A sala de aula após a Lei Federal 10.639/03: avanços, desafios e possibilidades
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7367 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho procura mostrar como as práticas docentes contribuem para a efetivação da Lei Federal 10.639/03 nas escolas municipais Raio de Esperança e Professor Hilson Bona no município de Campo Maior-PI. A pesquisa teve como objetivo identificar como os conteúdos sobre História da África e dos Africanos e a Cultura Afro-brasileira são abordados nessas escolas, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes para cumprir a lei, e como os livros didáticos adotados nesses estabelecimentos de ensino abordam os conteúdos referentes a essa temática. A metodologia adotada envolveu a interpretação de bibliografias sobre o assunto, de leis, documentos, currículos dos estabelecimentos de ensino e entrevistas com professores e gestores das escolas analisadas. Constatou-se que existem certas dificuldades em implementar a Lei Federal 10.639/03 nas escolas analisadas devido à falta de incentivos do poder público municipal e estadual para a oferta de cursos de extensão ou de pós-graduação, relacionados aos conteúdos e métodos de ensino pertinentes à História da África e dos Africanos e da Cultura Afro-brasileira direcionados a profissionais da educação básica, bem como a necessidade de planejamento escolar para inserção de atividades relacionadas à disseminação e ensino sobre a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: Lei 10.639/03. Práticas docentes. História da África e dos Africanos. Cultura Afro-brasileira. |
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A sala de aula após a Lei Federal 10.639/03: avanços, desafios e possibilidadesResumo: Este trabalho procura mostrar como as práticas docentes contribuem para a efetivação da Lei Federal 10.639/03 nas escolas municipais Raio de Esperança e Professor Hilson Bona no município de Campo Maior-PI. A pesquisa teve como objetivo identificar como os conteúdos sobre História da África e dos Africanos e a Cultura Afro-brasileira são abordados nessas escolas, destacando as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes para cumprir a lei, e como os livros didáticos adotados nesses estabelecimentos de ensino abordam os conteúdos referentes a essa temática. A metodologia adotada envolveu a interpretação de bibliografias sobre o assunto, de leis, documentos, currículos dos estabelecimentos de ensino e entrevistas com professores e gestores das escolas analisadas. Constatou-se que existem certas dificuldades em implementar a Lei Federal 10.639/03 nas escolas analisadas devido à falta de incentivos do poder público municipal e estadual para a oferta de cursos de extensão ou de pós-graduação, relacionados aos conteúdos e métodos de ensino pertinentes à História da África e dos Africanos e da Cultura Afro-brasileira direcionados a profissionais da educação básica, bem como a necessidade de planejamento escolar para inserção de atividades relacionadas à disseminação e ensino sobre a cultura afro-brasileira. Palavras-chave: Lei 10.639/03. Práticas docentes. História da África e dos Africanos. Cultura Afro-brasileira.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7367Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 1-152316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7367/5590Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessJesus, Pauliana Maria deSilva, Marcio Douglas de Carvalho e2021-01-07T13:22:30Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7367Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T13:22:30Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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