ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Cruz, Walefe Lopes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: castro, Renata Maria Sousa, Dos Santos, Gabriel Irvine Ferreira Alves, Pereira, Ediléa Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029
Resumo: A região da Ponta D'areia, localiza-se na cidade de São Luís, e possui um grande percentual de área urbanizada, principalmente por possuir ao decorrer das décadas uma grande especulação imobiliária, acarretando assim uma alta densidade populacional no local, além da instalação de edifícios de alto padrão, ocasionando a impermeabilização do solo. O processo de impermeabilização do solo ocasiona o aumento do escoamento superficial das águas pluviais, a ocupação e impermeabilização dessas áreas, ocasionadas pela ocupação de grandes edifícios e aplicação de asfalta sem áreas verdes, é uma das principais causas de alagamento em grandes centros urbanos, esse processo ocorre devido à alta impermeabilização do solo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a impermeabilização na área do bairro península da Ponta D’areia através de ambiente Sistema de Informação Geográficas-SIG, demostrando a correlação temporal da ocupação urbana da península no decorrer dos anos através de imagens dos anos (1967, 1988 e 2014) correlacionando com a classificação  do uso do solo através da  categorização (solo permeável e solo impermeável), possibilitando assim uma análise mais coesa das  consequências na impermeabilização do solo. Dentre os resultados obtidos destacam-se no ano de 1967 que o solo possuía uma permeabilidade de 98,7 %, enquanto no ano de 1988 essa porcentagem caiu para 70,62%, e posteriormente no ano de 2014 passou para menos da metade possuindo um percentual de 43,17. Demostrando que a impermeabilização do solo se faz muito presente na área de estudo.
id UECE-5_dc6674728221121c63b833b33a63f5b0
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/2029
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MAEscoamento superficialImpermeabilização do soloCentros urbanosA região da Ponta D'areia, localiza-se na cidade de São Luís, e possui um grande percentual de área urbanizada, principalmente por possuir ao decorrer das décadas uma grande especulação imobiliária, acarretando assim uma alta densidade populacional no local, além da instalação de edifícios de alto padrão, ocasionando a impermeabilização do solo. O processo de impermeabilização do solo ocasiona o aumento do escoamento superficial das águas pluviais, a ocupação e impermeabilização dessas áreas, ocasionadas pela ocupação de grandes edifícios e aplicação de asfalta sem áreas verdes, é uma das principais causas de alagamento em grandes centros urbanos, esse processo ocorre devido à alta impermeabilização do solo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a impermeabilização na área do bairro península da Ponta D’areia através de ambiente Sistema de Informação Geográficas-SIG, demostrando a correlação temporal da ocupação urbana da península no decorrer dos anos através de imagens dos anos (1967, 1988 e 2014) correlacionando com a classificação  do uso do solo através da  categorização (solo permeável e solo impermeável), possibilitando assim uma análise mais coesa das  consequências na impermeabilização do solo. Dentre os resultados obtidos destacam-se no ano de 1967 que o solo possuía uma permeabilidade de 98,7 %, enquanto no ano de 1988 essa porcentagem caiu para 70,62%, e posteriormente no ano de 2014 passou para menos da metade possuindo um percentual de 43,17. Demostrando que a impermeabilização do solo se faz muito presente na área de estudo.EdUECE2020-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 388 - 4002317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029/5765Copyright (c) 2020 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Cruz, Walefe Lopescastro, Renata Maria SousaDos Santos, Gabriel Irvine Ferreira AlvesPereira, Ediléa Dutra2021-08-25T12:30:58Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/2029RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:17.603113GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
title ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
spellingShingle ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
da Cruz, Walefe Lopes
Escoamento superficial
Impermeabilização do solo
Centros urbanos
title_short ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
title_full ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
title_fullStr ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
title_full_unstemmed ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
title_sort ANÁLISE DA IMPERMEABILIZAÇÃO DO SOLO NA ÁREA DA PENÍNSULA D’ PONTA DA AREIA- SÃO LUÍS/MA
author da Cruz, Walefe Lopes
author_facet da Cruz, Walefe Lopes
castro, Renata Maria Sousa
Dos Santos, Gabriel Irvine Ferreira Alves
Pereira, Ediléa Dutra
author_role author
author2 castro, Renata Maria Sousa
Dos Santos, Gabriel Irvine Ferreira Alves
Pereira, Ediléa Dutra
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Cruz, Walefe Lopes
castro, Renata Maria Sousa
Dos Santos, Gabriel Irvine Ferreira Alves
Pereira, Ediléa Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv Escoamento superficial
Impermeabilização do solo
Centros urbanos
topic Escoamento superficial
Impermeabilização do solo
Centros urbanos
description A região da Ponta D'areia, localiza-se na cidade de São Luís, e possui um grande percentual de área urbanizada, principalmente por possuir ao decorrer das décadas uma grande especulação imobiliária, acarretando assim uma alta densidade populacional no local, além da instalação de edifícios de alto padrão, ocasionando a impermeabilização do solo. O processo de impermeabilização do solo ocasiona o aumento do escoamento superficial das águas pluviais, a ocupação e impermeabilização dessas áreas, ocasionadas pela ocupação de grandes edifícios e aplicação de asfalta sem áreas verdes, é uma das principais causas de alagamento em grandes centros urbanos, esse processo ocorre devido à alta impermeabilização do solo. O presente trabalho teve como objetivo analisar a impermeabilização na área do bairro península da Ponta D’areia através de ambiente Sistema de Informação Geográficas-SIG, demostrando a correlação temporal da ocupação urbana da península no decorrer dos anos através de imagens dos anos (1967, 1988 e 2014) correlacionando com a classificação  do uso do solo através da  categorização (solo permeável e solo impermeável), possibilitando assim uma análise mais coesa das  consequências na impermeabilização do solo. Dentre os resultados obtidos destacam-se no ano de 1967 que o solo possuía uma permeabilidade de 98,7 %, enquanto no ano de 1988 essa porcentagem caiu para 70,62%, e posteriormente no ano de 2014 passou para menos da metade possuindo um percentual de 43,17. Demostrando que a impermeabilização do solo se faz muito presente na área de estudo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/2029/5765
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 8 n. 14 (2019); 388 - 400
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047129006407680