A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404 |
Resumo: | Este artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I. |
id |
UEFS-1_3861985fcfe4e98602a9f10a5c1e8d77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/1404 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transculturalEste artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/140410.13102/cl.v16i1.1404A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 7-222594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404/pdfCopyright (c) 2017 A Cor das Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrun, Éric Charles2018-02-19T02:51:15Zoai:ojs3.uefs.br:article/1404Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:51:15A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
title |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
spellingShingle |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural Brun, Éric Charles |
title_short |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
title_full |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
title_fullStr |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
title_full_unstemmed |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
title_sort |
A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural |
author |
Brun, Éric Charles |
author_facet |
Brun, Éric Charles |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brun, Éric Charles |
description |
Este artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404 10.13102/cl.v16i1.1404 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v16i1.1404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 A Cor das Letras info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 A Cor das Letras |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 7-22 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321159404519424 |