(Ence)nação teatral: A representação do feminino em The Countess Cathleen, de William Yeats
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Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1618 |
Resumo: | Este artigo examina as figurações do feminino em The Countess Cathleen, primeira peça que o escritor William Yeats escreveu para o Irish Literary Theatre, veio teatral do nacionalismo cultural irlandês. A peça foi produzida em um projeto de nação que, a fim de provar a virilidade dos homens nativos, subestimada pelo imperialismo britânico, instaurou um código de hipermasculinidade que demandava, em complemento, um código de hiperfeminilidade análogo. Atento às especificidades desse contexto de produção, o trabalho focaliza a construção da protagonista, a Condessa Cathleen, com ênfase na dicotomia entre erotismo e sacrifício. A análise permite considerar que Yeats se valeu de elementos da hagiografia como forma de heroificar a personagem como emblema da resignação feminina e, sobretudo, como modo de salientar a incompatibilidade entre o ethos sacrificial e o amor romântico. |
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(Ence)nação teatral: A representação do feminino em The Countess Cathleen, de William YeatsEste artigo examina as figurações do feminino em The Countess Cathleen, primeira peça que o escritor William Yeats escreveu para o Irish Literary Theatre, veio teatral do nacionalismo cultural irlandês. A peça foi produzida em um projeto de nação que, a fim de provar a virilidade dos homens nativos, subestimada pelo imperialismo britânico, instaurou um código de hipermasculinidade que demandava, em complemento, um código de hiperfeminilidade análogo. Atento às especificidades desse contexto de produção, o trabalho focaliza a construção da protagonista, a Condessa Cathleen, com ênfase na dicotomia entre erotismo e sacrifício. A análise permite considerar que Yeats se valeu de elementos da hagiografia como forma de heroificar a personagem como emblema da resignação feminina e, sobretudo, como modo de salientar a incompatibilidade entre o ethos sacrificial e o amor romântico. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/161810.13102/cl.v18i1.1618A Cor das Letras; v. 18 n. 1 (2017): Estudos Literários; 97-1062594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1618/1238Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Raimundo Expedito dos SantosLaGuardia, Adelaine2018-02-19T02:54:52Zoai:ojs3.uefs.br:article/1618Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:54:52A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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