Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, JONES BARONI FERREIRA DE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: FÉLIX, FRANCISCO VIANA, PAIXÃO, GERMANA COSTA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916
Resumo: O desenvolvimento de uma horta agroecológica sustentável propicia no ambiente escolar, um espaço de laboratório vivo para desenvolver os conhecimentos biológicos, assim, o presente trabalho objetiva analisar a percepção dos professores em três escolas de educação básica do município de Capistrano/CE acerca do uso da horta como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e abordagem qualitativa, contando com a participação de 34 professores de três escolas da rede pública de ensino de Capistrano/CE que responderam um questionário online produzido no Google Formulários e enviado aos professores por meio do e-mail e das redes sociais. Foi possível observar que os docentes compreendem a importância da implantação, da horta agroecológica escolar dentro do ambiente escolar, considerando a temática e o avanço dos estudos sobre ciências biológicas, destacando possibilidades para preservação do meio ambiente,  o fortalecimento da alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.
id UECE-9_a572ae823290d869a136852486563502
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/4916
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didáticoAgroecologiaPreservação ambientalAlimentação saudávelO desenvolvimento de uma horta agroecológica sustentável propicia no ambiente escolar, um espaço de laboratório vivo para desenvolver os conhecimentos biológicos, assim, o presente trabalho objetiva analisar a percepção dos professores em três escolas de educação básica do município de Capistrano/CE acerca do uso da horta como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e abordagem qualitativa, contando com a participação de 34 professores de três escolas da rede pública de ensino de Capistrano/CE que responderam um questionário online produzido no Google Formulários e enviado aos professores por meio do e-mail e das redes sociais. Foi possível observar que os docentes compreendem a importância da implantação, da horta agroecológica escolar dentro do ambiente escolar, considerando a temática e o avanço dos estudos sobre ciências biológicas, destacando possibilidades para preservação do meio ambiente,  o fortalecimento da alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.EdUECE2021-03-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 162763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916/3980Copyright (c) 2021 JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCO VIANA FÉLIX, GERMANA COSTA PAIXÃOhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMENEZES, JONES BARONI FERREIRA DEFÉLIX, FRANCISCO VIANAPAIXÃO, GERMANA COSTA2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/4916Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
title Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
spellingShingle Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
MENEZES, JONES BARONI FERREIRA DE
Agroecologia
Preservação ambiental
Alimentação saudável
title_short Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
title_full Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
title_fullStr Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
title_full_unstemmed Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
title_sort Percepção docente sobre a horta agroecológica como recurso didático
author MENEZES, JONES BARONI FERREIRA DE
author_facet MENEZES, JONES BARONI FERREIRA DE
FÉLIX, FRANCISCO VIANA
PAIXÃO, GERMANA COSTA
author_role author
author2 FÉLIX, FRANCISCO VIANA
PAIXÃO, GERMANA COSTA
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MENEZES, JONES BARONI FERREIRA DE
FÉLIX, FRANCISCO VIANA
PAIXÃO, GERMANA COSTA
dc.subject.por.fl_str_mv Agroecologia
Preservação ambiental
Alimentação saudável
topic Agroecologia
Preservação ambiental
Alimentação saudável
description O desenvolvimento de uma horta agroecológica sustentável propicia no ambiente escolar, um espaço de laboratório vivo para desenvolver os conhecimentos biológicos, assim, o presente trabalho objetiva analisar a percepção dos professores em três escolas de educação básica do município de Capistrano/CE acerca do uso da horta como recurso didático. Trata-se de uma pesquisa descritiva e explicativa e abordagem qualitativa, contando com a participação de 34 professores de três escolas da rede pública de ensino de Capistrano/CE que responderam um questionário online produzido no Google Formulários e enviado aos professores por meio do e-mail e das redes sociais. Foi possível observar que os docentes compreendem a importância da implantação, da horta agroecológica escolar dentro do ambiente escolar, considerando a temática e o avanço dos estudos sobre ciências biológicas, destacando possibilidades para preservação do meio ambiente,  o fortalecimento da alimentação saudável e uma melhor qualidade de vida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-03-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/4916/3980
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCO VIANA FÉLIX, GERMANA COSTA PAIXÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 JONES BARONI FERREIRA DE MENEZES, FRANCISCO VIANA FÉLIX, GERMANA COSTA PAIXÃO
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 1 (2021): CONEXÃO COMCIÊNCIA; 1 - 16
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623695904768