ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Costa, Diógenes Félix da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526
Resumo: O ensino do componente curricular geografia na educação básica ocorre muitas vezes descontextualizado da realidade dos discentes envolvidos no processo, o que pode provocar desinteresse e falta de sentido dos conteúdos programáticos para aprendizagem. Pensando em meios atrativos para os temas propostos no debate escolar, esse trabalho propõe estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, utilizando as experiências vividas no cotidiano do lugar e a contextualização nas escalas nacional e global. Este trabalho teve por objetivo identificar os conteúdos de Geografia que podem ser trabalhados na temática da produção do sal marinho. Foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e atividades de práticas pedagógicas envolvendo estudantes do ensino médio de escolas localizadas em municípios produtores de sal. Os conteúdos de Geografia Física, integrados com os conteúdos de Geografia Humana identificados, podem ser abordados em paralelo e de forma complementar com os conteúdos propostos no livro didático. Dessa forma, espera-se que as atividades descritas possam contribuir para uma aprendizagem significativa no estudo da Geografia.
id UECE-5_af8696899e1ff6f204764e8c993ca02b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/1526
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASILEnsino de GeografiaSaliniculturaRio Grande do NorteO ensino do componente curricular geografia na educação básica ocorre muitas vezes descontextualizado da realidade dos discentes envolvidos no processo, o que pode provocar desinteresse e falta de sentido dos conteúdos programáticos para aprendizagem. Pensando em meios atrativos para os temas propostos no debate escolar, esse trabalho propõe estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, utilizando as experiências vividas no cotidiano do lugar e a contextualização nas escalas nacional e global. Este trabalho teve por objetivo identificar os conteúdos de Geografia que podem ser trabalhados na temática da produção do sal marinho. Foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e atividades de práticas pedagógicas envolvendo estudantes do ensino médio de escolas localizadas em municípios produtores de sal. Os conteúdos de Geografia Física, integrados com os conteúdos de Geografia Humana identificados, podem ser abordados em paralelo e de forma complementar com os conteúdos propostos no livro didático. Dessa forma, espera-se que as atividades descritas possam contribuir para uma aprendizagem significativa no estudo da Geografia.EdUECE2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 238 - 2512317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526/5747Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Araújo, Francisco Clésio Medeiros DantasCosta, Diógenes Félix da Silva2021-08-25T12:30:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/1526RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:16.988767GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
title ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
spellingShingle ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
de Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas
Ensino de Geografia
Salinicultura
Rio Grande do Norte
title_short ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
title_full ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
title_fullStr ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
title_full_unstemmed ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
title_sort ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO CONTEXTO DA SALINICULTURA NO LITORAL SEMIÁRIDO POTIGUAR, BRASIL
author de Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas
author_facet de Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas
Costa, Diógenes Félix da Silva
author_role author
author2 Costa, Diógenes Félix da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Araújo, Francisco Clésio Medeiros Dantas
Costa, Diógenes Félix da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Salinicultura
Rio Grande do Norte
topic Ensino de Geografia
Salinicultura
Rio Grande do Norte
description O ensino do componente curricular geografia na educação básica ocorre muitas vezes descontextualizado da realidade dos discentes envolvidos no processo, o que pode provocar desinteresse e falta de sentido dos conteúdos programáticos para aprendizagem. Pensando em meios atrativos para os temas propostos no debate escolar, esse trabalho propõe estratégias didáticas que podem ser desenvolvidas, utilizando as experiências vividas no cotidiano do lugar e a contextualização nas escalas nacional e global. Este trabalho teve por objetivo identificar os conteúdos de Geografia que podem ser trabalhados na temática da produção do sal marinho. Foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e atividades de práticas pedagógicas envolvendo estudantes do ensino médio de escolas localizadas em municípios produtores de sal. Os conteúdos de Geografia Física, integrados com os conteúdos de Geografia Humana identificados, podem ser abordados em paralelo e de forma complementar com os conteúdos propostos no livro didático. Dessa forma, espera-se que as atividades descritas possam contribuir para uma aprendizagem significativa no estudo da Geografia.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/1526/5747
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 238 - 251
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128989630464