Samba Chula e o Estudo do Gênero canção: um resgate da memória cultural de São Braz
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/204 |
Resumo: | Este artigo traz uma proposta de intervenção pedagógica voltada à ampliação das habilidades de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, por meio de uma Sequência Didática, seguindo a orientação teórico-metodológica proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Costa-Hübes (2009). Como se trata de uma escola localizada em São Braz, um distrito de Santo Amaro (BA), elegi o gênero canção no estilo de samba chula, uma peculiaridade local, para despertar nos alunos a criticidade considerando três aspectos basilares: o contexto de produção, seus elementos e representações; a reflexão epilinguística e a análise dos elementos de constituição do gênero, sustentada esta estratégia a partir da leitura de Rodrigues e Pereira (2018). Tal recorte possibilita o desenvolvimento de habilidades e estratégias para uma leitura crítica, além de favorecer o resgate da memória cultural local, contribuindo assim não só para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola básica, como também na compreensão do sentimento de pertencimento do alunado. Também fundamentam esta proposta os estudos de Antunes (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006; 2017), Rojo (2005), Fernandes (2005), Orlando (1999) e orientações dos PCN (1998) e da BNCC (2017) com as publicações de Katharina Doring trazendo as informações sobre o contexto do samba de roda no recôncavo |
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Samba Chula e o Estudo do Gênero canção: um resgate da memória cultural de São BrazEste artigo traz uma proposta de intervenção pedagógica voltada à ampliação das habilidades de leitura nas aulas de Língua Portuguesa, por meio de uma Sequência Didática, seguindo a orientação teórico-metodológica proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Costa-Hübes (2009). Como se trata de uma escola localizada em São Braz, um distrito de Santo Amaro (BA), elegi o gênero canção no estilo de samba chula, uma peculiaridade local, para despertar nos alunos a criticidade considerando três aspectos basilares: o contexto de produção, seus elementos e representações; a reflexão epilinguística e a análise dos elementos de constituição do gênero, sustentada esta estratégia a partir da leitura de Rodrigues e Pereira (2018). Tal recorte possibilita o desenvolvimento de habilidades e estratégias para uma leitura crítica, além de favorecer o resgate da memória cultural local, contribuindo assim não só para a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem de língua portuguesa na escola básica, como também na compreensão do sentimento de pertencimento do alunado. Também fundamentam esta proposta os estudos de Antunes (2003), Marcuschi (2008), Koch e Elias (2006; 2017), Rojo (2005), Fernandes (2005), Orlando (1999) e orientações dos PCN (1998) e da BNCC (2017) com as publicações de Katharina Doring trazendo as informações sobre o contexto do samba de roda no recôncavoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/20410.13102/cl.v21i2.5810A Cor das Letras; v. 21 n. 2 (2020): Ensino de Língua e Literatura; 204-2182594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/204/pdfCopyright (c) 2020 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessQueiroz, André Gonzalez de JesusVasconcelos, Francisco Fábio Pinheiro de2021-07-15T04:09:20Zoai:ojs3.uefs.br:article/5810Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:09:20A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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