Retextualização, correção textual e trabalho docente: alguns apontamentos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4825 |
Resumo: | Neste artigo, objetiva-se discutir processos de retextualização, correção textual e trabalho docente envolvendo a produção escrita na escola. A abordagem do objeto de investigação parte de uma perspectiva de análise interpretativista, sendo a pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada nos estudos dos gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2006), com ênfase na retextualização (DELL’ISOLA, 2007; MARCUSCHI, 2007; SILVA; ANDRADE; MOREIRA, 2015), nas tipologias de correção e no trabalho docente envolvendo a produção textual (SERAFINI, 1995; FIAD, 2009; GONÇALVES, 2009; RUIZ, 2010; GASPAROTTO; MENEGASSI, 2013). Com base nos resultados da pesquisa, pode-se afirmar que a retextualização é um processo que faz parte do cotidiano envolvendo a comunicação (oral ou escrita) em diferentes esferas sociais, em especial, a produção textual em sala de aula. Ademais, as intervenções docentes durante o processo de produção escrita devem ser articuladas com a reescrita de textos do gênero alvo da produção e esta deve assumir lugar de destaque nesse processo, favorecendo a interlocução, a reflexão coletiva, a aprendizagem dos parceiros em sala de aula e a ampliação da capacidade comunicativa dos aprendizes em processo de formação. |
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Retextualização, correção textual e trabalho docente: alguns apontamentosNeste artigo, objetiva-se discutir processos de retextualização, correção textual e trabalho docente envolvendo a produção escrita na escola. A abordagem do objeto de investigação parte de uma perspectiva de análise interpretativista, sendo a pesquisa de natureza bibliográfica, fundamentada nos estudos dos gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana (BAKHTIN, 2006), com ênfase na retextualização (DELL’ISOLA, 2007; MARCUSCHI, 2007; SILVA; ANDRADE; MOREIRA, 2015), nas tipologias de correção e no trabalho docente envolvendo a produção textual (SERAFINI, 1995; FIAD, 2009; GONÇALVES, 2009; RUIZ, 2010; GASPAROTTO; MENEGASSI, 2013). Com base nos resultados da pesquisa, pode-se afirmar que a retextualização é um processo que faz parte do cotidiano envolvendo a comunicação (oral ou escrita) em diferentes esferas sociais, em especial, a produção textual em sala de aula. Ademais, as intervenções docentes durante o processo de produção escrita devem ser articuladas com a reescrita de textos do gênero alvo da produção e esta deve assumir lugar de destaque nesse processo, favorecendo a interlocução, a reflexão coletiva, a aprendizagem dos parceiros em sala de aula e a ampliação da capacidade comunicativa dos aprendizes em processo de formação.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/482510.13102/cl.v20i2.4825A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 242-2532594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4825/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Cícero da2020-02-06T19:00:24Zoai:ojs3.uefs.br:article/4825Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2020-02-06T19:00:24A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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