Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656 |
Resumo: | Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso. |
id |
UEFS-1_383d64e8c795193eca231b8a02830aed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1656 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do PnaicEste artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/165610.13102/cl.v18i3.1656A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 67-842594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Rodrigues BarbosaPinho, Maria José de2018-03-16T05:24:09Zoai:ojs3.uefs.br:article/1656Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:09A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
title |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
spellingShingle |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa |
title_short |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
title_full |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
title_fullStr |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
title_full_unstemmed |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
title_sort |
Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic |
author |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa |
author_facet |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa Pinho, Maria José de |
author_role |
author |
author2 |
Pinho, Maria José de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa Pinho, Maria José de |
description |
Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656 10.13102/cl.v18i3.1656 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v18i3.1656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 67-84 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321160177319936 |