A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Nascimento Carvalho, Ednea
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968
Resumo: Compreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã.
id UECE-5_d349bd628e5826f37ae85c3633961beb
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6968
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010Ensino SuperiorAmazôniaPolíticas PúblicasDifusão EspacialPráticas SociaisCompreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 210 - 2122317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Carvalho, Ednea 2021-08-30T00:39:24Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6968RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-30T00:39:24GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
title A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
spellingShingle A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
do Nascimento Carvalho, Ednea
Ensino Superior
Amazônia
Políticas Públicas
Difusão Espacial
Práticas Sociais
title_short A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
title_full A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
title_fullStr A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
title_full_unstemmed A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
title_sort A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
author do Nascimento Carvalho, Ednea
author_facet do Nascimento Carvalho, Ednea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Nascimento Carvalho, Ednea
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Amazônia
Políticas Públicas
Difusão Espacial
Práticas Sociais
topic Ensino Superior
Amazônia
Políticas Públicas
Difusão Espacial
Práticas Sociais
description Compreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 210 - 212
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915318956818432