A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970 |
Resumo: | O presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais. |
id |
UECE-5_9fd53ff81b81aac5ac4faec9266bd22c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6970 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963Ações educacionais da Igreja CatólicaPráticas Espaciais UrbanasTerritórioO presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 215 - 2162317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Stanley Braz 2021-08-30T00:39:25Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6970RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-30T00:39:25GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
title |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
spellingShingle |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 de Oliveira, Stanley Braz Ações educacionais da Igreja Católica Práticas Espaciais Urbanas Território |
title_short |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
title_full |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
title_fullStr |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
title_full_unstemmed |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
title_sort |
A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963 |
author |
de Oliveira, Stanley Braz |
author_facet |
de Oliveira, Stanley Braz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira, Stanley Braz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ações educacionais da Igreja Católica Práticas Espaciais Urbanas Território |
topic |
Ações educacionais da Igreja Católica Práticas Espaciais Urbanas Território |
description |
O presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 215 - 216 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1754915318962061312 |