A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Mônica Maria Teixeira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Miranda, Samira de Alkimim Bastos, Pereira, Raimara Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766
Resumo: Resumo: Ao considerar a importância da aplicação devida da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira",  este artigo tem como objetivo analisar como a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” é explorada no âmbito dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades públicas que ofertam o curso de licenciatura em História no estado de Minas Gerais. Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental exploratória. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema, na segunda analisou-se, através da pesquisa documental exploratória, os dados disponíveis no sistema INEP-DATA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e nas matrizes curriculares disponíveis nas páginas oficiais dos cursos de licenciatura em História de 09 das 11 universidades públicas mineiras que ofertam tal licenciatura. Percebeu-se que o alcance da Lei 10.639/03, na esfera dos PPP pesquisados, passados quinze anos desde sua aprovação, está mais direcionado ao atendimento de uma exigência legal do que ao reconhecimento da educação étnico-racial enquanto conteúdo de importância fulcral na formação de professores. Palavras-chave: Ensino superior. História. Lei 10.639/03. Formação de Professores.
id UEG-1_4622f56b552828ec0e83095c87d708ab
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7766
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)Resumo: Ao considerar a importância da aplicação devida da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira",  este artigo tem como objetivo analisar como a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” é explorada no âmbito dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades públicas que ofertam o curso de licenciatura em História no estado de Minas Gerais. Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental exploratória. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema, na segunda analisou-se, através da pesquisa documental exploratória, os dados disponíveis no sistema INEP-DATA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e nas matrizes curriculares disponíveis nas páginas oficiais dos cursos de licenciatura em História de 09 das 11 universidades públicas mineiras que ofertam tal licenciatura. Percebeu-se que o alcance da Lei 10.639/03, na esfera dos PPP pesquisados, passados quinze anos desde sua aprovação, está mais direcionado ao atendimento de uma exigência legal do que ao reconhecimento da educação étnico-racial enquanto conteúdo de importância fulcral na formação de professores. Palavras-chave: Ensino superior. História. Lei 10.639/03. Formação de Professores.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 77-932316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766/5595Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAmorim, Mônica Maria TeixeiraMiranda, Samira de Alkimim BastosPereira, Raimara Gonçalves2021-01-07T13:25:31Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7766Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T13:25:31Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
title A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
spellingShingle A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
Amorim, Mônica Maria Teixeira
title_short A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
title_full A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
title_fullStr A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
title_full_unstemmed A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
title_sort A implementação da lei 10.639/2003 na formação inicial de professores de História: uma análise de Projetos Políticos Pedagógicos de Universidades públicas mineiras (Brasil)
author Amorim, Mônica Maria Teixeira
author_facet Amorim, Mônica Maria Teixeira
Miranda, Samira de Alkimim Bastos
Pereira, Raimara Gonçalves
author_role author
author2 Miranda, Samira de Alkimim Bastos
Pereira, Raimara Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Mônica Maria Teixeira
Miranda, Samira de Alkimim Bastos
Pereira, Raimara Gonçalves
description Resumo: Ao considerar a importância da aplicação devida da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira",  este artigo tem como objetivo analisar como a temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Africana” é explorada no âmbito dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades públicas que ofertam o curso de licenciatura em História no estado de Minas Gerais. Para a realização do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a documental exploratória. Na primeira etapa realizou-se o levantamento bibliográfico acerca do tema, na segunda analisou-se, através da pesquisa documental exploratória, os dados disponíveis no sistema INEP-DATA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e nas matrizes curriculares disponíveis nas páginas oficiais dos cursos de licenciatura em História de 09 das 11 universidades públicas mineiras que ofertam tal licenciatura. Percebeu-se que o alcance da Lei 10.639/03, na esfera dos PPP pesquisados, passados quinze anos desde sua aprovação, está mais direcionado ao atendimento de uma exigência legal do que ao reconhecimento da educação étnico-racial enquanto conteúdo de importância fulcral na formação de professores. Palavras-chave: Ensino superior. História. Lei 10.639/03. Formação de Professores.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7766/5595
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 77-93
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306036410056704