A leitura e a literatura do século XVIII na configuração de Tristram Shandy
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | A Cor das Letras |
Texto Completo: | http://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5897 |
Resumo: | O romance A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy (1760-1767), de Laurence Sterne, apresenta uma configuração híbrida, com uma forma amorfa que flerta com inúmeros gêneros e posições discursivas. Dessas configurações, destacamos a paródia e a ironia, que deixam na obra traços da tradição literária e filosófica, mas também do cenário contemporâneo, que colocam Sterne na posição de representante clássico da história do romance humorístico. Isso em vista, buscamos neste artigo lançar luz sobre alguns dos pontos de diálogo com aspectos históricos que serviram de tema para a composição poética da obra. Destacaremos, também, o diálogo com a realidade leitora e livresca da Inglaterra do século XVIII, tanto de produção de obras literárias, quanto de publicação e apreciação da crítica especializada, embasados por, entre outros, Ian Watt, Roger Chartier, Robert Darnton, e críticos sternianos que abrangem o tema em questão. |
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A leitura e a literatura do século XVIII na configuração de Tristram ShandyO romance A vida e as opiniões do cavalheiro Tristram Shandy (1760-1767), de Laurence Sterne, apresenta uma configuração híbrida, com uma forma amorfa que flerta com inúmeros gêneros e posições discursivas. Dessas configurações, destacamos a paródia e a ironia, que deixam na obra traços da tradição literária e filosófica, mas também do cenário contemporâneo, que colocam Sterne na posição de representante clássico da história do romance humorístico. Isso em vista, buscamos neste artigo lançar luz sobre alguns dos pontos de diálogo com aspectos históricos que serviram de tema para a composição poética da obra. Destacaremos, também, o diálogo com a realidade leitora e livresca da Inglaterra do século XVIII, tanto de produção de obras literárias, quanto de publicação e apreciação da crítica especializada, embasados por, entre outros, Ian Watt, Roger Chartier, Robert Darnton, e críticos sternianos que abrangem o tema em questão.UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/589710.13102/cl.v21i3.5897A Cor das Letras; v. 21 n. 3 (2020): Estudos Literários; 16-312594-96751415-8973reponame:A Cor das Letrasinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSporhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/article/view/5897/pdfCopyright (c) 2021 Universidade Estadual de Feira de Santanainfo:eu-repo/semantics/openAccessTrigo, Aline CandidoRibeiro, Anderson Francisco2021-07-15T04:08:25Zoai:ojs3.uefs.br:article/5897Revistahttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletrasPUBhttp://periodicos.uefs.br/index.php/acordasletras/oairevistacordasletras@uefs.br||revistacordasletras@uefs.br1415-89732594-9675opendoar:2021-07-15T04:08:25A Cor das Letras - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false |
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