Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidade
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9827 |
Resumo: | Este artigo é resultado de pesquisa realizada com narradores e narradoras artesanais entre 2017 e 2019, tendo como recorte espacial a região norte do estado de Goiás[1]. A pesquisa originou-se de uma inquietação presente no ensaio O Narrador, autoria de Walter Benjamin. O filósofo, diante da modernidade, acreditou estar presenciando o desaparecimento do narrador artesanal no início do século XX. Por meio dessa problemática providenciamos um levantamento no intuito de identificar a presença de narradores artesanais na contemporaneidade. Tendo identificado, fizemos pesquisa de campo procurando compreender as influências que esses narradores receberam e que culminaram no ofício da narrativa artesanal, verificando se estes possuem receptividade e aceitação diante de uma sociedade urbana e tecnológica. A partir do referencial teórico composto por Cascudo (1984), Lima (2005), Matos (2014), Brandão (1981) e da pesquisa de campo, defendemos a tese de que os narradores não desapareceram, contrariando a perspectiva de Benjamin, porém os espaços de sociabilidade tão importantes para a comunicação das narrativas estão diminuindo consideravelmente. Palavras-chave: Narrativa. Benjamin. Tradição. Modernidade. [1] Este projeto de pesquisa foi aprovado pela Universidade Estadual de Goiás, desenvolvido no Campus Porangatu. |
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Narrativa artesanal e sabedoria popular no norte de Goiás (2017-2019): a arte de produzir conhecimento por meio da oralidadeEste artigo é resultado de pesquisa realizada com narradores e narradoras artesanais entre 2017 e 2019, tendo como recorte espacial a região norte do estado de Goiás[1]. A pesquisa originou-se de uma inquietação presente no ensaio O Narrador, autoria de Walter Benjamin. O filósofo, diante da modernidade, acreditou estar presenciando o desaparecimento do narrador artesanal no início do século XX. Por meio dessa problemática providenciamos um levantamento no intuito de identificar a presença de narradores artesanais na contemporaneidade. Tendo identificado, fizemos pesquisa de campo procurando compreender as influências que esses narradores receberam e que culminaram no ofício da narrativa artesanal, verificando se estes possuem receptividade e aceitação diante de uma sociedade urbana e tecnológica. A partir do referencial teórico composto por Cascudo (1984), Lima (2005), Matos (2014), Brandão (1981) e da pesquisa de campo, defendemos a tese de que os narradores não desapareceram, contrariando a perspectiva de Benjamin, porém os espaços de sociabilidade tão importantes para a comunicação das narrativas estão diminuindo consideravelmente. Palavras-chave: Narrativa. Benjamin. Tradição. Modernidade. [1] Este projeto de pesquisa foi aprovado pela Universidade Estadual de Goiás, desenvolvido no Campus Porangatu.This paper is result of a research project conducted with male and female narrators between 2017 and 2019, having the northern region of the state of Goiás, Brazil, as a spatial cut. The research was originated from a concern presented in the essay The Narrator, written by Walter Benjamin. The philosopher, faced with modernity, believed to have witnessed the disappearance of the artisanal narrator in the early twentieth century. Through this problem, we provide a survey in order to identify the presence of artisanal narrators in contemporary times. Having identified them, we conducted a field research seeking to understand the influences that these narrators received and that culminated in the artisanal narrative, observing the receptivity and acceptance of those who live in the face of an urban and technological society. From the theoretical framework, Cascudo (1984), Lima (2005), Matos (2014), Brandão (1981) and the field research, we agree with the thesis that the narrators did not disappear, contrary to Benjamin's perspective, but their spaces of sociability so important for narrative communication are diminishing considerably. Keywords: Narrative. Benjamin. Tradition. Modernity.Universidade Estadual de Goiás2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9827Revista de História da UEG; v. 9 n. 1 (2020): Tema Livre; e9120172316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9827/7488Copyright (c) 2020 Revista de História da UEGhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Lucas PiresSilva, Matheus Lucio dos Reis2020-06-26T15:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9827Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2020-06-26T15:36:56Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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