Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kauã, Marlon
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: dos Reis Pereira, Raimundo Miguel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Conexão Comciência
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225
Resumo: Considerando as mudanças climáticas no mundo, o biodiesel, enquanto biocombustível visto como fonte de energia renovável, tem sido apontado como um dos principais mecanismos para a preservação do meio ambiente e redução dos gases poluentes. No entanto, essa é uma visão macroscópica dos problemas ambientais. Para a produção do biodiesel, é necessário o cultivo de oleaginosas, dentre os quais destaca-se o dendê, que é a mais produtiva do mundo. Com efeito, o presente ensaio busca analisar os impactos ambientais ocasionadas pelos agrotóxicos nas comunidades paraenses sob influência da dendeicultura. Metodologicamente, fizemos um estudo bibliográfico. As conclusões que chegamos foram de que embora, em um prisma macroscópio, o dendê seja fonte de matéria-vegetal para o biocombustível, em um olhar microscópio, ele é fonte de produção de riscos e contradições para as comunidades tradicionais.  
id UECE-9_e795d8879264cbf323da7de822a6b8b3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5225
network_acronym_str UECE-9
network_name_str Revista Conexão Comciência
repository_id_str
spelling Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.Meio ambiente; Sociedade; Biocombustível; Dendeicultura.Considerando as mudanças climáticas no mundo, o biodiesel, enquanto biocombustível visto como fonte de energia renovável, tem sido apontado como um dos principais mecanismos para a preservação do meio ambiente e redução dos gases poluentes. No entanto, essa é uma visão macroscópica dos problemas ambientais. Para a produção do biodiesel, é necessário o cultivo de oleaginosas, dentre os quais destaca-se o dendê, que é a mais produtiva do mundo. Com efeito, o presente ensaio busca analisar os impactos ambientais ocasionadas pelos agrotóxicos nas comunidades paraenses sob influência da dendeicultura. Metodologicamente, fizemos um estudo bibliográfico. As conclusões que chegamos foram de que embora, em um prisma macroscópio, o dendê seja fonte de matéria-vegetal para o biocombustível, em um olhar microscópio, ele é fonte de produção de riscos e contradições para as comunidades tradicionais.  EdUECE2021-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.2763-5848reponame:Revista Conexão Comciênciainstname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225/4094Copyright (c) 2021 Marlon Kauã, Raimundo Miguel dos Reis Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKauã, Marlondos Reis Pereira, Raimundo Miguel2023-05-04T13:32:32Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5225Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/PUBhttps://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/oaiconexao.comciencia@uece.br2763-58482763-5848opendoar:2023-05-04T13:32:32Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)false
dc.title.none.fl_str_mv Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
title Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
spellingShingle Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
Kauã, Marlon
Meio ambiente; Sociedade; Biocombustível; Dendeicultura.
title_short Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
title_full Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
title_fullStr Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
title_full_unstemmed Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
title_sort Meio ambiente e sociedade: críticas e apontamentos sobre a dendeicultura e o biodiesel na Amazônia paraense.
author Kauã, Marlon
author_facet Kauã, Marlon
dos Reis Pereira, Raimundo Miguel
author_role author
author2 dos Reis Pereira, Raimundo Miguel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kauã, Marlon
dos Reis Pereira, Raimundo Miguel
dc.subject.por.fl_str_mv Meio ambiente; Sociedade; Biocombustível; Dendeicultura.
topic Meio ambiente; Sociedade; Biocombustível; Dendeicultura.
description Considerando as mudanças climáticas no mundo, o biodiesel, enquanto biocombustível visto como fonte de energia renovável, tem sido apontado como um dos principais mecanismos para a preservação do meio ambiente e redução dos gases poluentes. No entanto, essa é uma visão macroscópica dos problemas ambientais. Para a produção do biodiesel, é necessário o cultivo de oleaginosas, dentre os quais destaca-se o dendê, que é a mais produtiva do mundo. Com efeito, o presente ensaio busca analisar os impactos ambientais ocasionadas pelos agrotóxicos nas comunidades paraenses sob influência da dendeicultura. Metodologicamente, fizemos um estudo bibliográfico. As conclusões que chegamos foram de que embora, em um prisma macroscópio, o dendê seja fonte de matéria-vegetal para o biocombustível, em um olhar microscópio, ele é fonte de produção de riscos e contradições para as comunidades tradicionais.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225
url https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/5225/4094
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Marlon Kauã, Raimundo Miguel dos Reis Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Marlon Kauã, Raimundo Miguel dos Reis Pereira
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Conexão ComCiência; v. 1 n. 3 (2021): RevCCC, v.1, n.3, 2021.
2763-5848
reponame:Revista Conexão Comciência
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Revista Conexão Comciência
collection Revista Conexão Comciência
repository.name.fl_str_mv Revista Conexão Comciência - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv conexao.comciencia@uece.br
_version_ 1803388623710584832