RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Dyego Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: de Almeida, Lutiane Queiroz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518
Resumo: O presente artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos-conceituais acerca dos estudos sobre riscos e vulnerabilidades e suas contribuições para as pesquisas geográficas. O risco é entendido de uma forma geral como um perigo em potencial que pode ser percebida numa situação na qual se está inserido bem como a percepção dos efeitos. O risco como um todo é uma construção social e alguns tipos de riscos podem ou não ser estudados pela Geografia, e são classificados da seguinte forma: riscos ambientais, riscos tecnológicos, riscos geopolíticos, econômicos, sociais e outros tipos de risco. A construção do conceito de vulnerabilidade integra os aspectos ambientais e sociais na sua forma de análise do espaço geográfico, sendo uma das definições para a vulnerabilidade o grau de exposição a diferentes fatores que podem acarretar efeitos adversos, tais como impactos e riscos, derivados ou não das atividades socioeconômicas. Os estudos de análise de vulnerabilidade permitem a geração de indicadores seguindo alguns elementos como objetivos e funções dos indicadores, critérios de seleção, indicadores em potencial e os dados utilizados para a geração dos indicadores. Em síntese, o risco é uma construção social que representa diretamente as relações da humanidade consigo mesma e com a natureza, caracterizando o risco de uma forma onipresente.
id UECE-5_a30160d059284d3a9a0ae31f970c49f5
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1518
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕESRiscosVulnerabilidadeVulnerabilidade AmbientalGeografiaO presente artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos-conceituais acerca dos estudos sobre riscos e vulnerabilidades e suas contribuições para as pesquisas geográficas. O risco é entendido de uma forma geral como um perigo em potencial que pode ser percebida numa situação na qual se está inserido bem como a percepção dos efeitos. O risco como um todo é uma construção social e alguns tipos de riscos podem ou não ser estudados pela Geografia, e são classificados da seguinte forma: riscos ambientais, riscos tecnológicos, riscos geopolíticos, econômicos, sociais e outros tipos de risco. A construção do conceito de vulnerabilidade integra os aspectos ambientais e sociais na sua forma de análise do espaço geográfico, sendo uma das definições para a vulnerabilidade o grau de exposição a diferentes fatores que podem acarretar efeitos adversos, tais como impactos e riscos, derivados ou não das atividades socioeconômicas. Os estudos de análise de vulnerabilidade permitem a geração de indicadores seguindo alguns elementos como objetivos e funções dos indicadores, critérios de seleção, indicadores em potencial e os dados utilizados para a geração dos indicadores. Em síntese, o risco é uma construção social que representa diretamente as relações da humanidade consigo mesma e com a natureza, caracterizando o risco de uma forma onipresente.EdUECE2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 165 - 1892317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518/5742Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Dyego Freitasde Almeida, Lutiane Queiroz2021-08-25T12:30:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1518RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:16.924GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
title RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
spellingShingle RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
Rocha, Dyego Freitas
Riscos
Vulnerabilidade
Vulnerabilidade Ambiental
Geografia
title_short RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
title_full RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
title_fullStr RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
title_full_unstemmed RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
title_sort RISCOS E VULNERABILIDADES NA GEOGRAFIA: BREVES CONSIDERAÇÕES
author Rocha, Dyego Freitas
author_facet Rocha, Dyego Freitas
de Almeida, Lutiane Queiroz
author_role author
author2 de Almeida, Lutiane Queiroz
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Dyego Freitas
de Almeida, Lutiane Queiroz
dc.subject.por.fl_str_mv Riscos
Vulnerabilidade
Vulnerabilidade Ambiental
Geografia
topic Riscos
Vulnerabilidade
Vulnerabilidade Ambiental
Geografia
description O presente artigo tem como objetivo apresentar os fundamentos teóricos-conceituais acerca dos estudos sobre riscos e vulnerabilidades e suas contribuições para as pesquisas geográficas. O risco é entendido de uma forma geral como um perigo em potencial que pode ser percebida numa situação na qual se está inserido bem como a percepção dos efeitos. O risco como um todo é uma construção social e alguns tipos de riscos podem ou não ser estudados pela Geografia, e são classificados da seguinte forma: riscos ambientais, riscos tecnológicos, riscos geopolíticos, econômicos, sociais e outros tipos de risco. A construção do conceito de vulnerabilidade integra os aspectos ambientais e sociais na sua forma de análise do espaço geográfico, sendo uma das definições para a vulnerabilidade o grau de exposição a diferentes fatores que podem acarretar efeitos adversos, tais como impactos e riscos, derivados ou não das atividades socioeconômicas. Os estudos de análise de vulnerabilidade permitem a geração de indicadores seguindo alguns elementos como objetivos e funções dos indicadores, critérios de seleção, indicadores em potencial e os dados utilizados para a geração dos indicadores. Em síntese, o risco é uma construção social que representa diretamente as relações da humanidade consigo mesma e com a natureza, caracterizando o risco de uma forma onipresente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1518/5742
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 165 - 189
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128987533312