A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | GeoUECE |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968 |
Resumo: | Compreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã. |
id |
UECE-5_d349bd628e5826f37ae85c3633961beb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/6968 |
network_acronym_str |
UECE-5 |
network_name_str |
GeoUECE |
repository_id_str |
|
spelling |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010Ensino SuperiorAmazôniaPolíticas PúblicasDifusão EspacialPráticas SociaisCompreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 210 - 2122317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Nascimento Carvalho, Ednea 2021-08-30T00:39:24Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6968RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-30T00:39:24GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
title |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
spellingShingle |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 do Nascimento Carvalho, Ednea Ensino Superior Amazônia Políticas Públicas Difusão Espacial Práticas Sociais |
title_short |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
title_full |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
title_fullStr |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
title_full_unstemmed |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
title_sort |
A INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NA AMZÔNIA: O CASO DE SANTARÉM NO OESTE DO PARÁ – 1985 A 2010 |
author |
do Nascimento Carvalho, Ednea |
author_facet |
do Nascimento Carvalho, Ednea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
do Nascimento Carvalho, Ednea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Amazônia Políticas Públicas Difusão Espacial Práticas Sociais |
topic |
Ensino Superior Amazônia Políticas Públicas Difusão Espacial Práticas Sociais |
description |
Compreender as mudanças referentes ao ensino superior no contexto brasileiro, especificamente no interior da Amazônia, sobretudo no Oeste Paraense a partir das manifestações das políticas públicas voltadas a educação nesta região, levando-se em consideração as raízes históricas dessas transformações com apontamentos, delineamentos e tendências relevantes e significativas, tendo a frente às políticas de interiorização do ensino superior como agente na dinâmica espacial e como isso se processa no reordenamento dos arranjos espaciais na sociedade amazônica, foi o marco regulatório para a construção deste texto. A interpretação acerca da temática proporcionou um resgate do (re) pensar os desafios tão próprios da educação superior no Brasil e seu processo de interiorização, considerando o significado das mudanças no cotidiano dos municípios e a reorganização do espaço geográfico dos mesmos que não se expressam em fatos isolados, mas nas singularidades endógenas.Diante da problemática que instigou a pesquisa, fez a seguinte indagação: As políticas de interiorização do ensino superior podem ser consideradas um importante agente na dinâmica espacial, com repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais?, delimitando-se como objetivo geral a compreensão das políticas de interiorização do ensino superior enquanto agente na dinâmica espacial e sua repercussão nos arranjos espaciais e nas práticas socioculturais; e especificamente, a caracterização das propostas de interiorização de ensino superior na Amazônia, diagnosticando o papel do Estado na implantação de políticas públicas quanto ao ensino superior para a Amazônia e a repercussão nos arranjos espaciais e nas praticas culturais a partir da interiorização do ensino superior, identificando, ainda, o significado da criação da UFOPA para a regionalização espacial do Oeste do Pará e a sua representatividade quanto ao discurso da importância da educação para a transformação social. Os vários processos em seus diferentes modos, a pesquisa etnográfica proporciona o entendimento para tal proposta de estudo apresentada na construção deste texto. O aporte etnográfico inclina-se a interpretar o microssocial, e para isso, utiliza-se de uma lente de aumento. O recorte temporal de vinte cinco anos, ou seja, corresponde ao período da (re) democratização do Estado brasileiro de direito e da ascensão a governabilidade que trata de políticas voltadas ao contexto social da população brasileira, ou seja,é no cenário político nacional de mudanças significativas abrangendo positivamente a economia e o social. Para a construção deste texto, primeiramente foi necessária a análise e compreensão quanto à evolução econômica e política pela qual passou a sociedade paraense e especificamente a santarena; em um segundo momento, a pesquisa concentrou-se em estudos e análises de documentos junto ao Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, e também, a Secretaria de Educação Superior - SES do Ministério da Educação - MEC, e fontes iconográficas. A tese compõe-se de três capítulos: o primeiro capítulo remete as políticas educacionais desbravando a floresta com uma retrospectiva histórica do ensino superior na Amazônia e no Pará; o segundo capítulo trata da contribuição do ensino superior em Santarém com a criação do campus universitário da UFPA, UEPA e do ensino tecnológico pelo IFPA, e os primeiros ensaios quanto à criação da UFOPA e o papel da mesma para a abordagem espacial e no terceiro capítulo, discute-se a relevância da abordagem geográfica das ações educacionais evidenciando as políticas educacionais de ensino superior e sua influência na dinâmica sócio-espacial; as considerações finais trazem a reflexão de quanto às ações educacionais propagam a difusão e a área de abrangência do discurso da importância da educação para a transformação social e, sobretudo o papel da Geografia na consolidação de uma visão ampla de mundo e da sociedade brasileira para uma formação cidadã. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6968 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 210 - 212 2317-028X reponame:GeoUECE instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
GeoUECE |
collection |
GeoUECE |
repository.name.fl_str_mv |
GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com |
_version_ |
1754915318956818432 |