O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: De Souza Cavalcanti, Lana
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Alves Silva, Silvana, De Souza, Vanilton Camilo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GeoUECE
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958
Resumo: O presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.
id UECE-5_f143114cb84265555b9715836ff58ad3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/6958
network_acronym_str UECE-5
network_name_str GeoUECE
repository_id_str
spelling O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIAEnsino de GeografiaPlano DiretorFormação CidadãO presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.EdUECE2021-08-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 09 - 262317-028Xreponame:GeoUECEinstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958/5854Copyright (c) 2021 Revista GeoUECEinfo:eu-repo/semantics/openAccessDe Souza Cavalcanti, Lana Alves Silva, Silvana De Souza, Vanilton Camilo 2021-08-30T00:00:05Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/6958RevistaPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/oaidenise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com2317-028X2317-028Xopendoar:2023-01-13T10:35:27.958533GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
title O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
spellingShingle O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
De Souza Cavalcanti, Lana
Ensino de Geografia
Plano Diretor
Formação Cidadã
title_short O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
title_full O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
title_fullStr O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
title_full_unstemmed O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
title_sort O PLANO DIRETOR COMO RECURSO DIDÁTICO PARA ENSINAR SOBRE A CIDADE E A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA
author De Souza Cavalcanti, Lana
author_facet De Souza Cavalcanti, Lana
Alves Silva, Silvana
De Souza, Vanilton Camilo
author_role author
author2 Alves Silva, Silvana
De Souza, Vanilton Camilo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv De Souza Cavalcanti, Lana
Alves Silva, Silvana
De Souza, Vanilton Camilo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Plano Diretor
Formação Cidadã
topic Ensino de Geografia
Plano Diretor
Formação Cidadã
description O presente artigo tem por objetivo fazer uma descrição-reflexão de um plano de ação realizado em escola da Região Metropolitana de Goiânia (RMG) para compreendermos o potencial do Plano Diretor, documento de gestão urbana, para o ensino de Geografia na formação cidadã dos alunos. O plano tem por base uma metodologia de ensino de ação participativa e significativa por parte do aluno. O intuito é fazer com que esse ensino sobre a cidade auxilie no processo de formação para a cidadania e no processo de construção de conceitos. A coleta de dados se desenvolveu em quatro aulas de Geografia em uma turma do sexto ano de uma escola pública do ensino fundamental. A observação e as atividades dos alunos foram os instrumentos básicos da coleta de dados e o Plano Diretor foi o principal recurso didático utilizado nas aulas. Os dados apontaram que o uso desse instrumento de gestão urbana na sala de aula potencializa o ensino sobre a cidade e a formação para a cidadania.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958
url https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/GeoUECE/article/view/6958/5854
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista GeoUECE
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Revista GeoUECE; v. 3 n. 5 (2014); 09 - 26
2317-028X
reponame:GeoUECE
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str GeoUECE
collection GeoUECE
repository.name.fl_str_mv GeoUECE - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv denise.bomtempo@uece.br || eduardo.lgco@gmail.com
_version_ 1797047130282524672