Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pinho, Maria José de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656
Resumo: Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.
id UEFS-1_383d64e8c795193eca231b8a02830aed
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1656
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do PnaicEste artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/165610.13102/cl.v18i3.1656A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 67-842594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Elza Rodrigues BarbosaPinho, Maria José de2018-03-16T05:24:09Zoai:ojs3.uefs.br:article/1656Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-03-16T05:24:09A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
title Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
spellingShingle Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
title_short Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
title_full Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
title_fullStr Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
title_full_unstemmed Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
title_sort Literatura na Hora Certa, um pacto para o letramento literário? Uma análise da proposta de formação do Pnaic
author Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
author_facet Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Pinho, Maria José de
author_role author
author2 Pinho, Maria José de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Elza Rodrigues Barbosa
Pinho, Maria José de
description Este artigo discute e analisa discursivamente a ação de formação do professor alfabetizador, trazida pelo PNLD/PNAIC na edição 2015, através do Guia de Literatura na Hora Certa. Optou-se pela semiótica greimasiana como abordagem de análise dos discursos presentes nos guias sobre o processo de escolarização da leitura literária, com o objetivo de verificar se as concepções ideológicas que perpassam os discursos da referida ação de formação entram em conjunção com o que nos propõe os estudos do letramento literário e quais imagens de escolarização literária projetam em seu discurso. Evidenciou-se, pela análise empreendida, que no percurso temático da literatura na alfabetização, marcar as séries iniciais como a hora certa da literatura foi o fio condutor da proposta-guia, reiterada nas diversas vozes que compuseram esse discurso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656
10.13102/cl.v18i3.1656
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18i3.1656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1656/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 n. 3 (2017): Ensino de Língua e Literatura; 67-84
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160177319936