Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferraro, Mario Roberto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115
Resumo: Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir algumas medidas higienistas implantadas no meio rural paulistano no início do século XX, com ênfase no controvertido papel do eucalipto no combate às doenças tropicais. No início do processo de modernização da agricultura paulista, no governo Jorge Tibiriçá, em 1906, o higienismo começou a ganhar espaço, enquanto política pública, também no meio rural. Algumas dessas medidas serão analisadas neste artigo: a plantação de arroz no Vale do Paraíba; a produção e publicação pela Escola Agrícola de Piracicaba do Abc do Agricultor e o discurso sobre a importância de se plantar eucalipto para a saúde humana. As fontes consultadas foram a Revista Agrícola, editada pela SPA – Sociedade Paulista de Agricultura - veículo de divulgação da agricultura moderna desde sua fundação, em 1896, Boletim da Agricultura, publicação da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado de São Paulo e O Fazendeiro, também publicada pela SPA, após o encerramento da Revista Agrícola, em 1911. Palavras-chave: Higienismo no campo; agricultura moderna; destruição ambiental.
id UEG-1_327ad81699e012bebcfbabc8797a2388
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2115
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XXResumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir algumas medidas higienistas implantadas no meio rural paulistano no início do século XX, com ênfase no controvertido papel do eucalipto no combate às doenças tropicais. No início do processo de modernização da agricultura paulista, no governo Jorge Tibiriçá, em 1906, o higienismo começou a ganhar espaço, enquanto política pública, também no meio rural. Algumas dessas medidas serão analisadas neste artigo: a plantação de arroz no Vale do Paraíba; a produção e publicação pela Escola Agrícola de Piracicaba do Abc do Agricultor e o discurso sobre a importância de se plantar eucalipto para a saúde humana. As fontes consultadas foram a Revista Agrícola, editada pela SPA – Sociedade Paulista de Agricultura - veículo de divulgação da agricultura moderna desde sua fundação, em 1896, Boletim da Agricultura, publicação da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado de São Paulo e O Fazendeiro, também publicada pela SPA, após o encerramento da Revista Agrícola, em 1911. Palavras-chave: Higienismo no campo; agricultura moderna; destruição ambiental.Universidade Estadual de Goiás2014-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 117-1302316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115/1872Ferraro, Mario Robertoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:21:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2115Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:21:51Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
title Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
spellingShingle Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
Ferraro, Mario Roberto
title_short Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
title_full Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
title_fullStr Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
title_full_unstemmed Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
title_sort Algumas considerações sobre o sanitarismo no meio rural paulista no início do século XX
author Ferraro, Mario Roberto
author_facet Ferraro, Mario Roberto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferraro, Mario Roberto
description Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar e discutir algumas medidas higienistas implantadas no meio rural paulistano no início do século XX, com ênfase no controvertido papel do eucalipto no combate às doenças tropicais. No início do processo de modernização da agricultura paulista, no governo Jorge Tibiriçá, em 1906, o higienismo começou a ganhar espaço, enquanto política pública, também no meio rural. Algumas dessas medidas serão analisadas neste artigo: a plantação de arroz no Vale do Paraíba; a produção e publicação pela Escola Agrícola de Piracicaba do Abc do Agricultor e o discurso sobre a importância de se plantar eucalipto para a saúde humana. As fontes consultadas foram a Revista Agrícola, editada pela SPA – Sociedade Paulista de Agricultura - veículo de divulgação da agricultura moderna desde sua fundação, em 1896, Boletim da Agricultura, publicação da Secretaria da Indústria e Comércio do Estado de São Paulo e O Fazendeiro, também publicada pela SPA, após o encerramento da Revista Agrícola, em 1911. Palavras-chave: Higienismo no campo; agricultura moderna; destruição ambiental.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2115/1872
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 117-130
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306035641450496