AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1479 |
Resumo: | No contexto atual, o da contemporaneidade, é indiscutível o lugar que a imagem ocupa no mundo, uma vez que ela está presente em todas as atividades que desenvolvemos, quer fora quer dentro dos espaços escolares. Este estudo traz uma breve análise das imagens publicitárias utilizadas pelos autores Valquíria Pires e Beluce Belucci, no módulo 5 do livro didático de Ge- ografia do Projeto Radix, do 8º ano do Ensino Fundamental II, da editora Scipione, tendo como objetivo principal compreender como as imagens publicitárias são colocadas neste importante recurso didático. Ao mesmo tempo, julgamos oportuno e instigante investigar como o consumo e o consumismo são retratados através das mensagens trazidas pela publicidade e propagan- da no referido livro didático. |
id |
UEFS-1_24fd4f3e7e7bc80b2bc183331541cccd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1479 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIXNo contexto atual, o da contemporaneidade, é indiscutível o lugar que a imagem ocupa no mundo, uma vez que ela está presente em todas as atividades que desenvolvemos, quer fora quer dentro dos espaços escolares. Este estudo traz uma breve análise das imagens publicitárias utilizadas pelos autores Valquíria Pires e Beluce Belucci, no módulo 5 do livro didático de Ge- ografia do Projeto Radix, do 8º ano do Ensino Fundamental II, da editora Scipione, tendo como objetivo principal compreender como as imagens publicitárias são colocadas neste importante recurso didático. Ao mesmo tempo, julgamos oportuno e instigante investigar como o consumo e o consumismo são retratados através das mensagens trazidas pela publicidade e propagan- da no referido livro didático.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/147910.13102/cl.v13i1.1479A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 139-1562594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1479/pdfCopyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, Valéria Nancí de Macêdode Oliveira, Simone Santos2018-02-19T02:52:10Zoai:ojs3.uefs.br:article/1479Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:52:10A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
title |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
spellingShingle |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX Santana, Valéria Nancí de Macêdo |
title_short |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
title_full |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
title_fullStr |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
title_full_unstemmed |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
title_sort |
AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS NO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA: UMA LEITURA VISUAL A PARTIR DO MÓDULO 5 DO 8º ANO DO PROJETO RADIX |
author |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo |
author_facet |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo de Oliveira, Simone Santos |
author_role |
author |
author2 |
de Oliveira, Simone Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, Valéria Nancí de Macêdo de Oliveira, Simone Santos |
description |
No contexto atual, o da contemporaneidade, é indiscutível o lugar que a imagem ocupa no mundo, uma vez que ela está presente em todas as atividades que desenvolvemos, quer fora quer dentro dos espaços escolares. Este estudo traz uma breve análise das imagens publicitárias utilizadas pelos autores Valquíria Pires e Beluce Belucci, no módulo 5 do livro didático de Ge- ografia do Projeto Radix, do 8º ano do Ensino Fundamental II, da editora Scipione, tendo como objetivo principal compreender como as imagens publicitárias são colocadas neste importante recurso didático. Ao mesmo tempo, julgamos oportuno e instigante investigar como o consumo e o consumismo são retratados através das mensagens trazidas pela publicidade e propagan- da no referido livro didático. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1479 10.13102/cl.v13i1.1479 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1479 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v13i1.1479 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1479/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 13 n. 1 (2012): Desenho e educação: cultura visual e cidade; 139-156 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321159727480832 |