A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins Figueiredo, Vera Lúcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7052
Resumo: Este trabalho focaliza os roteiros devocionais como objeto de estudo e como problematização à realização de onze eventos entre procissões e romarias noperíodo de quinze dias de festividades e na realização do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Todavia, a quantificação dos roteiros devocionais está relacionada ao fato da dimensão que a festividade atingiu na Região Metropolitana da Grande Belém, espaço geográfico por onde estão estabelecidos os trajetos das procissões e romarias. Conforme o contexto histórico regional, a dominação religiosa no âmbito da Amazônia Brasileira aconteceu de forma inconsequente frente aos nativos e caboclos amazônidas, estabelecendo preceitos e dogmas alheios à cultura local. Porém, a vontade popular prevaleceu e há quase três séculos a festa da padroeira dos paraenses apresenta ao mundo um cenário multicultural, convertendo a identidade regional no período das festividades em simbologias inerentes ao contexto das homenagens. Logo, as procissões e romarias representam estes aspectos da participação popular sem perder o vínculo com a crença religiosa. Cada roteiro devocional tem uma razão de existir, seja pela vontade dos jovens, dos motociclistas, dos ciclistas ou dos ribeirinhos. Contudo, para a comprovação efetiva e muito particular do referido evento foi realizada a pesquisa de campo em forma de entrevista aberta para ouvir o público envolvido nos vários aspectos da festividade e a partir deste trabalho foram estabelecidas as categorias de turistas, visitantes e habitantes da Grande Belém. Adotei ainda a pesquisa bibliográfica específica na perspectiva de entendimento e aprofundamento sobre a grandiosidade deste evento religioso, complementando com a observação in loco de dois roteiros específicos (Romaria Fluvial e Ciclo Romaria) e para a construção de parte dos textos trabalhei com a pesquisa narrativa. 
id UECE-5_dafd3c3ca36158505fb6bc07a85cae63
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/7052
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.Geografia da ReligiãoCírioRoteiros DevocionaisEste trabalho focaliza os roteiros devocionais como objeto de estudo e como problematização à realização de onze eventos entre procissões e romarias noperíodo de quinze dias de festividades e na realização do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Todavia, a quantificação dos roteiros devocionais está relacionada ao fato da dimensão que a festividade atingiu na Região Metropolitana da Grande Belém, espaço geográfico por onde estão estabelecidos os trajetos das procissões e romarias. Conforme o contexto histórico regional, a dominação religiosa no âmbito da Amazônia Brasileira aconteceu de forma inconsequente frente aos nativos e caboclos amazônidas, estabelecendo preceitos e dogmas alheios à cultura local. Porém, a vontade popular prevaleceu e há quase três séculos a festa da padroeira dos paraenses apresenta ao mundo um cenário multicultural, convertendo a identidade regional no período das festividades em simbologias inerentes ao contexto das homenagens. Logo, as procissões e romarias representam estes aspectos da participação popular sem perder o vínculo com a crença religiosa. Cada roteiro devocional tem uma razão de existir, seja pela vontade dos jovens, dos motociclistas, dos ciclistas ou dos ribeirinhos. Contudo, para a comprovação efetiva e muito particular do referido evento foi realizada a pesquisa de campo em forma de entrevista aberta para ouvir o público envolvido nos vários aspectos da festividade e a partir deste trabalho foram estabelecidas as categorias de turistas, visitantes e habitantes da Grande Belém. Adotei ainda a pesquisa bibliográfica específica na perspectiva de entendimento e aprofundamento sobre a grandiosidade deste evento religioso, complementando com a observação in loco de dois roteiros específicos (Romaria Fluvial e Ciclo Romaria) e para a construção de parte dos textos trabalhei com a pesquisa narrativa. EdUECE2021-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7052Revista GeoUECE; v. 2 n. 2 (2013); 178 - 1792317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECECopyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins Figueiredo, Vera Lúcia 2021-08-31T02:00:47Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/7052RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2021-08-31T02:00:47GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
title A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
spellingShingle A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
Martins Figueiredo, Vera Lúcia
Geografia da Religião
Círio
Roteiros Devocionais
title_short A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
title_full A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
title_fullStr A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
title_full_unstemmed A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
title_sort A FÉ QUE CAMINHA SOBRE A TERRA E AS ÁGUAS: OS ROMEIROS DEVOCIONAIS DO CÍRIO DE NAZARÉ E SUAS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS.
author Martins Figueiredo, Vera Lúcia
author_facet Martins Figueiredo, Vera Lúcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins Figueiredo, Vera Lúcia
dc.subject.por.fl_str_mv Geografia da Religião
Círio
Roteiros Devocionais
topic Geografia da Religião
Círio
Roteiros Devocionais
description Este trabalho focaliza os roteiros devocionais como objeto de estudo e como problematização à realização de onze eventos entre procissões e romarias noperíodo de quinze dias de festividades e na realização do Círio em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, em Belém do Pará. Todavia, a quantificação dos roteiros devocionais está relacionada ao fato da dimensão que a festividade atingiu na Região Metropolitana da Grande Belém, espaço geográfico por onde estão estabelecidos os trajetos das procissões e romarias. Conforme o contexto histórico regional, a dominação religiosa no âmbito da Amazônia Brasileira aconteceu de forma inconsequente frente aos nativos e caboclos amazônidas, estabelecendo preceitos e dogmas alheios à cultura local. Porém, a vontade popular prevaleceu e há quase três séculos a festa da padroeira dos paraenses apresenta ao mundo um cenário multicultural, convertendo a identidade regional no período das festividades em simbologias inerentes ao contexto das homenagens. Logo, as procissões e romarias representam estes aspectos da participação popular sem perder o vínculo com a crença religiosa. Cada roteiro devocional tem uma razão de existir, seja pela vontade dos jovens, dos motociclistas, dos ciclistas ou dos ribeirinhos. Contudo, para a comprovação efetiva e muito particular do referido evento foi realizada a pesquisa de campo em forma de entrevista aberta para ouvir o público envolvido nos vários aspectos da festividade e a partir deste trabalho foram estabelecidas as categorias de turistas, visitantes e habitantes da Grande Belém. Adotei ainda a pesquisa bibliográfica específica na perspectiva de entendimento e aprofundamento sobre a grandiosidade deste evento religioso, complementando com a observação in loco de dois roteiros específicos (Romaria Fluvial e Ciclo Romaria) e para a construção de parte dos textos trabalhei com a pesquisa narrativa. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7052
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/7052
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 2 n. 2 (2013); 178 - 179
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1754915319097327616