A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brun, Éric Charles
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404
Resumo: Este artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I.
id UEFS-1_3861985fcfe4e98602a9f10a5c1e8d77
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1404
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transculturalEste artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/140410.13102/cl.v16i1.1404A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 7-222594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404/pdfCopyright (c) 2017 A Cor das Letrasinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrun, Éric Charles2018-02-19T02:51:15Zoai:ojs3.uefs.br:article/1404Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:51:15A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
title A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
spellingShingle A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
Brun, Éric Charles
title_short A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
title_full A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
title_fullStr A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
title_full_unstemmed A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
title_sort A construção atitudinal de crianças em situação de diferença-diversidade em escolas primárias francesas: uma abordagem transcultural
author Brun, Éric Charles
author_facet Brun, Éric Charles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brun, Éric Charles
description Este artigo apresenta resultados obtidos numa pesquisa comparativa longitudinal realizada em seis turmas de escolas públicas francesas entre 2012 e 2015 do último ano da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental I no intuito de observar a evolução das tendências alteritárias-etnocêntricas das crianças através dos seus discursos e dos discursos das suas professoras dentro da implementação de um projeto intervencionista e colaborativo de “Despertar para as línguas” (grupos experimentais) e sem projeto particular (grupos de controle). O objetivo final foi verificar o impacto real que uma abordagem do tipo “Despertar para as línguas” focalizada essencialmente nas competências interculturais e atitudinais pode ter sobre a aprendizagem de uma língua estrangeira moderna no final do 1º ano do Ensino Fundamental I.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404
10.13102/cl.v16i1.1404
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404
identifier_str_mv 10.13102/cl.v16i1.1404
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1404/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 A Cor das Letras
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 A Cor das Letras
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 16 n. 1 (2015): Ensino de Língua e Literatura; 7-22
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321159404519424