A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Conexão Comciência |
Texto Completo: | https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157 |
Resumo: | Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional. |
id |
UECE-9_db538c24c00aaa5e8c7c98c812180634 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.uece.br:article/5157 |
network_acronym_str |
UECE-9 |
network_name_str |
Revista Conexão Comciência |
repository_id_str |
|
spelling |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadroDesmotivação; desvalorização; gestão democráticaOs professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.EdUECE2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionA desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadroapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157/4183Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos Miron Ferreira, Adriana AparecidaLEONIR DA SILVA, APARECIDA2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5157Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
title |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
spellingShingle |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida Desmotivação; desvalorização; gestão democrática |
title_short |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
title_full |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
title_fullStr |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
title_full_unstemmed |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
title_sort |
A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
author |
Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida |
author_facet |
Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida LEONIR DA SILVA, APARECIDA |
author_role |
author |
author2 |
LEONIR DA SILVA, APARECIDA |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida LEONIR DA SILVA, APARECIDA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desmotivação; desvalorização; gestão democrática |
topic |
Desmotivação; desvalorização; gestão democrática |
description |
Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion A desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157 |
url |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157/4183 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVA https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
publisher.none.fl_str_mv |
EdUECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021. 2763-5848 reponame:Revista Conexão Comciência instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE) instacron:UECE |
instname_str |
Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
instacron_str |
UECE |
institution |
UECE |
reponame_str |
Revista Conexão Comciência |
collection |
Revista Conexão Comciência |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexao.comciencia@uece.br |
_version_ |
1803388623705341952 |