A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: LEONIR DA SILVA, APARECIDA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157
Resumo: Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.
id UECE-9_db538c24c00aaa5e8c7c98c812180634
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5157
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadroDesmotivação; desvalorização; gestão democráticaOs professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.EdUECE2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionA desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadroapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157/4183Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVAhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRamos Miron Ferreira, Adriana AparecidaLEONIR DA SILVA, APARECIDA2023-05-04T13:32:31Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5157Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:31Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
title A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
spellingShingle A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida
Desmotivação; desvalorização; gestão democrática
title_short A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
title_full A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
title_fullStr A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
title_full_unstemmed A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
title_sort A Desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
author Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida
author_facet Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida
LEONIR DA SILVA, APARECIDA
author_role author
author2 LEONIR DA SILVA, APARECIDA
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos Miron Ferreira, Adriana Aparecida
LEONIR DA SILVA, APARECIDA
dc.subject.por.fl_str_mv Desmotivação; desvalorização; gestão democrática
topic Desmotivação; desvalorização; gestão democrática
description Os professores em modo geral se sentem desmotivados, tendo por principal motivo a desvalorização em todos os âmbitos da sociedade. Diante do exposto, objetivou-se investigar qual a contribuição do gestor escolar para a reversão deste quadro, tendo como referência as respostas de uma parcela de docentes atuantes do segmento. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário aplicado para 18 professores da Educação Básica. Concluiu-se que o gestor tem um papel fundamental para o sucesso desta ação, ele deve ser o articulador da implementação e manutenção da Gestão Democrática, que traz para dentro da Unidade Escolar movimento de conscientização sobre a importância da educação e dos profissionais envolvidos neste processo e qualifica os docentes dentro do seu ambiente de trabalho, buscando valorizar suas práticas e qualifica-las, trazendo para todos, o sentimento de pertencimento e responsabilidade em todo o processo educacional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
A desvalorização do professor e quais ações dos gestores podem contribuir na reversão desse quadro
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5157/4183
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Adriana Aparecida Ramos Miron Ferreira, APARECIDA LEONIR DA SILVA
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623705341952