |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE Malheiro, Djailson Ricardo . |
title_short |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
title_full |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
title_fullStr |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
title_full_unstemmed |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
title_sort |
PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA NA SALA E NO CAMPO: CONTRIBUIÇÕES DA PARCERIA ESCOLA/GEOPARK ARARIPE |
author |
Malheiro, Djailson Ricardo |
author_facet |
Malheiro, Djailson Ricardo Oliveira, Christian Dennys Monteiro de Silva, Josier Ferreira da Vale, Luciene Calixto de Brito Nascimento, Valéria Costa |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Christian Dennys Monteiro de Silva, Josier Ferreira da Vale, Luciene Calixto de Brito Nascimento, Valéria Costa |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiro, Djailson Ricardo Oliveira, Christian Dennys Monteiro de Silva, Josier Ferreira da Vale, Luciene Calixto de Brito Nascimento, Valéria Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
. |
topic |
. |
description |
Um dos grandes desafios para o professor de Geografia é a continuada formação após a sua saída da faculdade. Esse profissional encontra, muitas vezes, dificuldades em atuar em sala de aula agregando as suas práticas teóricas às aulas de campo. Essa limitação está presente devido a sua carga horária de trabalho, mas principalmente a falta de conhecimento sobre a sua espacialidade e os elementos inseridos nesses lugares. Este artigo relata a partir do método exploratório e qualitativo a experiência de professores de geografia e estudos regionais – ensino fundamental II - em uma formação através de uma parceria entre a Fundação Escola Ambiental Monsenhor Murilo de Sá Barreto, na cidade de Juazeiro do Norte e o Geopark Araripe na cidade do Crato, ambas localizadas no estado do Ceará. Objetivando assim analisar a “carência” de metodologias passíveis a associação teoria e prática. Considerando que a demanda por informação pode ser resolvível a partir de formações bem estruturadas, planejadas e foco na regionalização dos estudos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6841/5934 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 7 n. 13 (2018); 78 - 91 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1797047129514967040 |