O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo. |
id |
UECE-5_a0fcc36a4e00718f38c16c68e02f7400 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6965 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARESZumbi dos PalmaresQuilombo dos PalmaresQuadrinhosEducaçãoHistória do BrasilO presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 160 - 1832317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965/5861Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessFinger, Vinícius 2021-08-30T00:00:04Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6965RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:28.404014GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
title |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
spellingShingle |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES Finger, Vinícius Zumbi dos Palmares Quilombo dos Palmares Quadrinhos Educação História do Brasil |
title_short |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
title_full |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
title_fullStr |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
title_full_unstemmed |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
title_sort |
O ENSINO COMO MECANISMO DE INVENÇÃO DO SABER: UMA ANÁLISE DAS NARRATIVAS SOBRE O QUILOMBO DOS PALMARES |
author |
Finger, Vinícius |
author_facet |
Finger, Vinícius |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Finger, Vinícius |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Zumbi dos Palmares Quilombo dos Palmares Quadrinhos Educação História do Brasil |
topic |
Zumbi dos Palmares Quilombo dos Palmares Quadrinhos Educação História do Brasil |
description |
O presente artigo apresenta os resultados finais de nossa pesquisa desenvolvida como parte da obtenção do título de Mestre em Educação. Nele serão apresentados os principais aspectos metodológicos e as construções analíticas produzidos na dissertação. Assim como se pretende desenvolver uma análise sobre as variadas narrativas sobre Zumbi, encontradas na historiografia brasileira e sua relação contextual com as origens históricas, científicas e educacionais de tais construções. Tendo como questão central do trabalho, a análise dos limites entre a produção científica e o ensino na constituição e promulgação do saber. Em que pese, destacar o aspecto experimental da pesquisa, que propôs uma metodologia de composição narrativa única, usando de técnicas artísticas originárias das histórias em quadrinhos para desenvolver sua análise discursiva sobre as diferentes versões narrativas de Zumbi dos Palmares e do seu centenário quilombo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6965/5861 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 160 - 183 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1797047130294059008 |