EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Subirats, Eduardo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: spa
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1510
Resumo: Há duas características fundamentais que definem o sentido espiri-tual e civilizatório da tortura. Uma delas é de ordem política. Em termos ex-tremamente rudimentares, isso pode ser formulado mediante a exemplaridade criminal com que certos setores que estão na vanguarda da organização política e militar do estado de direito anunciam seu próprio poder de sedição como a base para uma nova ordem de fato local ou global. É por causa dessa razão que a tortura — seja ela do tipo como a praticada du-rante a Inquisição colonial do séc. XVI, seja ela da sorte como a praticada nas penitenciárias coloniais da Guerra Global atual — precisa ocultar a sua brutalidade primitiva, sangrenta e sacrificial da sociedade, enquanto que, ao mesmo tempo, precisa assegurar a exibição de si mesma como uma demons-tração pública de poder que é tão absoluta quanto arbitrária. Saló fornece uma denúncia da tortura, mas simultaneamente interpreta a tortura como a escrita secreta de uma modernidade que legitima e dissemina tortura enquanto linguagem. E, por último, este filme também anuncia o advento de um novo fascismo global: o fascismo global que encara nossa face hoje.
id UEFS-1_c7837f54992751c68364c48e5af83496
oai_identifier_str oai:ojs3.uefs.br:article/1510
network_acronym_str UEFS-1
network_name_str A Cor das Letras
repository_id_str
spelling EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINIHá duas características fundamentais que definem o sentido espiri-tual e civilizatório da tortura. Uma delas é de ordem política. Em termos ex-tremamente rudimentares, isso pode ser formulado mediante a exemplaridade criminal com que certos setores que estão na vanguarda da organização política e militar do estado de direito anunciam seu próprio poder de sedição como a base para uma nova ordem de fato local ou global. É por causa dessa razão que a tortura — seja ela do tipo como a praticada du-rante a Inquisição colonial do séc. XVI, seja ela da sorte como a praticada nas penitenciárias coloniais da Guerra Global atual — precisa ocultar a sua brutalidade primitiva, sangrenta e sacrificial da sociedade, enquanto que, ao mesmo tempo, precisa assegurar a exibição de si mesma como uma demons-tração pública de poder que é tão absoluta quanto arbitrária. Saló fornece uma denúncia da tortura, mas simultaneamente interpreta a tortura como a escrita secreta de uma modernidade que legitima e dissemina tortura enquanto linguagem. E, por último, este filme também anuncia o advento de um novo fascismo global: o fascismo global que encara nossa face hoje.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2017-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/151010.13102/cl.v11i1.1510A Cor das Letras; v. 11 n. 1 (2010): Literatura e cinema; 193-2042594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSspahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1510/pdfCopyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessSubirats, Eduardo2018-02-19T02:52:44Zoai:ojs3.uefs.br:article/1510Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2018-02-19T02:52:44A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
dc.title.none.fl_str_mv EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
title EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
spellingShingle EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
Subirats, Eduardo
title_short EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
title_full EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
title_fullStr EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
title_full_unstemmed EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
title_sort EL GOCE TOTALITARIO — SALÒ DE PASOLINI
author Subirats, Eduardo
author_facet Subirats, Eduardo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Subirats, Eduardo
description Há duas características fundamentais que definem o sentido espiri-tual e civilizatório da tortura. Uma delas é de ordem política. Em termos ex-tremamente rudimentares, isso pode ser formulado mediante a exemplaridade criminal com que certos setores que estão na vanguarda da organização política e militar do estado de direito anunciam seu próprio poder de sedição como a base para uma nova ordem de fato local ou global. É por causa dessa razão que a tortura — seja ela do tipo como a praticada du-rante a Inquisição colonial do séc. XVI, seja ela da sorte como a praticada nas penitenciárias coloniais da Guerra Global atual — precisa ocultar a sua brutalidade primitiva, sangrenta e sacrificial da sociedade, enquanto que, ao mesmo tempo, precisa assegurar a exibição de si mesma como uma demons-tração pública de poder que é tão absoluta quanto arbitrária. Saló fornece uma denúncia da tortura, mas simultaneamente interpreta a tortura como a escrita secreta de uma modernidade que legitima e dissemina tortura enquanto linguagem. E, por último, este filme também anuncia o advento de um novo fascismo global: o fascismo global que encara nossa face hoje.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1510
10.13102/cl.v11i1.1510
url http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1510
identifier_str_mv 10.13102/cl.v11i1.1510
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/1510/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Universidade Estadual de Feira de Santana
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
publisher.none.fl_str_mv UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
dc.source.none.fl_str_mv A Cor das Letras; v. 11 n. 1 (2010): Literatura e cinema; 193-204
2594-9675
1415-8973
reponame:A Cor das Letras
instname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron:UEFS
instname_str Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
instacron_str UEFS
institution UEFS
reponame_str A Cor das Letras
collection A Cor das Letras
repository.name.fl_str_mv A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
repository.mail.fl_str_mv revistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br
_version_ 1798321159761035264