Línguas africanas e a pesquisa em História da África a partir do Brasil: um desafio em aberto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bastos, Felipe Barradas Correia Castro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7739
Resumo: Resumo: Em que pesem os notáveis avanços proporcionados pela promulgação de leis voltadas à consolidação do campo de estudos africanos e afro-brasileiros no Brasil, a ausência de ensino de línguas africanas persiste como um entrave à realização de pesquisas em contextos africanos. Este texto tem por objetivo demonstrar teórica e metodologicamente a pertinência do treinamento linguístico para ressaltar a premência da implantação de cursos de línguas africanas em universidades brasileiras. Para tanto, a exposição articulou-se sobre recortes heterogêneos que situassem historicamente o interesse de instituições e indivíduos ocidentais na apreensão de línguas africanas, em particular a língua suaíli [Kiswahili], desde o estabelecimento do domínio colonial no continente à apropriação simbólica do suaíli em contextos marcados pela diáspora e pela discriminação racial como os Estados Unidos e o Brasil. O cerne da argumentação perpassa o aproveitamento das potencialidades simbólicas e metodológicas do ensino de línguas africanas no Brasil, contemplando uma reflexão acerca dos principais ganhos analíticos que podem advir de sua incorporação no campo da História da África no país.Palavras-chave: História da África. Língua suaíli. Ensino de línguas africanas.
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