Desenho corporal – Tatuagem: uma linguagem de inclusão social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Alexsandro Malaquias Barbosa da
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS
Texto Completo: http://tede2.uefs.br:8080/handle/tede/1092
Resumo: This study has, as research and analysis corpus, the tattoo, as a form of body design used by socially-free people and by those serving sentences of imprisonment - prisoners. Because of the literature gap about the tattoos as identification element and by the gap of scientific studies to look into the codes used by free people or by inmates serving sentences for crimes committed, data were selected from photographs taken in the period from 2009 to 2011, in academic places, among professional tattooists and into a criminal set of Feira de Santana city, what makes this work be unpublished in Bahia, justifying its development. Data show that the inmates use poor techniques to make tattoos; they practically mutilate themselves, while free people can express, in their bodies, the most varied techniques of manifestation body. However, the underlying concept among all kinds of tattooists is that their bodies are no screens for the tattoos (body-object); but the idea that these drawings are intrinsic to the body (they are part of them) as Maurice Merleau-Ponty suggests. This study analyzed body designs from the perspective of visual perception, memory, design and registration, understanding the use of tattoos as language recorded graphically, and whose codes become elements of individual or group identity, configured as a form of language survival in the pursuit of social inclusion.
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Because of the literature gap about the tattoos as identification element and by the gap of scientific studies to look into the codes used by free people or by inmates serving sentences for crimes committed, data were selected from photographs taken in the period from 2009 to 2011, in academic places, among professional tattooists and into a criminal set of Feira de Santana city, what makes this work be unpublished in Bahia, justifying its development. Data show that the inmates use poor techniques to make tattoos; they practically mutilate themselves, while free people can express, in their bodies, the most varied techniques of manifestation body. However, the underlying concept among all kinds of tattooists is that their bodies are no screens for the tattoos (body-object); but the idea that these drawings are intrinsic to the body (they are part of them) as Maurice Merleau-Ponty suggests. This study analyzed body designs from the perspective of visual perception, memory, design and registration, understanding the use of tattoos as language recorded graphically, and whose codes become elements of individual or group identity, configured as a form of language survival in the pursuit of social inclusion.Este estudo traz como corpus de pesquisa e análise a tatuagem, como uma forma de desenho corporal usada por sujeitos livres socialmente e os que cumprem penas privativas de liberdade – presidiários. Diante da lacuna bibliográfica que estuda as tatuagens como elemento identificatório e da falta de trabalhos científicos que se debrucem sobre esta linguagem utilizada por pessoas comuns e livres ou por presidiários que cumprem sentença por delitos cometidos, foram coletados dados através de fotografias retiradas no período de 2009 a 2011, nos ambientes acadêmicos, em meio a tatuadores profissionais e com presidiários do Conjunto Penal de Feira de Santana. Os dados analisados qualitativamente sinalizam que os presidiários se utilizam de técnica precárias para se tatuarem, enquanto que os considerados livres têm a possibilidade de expressarem em seus corpos as mais variadas técnicas de manifestação corporal. Entretanto, seja para que grupo de tatuados for, é latente a concepção de que seus corpos não são telas para as tatuagens (corpo-objeto); mas se defende a ideia de que esses desenhos são intrínsecos ao corpo, fazendo parte dele, que é um corpo-sujeito, conforme sugere Maurice Merleau-Ponty. Este trabalho analisou desenhos corporais sob a ótica da percepção visual, da memória, do desenho e do registro, entendendo o uso da tatuagem como linguagem graficamente registrada, e cujos códigos se tornam elementos de identidade individual ou grupal, configurando-se como uma forma de linguagem de sobrevivência na busca de uma inclusão social.Submitted by Ricardo Cedraz Duque Moliterno (ricardo.moliterno@uefs.br) on 2020-05-07T00:16:59Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO revisão Alex.pdf: 7012786 bytes, checksum: 35cd20f9dd86b5c735d7d903c0a02466 (MD5)Made available in DSpace on 2020-05-07T00:16:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO revisão Alex.pdf: 7012786 bytes, checksum: 35cd20f9dd86b5c735d7d903c0a02466 (MD5) Previous issue date: 2011-10-01application/pdfporUniversidade Estadual de Feira de SantanaMestrado Acadêmico em Desenho Cultura e InteratividadeUEFSBrasilDEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTESTatuagemCorpoLinguagemTattooBodyLanguageARTES PLASTICAS::DESENHOLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASDesenho corporal – Tatuagem: uma linguagem de inclusão socialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis62188143539701040746006006006006451293484473876986-2403007199550237984-5409419262886498088info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFSinstname:Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)instacron:UEFSORIGINALDISSERTAÇÃO revisão Alex.pdfDISSERTAÇÃO revisão Alex.pdfapplication/pdf7012786http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/1092/2/DISSERTA%C3%87%C3%83O+revis%C3%A3o+Alex.pdf35cd20f9dd86b5c735d7d903c0a02466MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82089http://tede2.uefs.br:8080/bitstream/tede/1092/1/license.txt7b5ba3d2445355f386edab96125d42b7MD51tede/10922020-05-06 21:16:59.735oai:tede2.uefs.br:8080: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede2.uefs.br:8080/PUBhttp://tede2.uefs.br:8080/oai/requestbcuefs@uefs.br|| bcref@uefs.br||bcuefs@uefs.bropendoar:2020-05-07T00:16:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)false
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