Deus, marido, patrão e colono: uma estética para a sublevação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Ana Bárbara Martins
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: A Cor das Letras
Texto Completo: http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/2103
Resumo: Partindo do livro Novas Cartas Portuguesas (1972), de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa, em que o elemento feminino desafia os valores patriarcais da ditadura salazarista, pretende-se mostrar as similaridades entre colonialismo e exploração de género, tendo como pano de fundo a ditadura em Portugal. A obra incita e denuncia as opressões não só ao nível do género, mas também ao nível de todas as classes oprimidas, incluindo as opressões decorrentes durante a guerra colonial, tema tabu durante o regime ditatorial. Iremos assim mostrar de que forma esta obra, que motivou o primeiro caso feminista internacional, é um convite não à sublevação de género, mas à de todas as classes oprimidas.
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