O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Finger, Vinícius
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.
id UECE-5_a0fcc36a4e00718f38c16c68e02f7400
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6965
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARESZumbi dos PalmaresQuilombo dos PalmaresQuadrinhosEducaçãoHistória do BrasilO presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 160 - 1832317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965/5861Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFinger, Vinícius 2021-08-30T00:00:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6965RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:28.404014GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
title O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
spellingShingle O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
Finger, Vinícius
Zumbi dos Palmares
Quilombo dos Palmares
Quadrinhos
Educação
História do Brasil
title_short O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
title_full O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
title_fullStr O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
title_full_unstemmed O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
title_sort O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
author Finger, Vinícius
author_facet Finger, Vinícius
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Finger, Vinícius
dc.subject.por.fl_str_mv Zumbi dos Palmares
Quilombo dos Palmares
Quadrinhos
Educação
História do Brasil
topic Zumbi dos Palmares
Quilombo dos Palmares
Quadrinhos
Educação
História do Brasil
description O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965/5861
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 160 - 183
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047130294059008