Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443 |
Resumo: | Neste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo. Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão. |
id |
UECE-9_a6b54a9323127e0b255d33e6ee60c1de |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/8443 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngueEnsinoPesquisaExtensãoTeachingResearchExtensionNeste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo. Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão.EdUECE2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443/7267Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favorohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Pedro HenriquePuh, Milan Favoro, Laís Vitória 2023-05-04T13:32:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8443Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:46Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
title |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
spellingShingle |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue Freire, Pedro Henrique Ensino Pesquisa Extensão Teaching Research Extension |
title_short |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
title_full |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
title_fullStr |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
title_full_unstemmed |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
title_sort |
Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue |
author |
Freire, Pedro Henrique |
author_facet |
Freire, Pedro Henrique Puh, Milan Favoro, Laís Vitória |
author_role |
author |
author2 |
Puh, Milan Favoro, Laís Vitória |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freire, Pedro Henrique Puh, Milan Favoro, Laís Vitória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pesquisa Extensão Teaching Research Extension |
topic |
Ensino Pesquisa Extensão Teaching Research Extension |
description |
Neste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo. Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443/7267 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favoro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favoro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022) 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388624030400512 |