Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freire, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Puh, Milan, Favoro, Laís Vitória
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443
Resumo: Neste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo.  Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão.
id UECE-9_a6b54a9323127e0b255d33e6ee60c1de
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/8443
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngueEnsinoPesquisaExtensãoTeachingResearchExtensionNeste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo.  Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão.EdUECE2022-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443/7267Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favorohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFreire, Pedro HenriquePuh, Milan Favoro, Laís Vitória 2023-05-04T13:32:46Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/8443Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:46Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
title Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
spellingShingle Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
Freire, Pedro Henrique
Ensino
Pesquisa
Extensão
Teaching
Research
Extension
title_short Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
title_full Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
title_fullStr Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
title_full_unstemmed Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
title_sort Como organizar um curso de línguas: mapeamento linguístico, propostas formativas e ensino pluri/translíngue
author Freire, Pedro Henrique
author_facet Freire, Pedro Henrique
Puh, Milan
Favoro, Laís Vitória
author_role author
author2 Puh, Milan
Favoro, Laís Vitória
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freire, Pedro Henrique
Puh, Milan
Favoro, Laís Vitória
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Pesquisa
Extensão
Teaching
Research
Extension
topic Ensino
Pesquisa
Extensão
Teaching
Research
Extension
description Neste relato de experiência pretende-se demonstrar o processo de organização de um curso de línguas, realizado na Universidade de São Paulo em 2021, com a presença de seis línguas que ainda são pouco divulgadas no Brasil, especialmente no espaço acadêmico. Objetivamos aqui mostrar uma proposta formativa que se fundamenta no ensino pluri e translíngue, tal como propõem Cavalcanti, 2013 e Würzius (2017), precedida por um mapeamento linguístico (FAVARO, FREIRE e PUH, 2020) para se traçar o perfil da instituição em que o curso será realizado. A inserção da proposta numa concepção de ensino dupla deve-se ao fato de que não privilegia uma língua, mas uma variedade delas que são marcadas por diferentes funções históricas, sociais e culturais que foram colocadas em contato e, ao mesmo tempo, o resultado final transcendeu o conhecimento da/na língua unilateral, contribuindo para com o desenvolvimento da consciência e sensibilização linguística mais ampla e concreta. Trata-se, portanto, de apresentar uma possibilidade de elaboração de cursos que sejam atentos às características dos espaços onde serão oferecidos e que tenham uma proposta educativa de formar um público que esteja mais consciente e sensível à diversidade linguística brasileira e do mundo.  Palavras-chaves: Ensino; Pesquisa; Extensão.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8443/7267
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favoro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Pedro Henrique Freire, Milan Puh, Laís Vitória Favoro
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 2 n. 3 (2022): Conexão ComCiências (2022)
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388624030400512