A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766 |
Resumo: | Resumo: Ao considerar a importância da aplicação devida da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", este artigo tem como objetivo analisar como a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” é explorada no âmbito dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades públicas que ofertam o curso de licenciatura em História no estado de Minas Gerais. Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental exploratória. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema, na segunda analisou-se, através da pesquisa documental exploratória, os dados disponíveis no sistema INEP-DATA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e nas matrizes curriculares disponíveis nas páginas oficiais dos cursos de licenciatura em História de 09 das 11 universidades públicas mineiras que ofertam tal licenciatura. Percebeu-se que o alcance da Lei 10.639/03, na esfera dos PPP pesquisados, passados quinze anos desde sua aprovação, está mais direcionado ao atendimento de uma exigência legal do que ao reconhecimento da educação étnico-racial enquanto conteúdo de importância fulcral na formação de professores. Palavras-chave: Ensino superior. História. Lei 10.639/03. Formação de Professores. |
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A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)Resumo: Ao considerar a importância da aplicação devida da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", este artigo tem como objetivo analisar como a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” é explorada no âmbito dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades públicas que ofertam o curso de licenciatura em História no estado de Minas Gerais. Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental exploratória. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema, na segunda analisou-se, através da pesquisa documental exploratória, os dados disponíveis no sistema INEP-DATA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e nas matrizes curriculares disponíveis nas páginas oficiais dos cursos de licenciatura em História de 09 das 11 universidades públicas mineiras que ofertam tal licenciatura. Percebeu-se que o alcance da Lei 10.639/03, na esfera dos PPP pesquisados, passados quinze anos desde sua aprovação, está mais direcionado ao atendimento de uma exigência legal do que ao reconhecimento da educação étnico-racial enquanto conteúdo de importância fulcral na formação de professores. Palavras-chave: Ensino superior. História. Lei 10.639/03. Formação de Professores.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 77-932316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766/5595Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria TeixeiraMiranda, Samira de Alkimim BastosPereira, Raimara Gonçalves2021-01-07T13:25:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7766Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T13:25:31Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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