De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4923 |
Resumo: | Ao observarmos aulas de literatura para turmas de Ensino Médio, constatamos que grande parte dos alunos não aprecia textos poéticos, pois os consideram de difícil compreensão. Como despertar o interesse pela leitura de poesia? Vinculado ao Grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de historia e ficção – vias para a descolonização, tendo em vista a necessidade de produção de material didático voltado para a poesia, apresentamos, neste trabalho, uma oficina destinada ao Ensino Fundamental II, buscando sensibilizar os alunos para a linguagem poética através de aspectos da estrutura composicional da literatura de cordel. Para elaboração desse material, pautado nos conceitos de intertextualidade, segundo Kristeva (1974) e Samoyault (2008); na ampliação dos conceitos de gêneros para gêneros discursivos, de acordo com Bakhtin (2003), de transtextualidade segundo Genette (1989); escolhemos o conto filosófico de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe (1943), e sua versão em cordel, publicada pelo cordelista pernambucano Josué Limeira, em 2015. Para a elaboração das atividades, analisamos os enunciados, observando os elementos que, segundo Bakhtin (2003), constituem os gêneros discursivos – conteúdo temático, estrutura composicional e estilo. |
id |
UEFS-1_7dab5d0314a0c6c1986b3463491c94cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs3.uefs.br:article/4923 |
network_acronym_str |
UEFS-1 |
network_name_str |
A Cor das Letras |
repository_id_str |
|
spelling |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno PríncipeAo observarmos aulas de literatura para turmas de Ensino Médio, constatamos que grande parte dos alunos não aprecia textos poéticos, pois os consideram de difícil compreensão. Como despertar o interesse pela leitura de poesia? Vinculado ao Grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de historia e ficção – vias para a descolonização, tendo em vista a necessidade de produção de material didático voltado para a poesia, apresentamos, neste trabalho, uma oficina destinada ao Ensino Fundamental II, buscando sensibilizar os alunos para a linguagem poética através de aspectos da estrutura composicional da literatura de cordel. Para elaboração desse material, pautado nos conceitos de intertextualidade, segundo Kristeva (1974) e Samoyault (2008); na ampliação dos conceitos de gêneros para gêneros discursivos, de acordo com Bakhtin (2003), de transtextualidade segundo Genette (1989); escolhemos o conto filosófico de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe (1943), e sua versão em cordel, publicada pelo cordelista pernambucano Josué Limeira, em 2015. Para a elaboração das atividades, analisamos os enunciados, observando os elementos que, segundo Bakhtin (2003), constituem os gêneros discursivos – conteúdo temático, estrutura composicional e estilo.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/492310.13102/cl.v20i2.4923A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 159-1772594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4923/pdfCopyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorsi, Margarida da SilveiraOliveira, Pedrina Carvalho de2020-02-06T19:00:24Zoai:ojs3.uefs.br:article/4923Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2020-02-06T19:00:24A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
title |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
spellingShingle |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe Corsi, Margarida da Silveira |
title_short |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
title_full |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
title_fullStr |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
title_full_unstemmed |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
title_sort |
De Saint-Exupéry a Limeira: uma proposta de leitura comparativa de O Pequeno Príncipe |
author |
Corsi, Margarida da Silveira |
author_facet |
Corsi, Margarida da Silveira Oliveira, Pedrina Carvalho de |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira, Pedrina Carvalho de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corsi, Margarida da Silveira Oliveira, Pedrina Carvalho de |
description |
Ao observarmos aulas de literatura para turmas de Ensino Médio, constatamos que grande parte dos alunos não aprecia textos poéticos, pois os consideram de difícil compreensão. Como despertar o interesse pela leitura de poesia? Vinculado ao Grupo de pesquisa Ressignificações do passado na América: processos de leitura, escrita e tradução de gêneros híbridos de historia e ficção – vias para a descolonização, tendo em vista a necessidade de produção de material didático voltado para a poesia, apresentamos, neste trabalho, uma oficina destinada ao Ensino Fundamental II, buscando sensibilizar os alunos para a linguagem poética através de aspectos da estrutura composicional da literatura de cordel. Para elaboração desse material, pautado nos conceitos de intertextualidade, segundo Kristeva (1974) e Samoyault (2008); na ampliação dos conceitos de gêneros para gêneros discursivos, de acordo com Bakhtin (2003), de transtextualidade segundo Genette (1989); escolhemos o conto filosófico de Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe (1943), e sua versão em cordel, publicada pelo cordelista pernambucano Josué Limeira, em 2015. Para a elaboração das atividades, analisamos os enunciados, observando os elementos que, segundo Bakhtin (2003), constituem os gêneros discursivos – conteúdo temático, estrutura composicional e estilo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4923 10.13102/cl.v20i2.4923 |
url |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4923 |
identifier_str_mv |
10.13102/cl.v20i2.4923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/4923/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Universidade Estadual de Feira de Santana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA |
dc.source.none.fl_str_mv |
A Cor das Letras; v. 20 n. 2 (2019): Ensino de Língua e Literatura; 159-177 2594-9675 1415-8973 reponame:A Cor das Letras instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) instacron:UEFS |
instname_str |
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
instacron_str |
UEFS |
institution |
UEFS |
reponame_str |
A Cor das Letras |
collection |
A Cor das Letras |
repository.name.fl_str_mv |
A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br |
_version_ |
1798321161068609536 |