Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Wagner Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Moura, Andréia Francisca, Rodrigues, Aline Barbosa, Melo, Lívia Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2706
Resumo: Neste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada.
id UEFS-1_4377f8c88eee9882c6450fdc87e363ad
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/2706
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para ProfessorasNeste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2018-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/270610.13102/cl.v18iEspecial.2706A Cor das Letras; v. 18 (2017): Número Especial: Materiais didáticos de línguas sob uma perspectiva crítica; 163-1812594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2706/pdfCopyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Wagner RodriguesMoura, Andréia FranciscaRodrigues, Aline BarbosaMelo, Lívia Chaves2019-01-01T22:57:34Zoai:ojs3.uefs.br:article/2706Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2019-01-01T22:57:34A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
title Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
spellingShingle Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
Silva, Wagner Rodrigues
title_short Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
title_full Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
title_fullStr Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
title_full_unstemmed Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
title_sort Proposta de atividade interdisciplinar para o estudo das línguas Portuguesa e Inglesa: uma experiência mediada pela pesquisa no Mestrado Profissional para Professoras
author Silva, Wagner Rodrigues
author_facet Silva, Wagner Rodrigues
Moura, Andréia Francisca
Rodrigues, Aline Barbosa
Melo, Lívia Chaves
author_role author
author2 Moura, Andréia Francisca
Rodrigues, Aline Barbosa
Melo, Lívia Chaves
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Wagner Rodrigues
Moura, Andréia Francisca
Rodrigues, Aline Barbosa
Melo, Lívia Chaves
description Neste artigo, apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida com professoras matriculadas em um mestrado profissional para educadores e responsáveis pelo ensino de Língua Portuguesa, em escolas públicas brasileiras de ensino básico. Analisamos como as referidas profissionais compreendem os processos de alfabetização e de letramento, além de lidarem com essas noções teóricas no próprio local de trabalho. Analisamos ainda uma diretriz curricular em fase de aprovação pelo governo brasileiro, a qual regulamentará os conteúdos disciplinares e habilidades a serem trabalhados em cada etapa do ensino básico. Ao final do artigo, compartilhamos uma atividade pedagógica de análise linguística, considerando a Língua Portuguesa e a Língua Inglesa como disciplinas catalisadoras de conteúdos e saberes diversos. A atividade se configura como uma resposta aos desafios identificados nos dizeres das professoras e da diretriz curricular focalizada.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2706
10.13102/cl.v18iEspecial.2706
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2706
identifier_str_mv 10.13102/cl.v18iEspecial.2706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2706/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 18 (2017): Número Especial: Materiais didáticos de línguas sob uma perspectiva crítica; 163-181
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321160566341632