A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Stanley Braz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970
Resumo: O presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais.
id UECE-5_9fd53ff81b81aac5ac4faec9266bd22c
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6970
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963Ações educacionais da Igreja CatólicaPráticas Espaciais UrbanasTerritórioO presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 215 - 2162317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Stanley Braz 2021-08-30T00:39:25Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6970RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-30T00:39:25GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
title A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
spellingShingle A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
de Oliveira, Stanley Braz
Ações educacionais da Igreja Católica
Práticas Espaciais Urbanas
Território
title_short A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
title_full A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
title_fullStr A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
title_full_unstemmed A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
title_sort A GEOHISTORIA DE TERESINA NA PERSPECTIVA DAS AÇÕES DA IGREJA CATOLICA, NO AMBITO DA EDUCAÇÃO: 1903-1963
author de Oliveira, Stanley Braz
author_facet de Oliveira, Stanley Braz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Stanley Braz
dc.subject.por.fl_str_mv Ações educacionais da Igreja Católica
Práticas Espaciais Urbanas
Território
topic Ações educacionais da Igreja Católica
Práticas Espaciais Urbanas
Território
description O presente trabalho se propõe a compreender, na geo-história de Teresina-PI, o papel da Igreja Católica na criação de instituições educacionais e como ocorreu o crescimento do espaço urbano da cidade nesta dinâmica espacial. Ao investigarmos a relação entre o Estado e a Igreja na produção espacial brasileira e o início de sua formação como território, percebemos que os jesuítas, principais autores das ações educacionais no Brasil e induzidos por princípios católicos interessados em catolicizar através da educação, conseguiram construir um sistema de educação, e ao mesmo tempo proporcionar a produção de espaços que se formaram no entorno de seus mosteiros e escolas, construindo um elo considerável entre a educação e a produção espacial brasileira. Partindo deste cenário, fomos conduzidos a construir um olhar na geo-história deste processo em nível de Brasil e de Teresina. Na cidade de Teresina, são visíveis as ações da Igreja Católica como agente produtor do espaço urbano através das escolas confessionais que direcionaram e limitaram o espaço urbano teresinense, de acordo com as suas necessidades. Para analisarmos esta problemática, recorremos à etnografia e à historiografia. A princípio, realizamos um levantamento bibliográfico, para nos apropriarmos das categorias conceituais e entrelaçarmos com os dados empíricos. No segundo momento, mergulhamos na pesquisa de campo, tendo como lócus para este estudo as escolas confessionais e a arquidiocese de Teresina. A partir deste percurso, percebemos que as ações educacionais da Igreja Católica em Teresina foram de suma importância para produzir o espaço teresinense e que, em alguns momentos, delimitava o espaço geográfico e, em outros, a expansão espacial, resultando em uma participação ativa e significante na dinamicidade das práticas espaciais urbanas, deixando no seu espaço marcas das ações de agente produtor da Igreja Católica, através das escolas confessionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6970
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 215 - 216
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318962061312