Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista Mendes, Daiara
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503
Resumo: No Brasil, a prática de agricultura urbana em cidades pequenas tem sido frequente enquanto expressão das ruralidades urbanas. Essa atividade carrega consigo inúmeros processos formativos, entretanto, na sua essência, notam-se a presença de praticantes remanescentes do campo, que trouxeram consigo essas práticas tidas como tradicionalmente rurais, desempenhando-as em espaços diversos nas cidades que se tornaram áreas de produção agrícola em pequena escala.  Dessa forma, nota-se que as ruralidades, frequentemente referidas como elementos e práticas características do meio rural, não estão restritas a esse espaço, adentrando as diferentes áreas no perímetro urbano. Este artigo tem o propósito de abordar as práticas de agricultura urbana em cidades pequenas, com ênfase em Martinópolis, localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre as temáticas das ruralidades e da agricultura urbana e na coleta de dados de fontes primárias e secundárias, a partir das pesquisas documental e empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários junto aos responsáveis pelas iniciativas individuais e institucionais de agricultura urbana em Martinópolis.
id UECE-5_bd3bc2fa8a8b7e699336984a71e19d5b
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7503
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SPAgricultura urbanaRuralidadescidades pequenasMartinópolisNo Brasil, a prática de agricultura urbana em cidades pequenas tem sido frequente enquanto expressão das ruralidades urbanas. Essa atividade carrega consigo inúmeros processos formativos, entretanto, na sua essência, notam-se a presença de praticantes remanescentes do campo, que trouxeram consigo essas práticas tidas como tradicionalmente rurais, desempenhando-as em espaços diversos nas cidades que se tornaram áreas de produção agrícola em pequena escala.  Dessa forma, nota-se que as ruralidades, frequentemente referidas como elementos e práticas características do meio rural, não estão restritas a esse espaço, adentrando as diferentes áreas no perímetro urbano. Este artigo tem o propósito de abordar as práticas de agricultura urbana em cidades pequenas, com ênfase em Martinópolis, localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre as temáticas das ruralidades e da agricultura urbana e na coleta de dados de fontes primárias e secundárias, a partir das pesquisas documental e empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários junto aos responsáveis pelas iniciativas individuais e institucionais de agricultura urbana em Martinópolis.EdUECE2021-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503Revista GeoUECE; v. 10 n. 19 (2021); e2021082317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503/6305Copyright (c) 2022 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessBatista Mendes, Daiara2023-01-28T11:15:01Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7503RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-28T11:15:01GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
title Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
spellingShingle Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
Batista Mendes, Daiara
Agricultura urbana
Ruralidades
cidades pequenas
Martinópolis
title_short Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
title_full Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
title_fullStr Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
title_full_unstemmed Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
title_sort Agricultura urbana e ruralidades em cidades pequenas: o caso de Martinópolis - SP
author Batista Mendes, Daiara
author_facet Batista Mendes, Daiara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista Mendes, Daiara
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura urbana
Ruralidades
cidades pequenas
Martinópolis
topic Agricultura urbana
Ruralidades
cidades pequenas
Martinópolis
description No Brasil, a prática de agricultura urbana em cidades pequenas tem sido frequente enquanto expressão das ruralidades urbanas. Essa atividade carrega consigo inúmeros processos formativos, entretanto, na sua essência, notam-se a presença de praticantes remanescentes do campo, que trouxeram consigo essas práticas tidas como tradicionalmente rurais, desempenhando-as em espaços diversos nas cidades que se tornaram áreas de produção agrícola em pequena escala.  Dessa forma, nota-se que as ruralidades, frequentemente referidas como elementos e práticas características do meio rural, não estão restritas a esse espaço, adentrando as diferentes áreas no perímetro urbano. Este artigo tem o propósito de abordar as práticas de agricultura urbana em cidades pequenas, com ênfase em Martinópolis, localizada no extremo oeste do Estado de São Paulo. Para tanto, a metodologia baseou-se em uma revisão bibliográfica sobre as temáticas das ruralidades e da agricultura urbana e na coleta de dados de fontes primárias e secundárias, a partir das pesquisas documental e empírica, com a realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários junto aos responsáveis pelas iniciativas individuais e institucionais de agricultura urbana em Martinópolis.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7503/6305
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 10 n. 19 (2021); e202108
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047128888967168