A sala de aula após a Lei Federal 10.639/03: avanços, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Pauliana Maria de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Silva, Marcio Douglas de Carvalho e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7367
Resumo: Resumo: Este trabalho procura mostrar como as práticas docentes contribuem para a efetivação da Lei Federal 10.639/03 nas escolas municipais Raio de Esperança e Professor Hilson Bona no município de Campo Maior-PI. A pesquisa teve como objetivo identificar como os conteúdos sobre História da África e dos Africanos e a Cultura Afro-brasileira são abordados nessas escolas, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes para cumprir a lei, e como os livros didáticos adotados nesses estabelecimentos de ensino abordam os conteúdos referentes a essa temática. A metodologia adotada envolveu a interpretação de bibliografias sobre o assunto, de leis, documentos, currículos dos estabelecimentos de ensino e entrevistas com professores e gestores das escolas analisadas. Constatou-se que existem certas dificuldades em implementar a Lei Federal 10.639/03 nas escolas analisadas devido à falta de incentivos do poder público municipal e estadual para a oferta de cursos de extensão ou de pós-graduação, relacionados aos conteúdos e métodos de ensino pertinentes à História da África e dos Africanos e da Cultura Afro-brasileira direcionados a profissionais da educação básica, bem como a necessidade de planejamento escolar para inserção de atividades relacionadas à disseminação e ensino sobre a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: Lei 10.639/03. Práticas docentes. História da África e dos Africanos. Cultura Afro-brasileira.
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