A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Franciel Coelho Luz de
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Almeida, Moisés Diniz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204
Resumo: Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a aplicação da política de reforma agrária no projeto de assentamento Catalunha, no município de Santa Maria da Boa Vista/PE, sertão do vale do rio São Francisco. A investigação concentra-se na questão da terra a partir dos aspectos históricos e sociais da fruticultura irrigada, bem como da crise vivenciada por esta atividade econômica na década de 1990, contexto em que se inseriu a política da reforma agrária. Adotando o método histórico de pesquisa, por meio do materialismo dialético, investigamos quais as motivações econômicas que levaram à implantação do projeto de assentamento Catalunha e como esta política reformista do velho Estado brasileiro impactou econômica e socialmente a realidade camponesa da região. Investigaremos como, no caso em estudo, a política de reforma agrária implantada não foi para dar solução ao problema camponês, passando senão de um mero mecanismo a serviço dos latifundiários, os quais se utilizaram da lei de reforma agrária para capitalização da Fazenda falida por meio de uma milionária desapropriação. Palavras-chave: Agricultura irrigada. Reforma agrária. Desapropriação milionária. Problema camponês. 
id UEG-1_48fde076dcaf69a1c0f43055671c12ec
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3204
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a aplicação da política de reforma agrária no projeto de assentamento Catalunha, no município de Santa Maria da Boa Vista/PE, sertão do vale do rio São Francisco. A investigação concentra-se na questão da terra a partir dos aspectos históricos e sociais da fruticultura irrigada, bem como da crise vivenciada por esta atividade econômica na década de 1990, contexto em que se inseriu a política da reforma agrária. Adotando o método histórico de pesquisa, por meio do materialismo dialético, investigamos quais as motivações econômicas que levaram à implantação do projeto de assentamento Catalunha e como esta política reformista do velho Estado brasileiro impactou econômica e socialmente a realidade camponesa da região. Investigaremos como, no caso em estudo, a política de reforma agrária implantada não foi para dar solução ao problema camponês, passando senão de um mero mecanismo a serviço dos latifundiários, os quais se utilizaram da lei de reforma agrária para capitalização da Fazenda falida por meio de uma milionária desapropriação. Palavras-chave: Agricultura irrigada. Reforma agrária. Desapropriação milionária. Problema camponês. Universidade Estadual de Goiás2015-07-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204Revista de História da UEG; v. 4 n. 1 (2015): Tema Livre; 83-972316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204/2499Amorim, Franciel Coelho Luz deAlmeida, Moisés Diniz deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:39:48Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/3204Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:39:48Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
title A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
spellingShingle A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
Amorim, Franciel Coelho Luz de
title_short A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
title_full A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
title_fullStr A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
title_full_unstemmed A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
title_sort A política de capitalização latifundiária da reforma agrária no Vale do Rio São Francisco: um estudo no projeto de assentamento Catalunha (PE, Brasil, 1980-1998)
author Amorim, Franciel Coelho Luz de
author_facet Amorim, Franciel Coelho Luz de
Almeida, Moisés Diniz de
author_role author
author2 Almeida, Moisés Diniz de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amorim, Franciel Coelho Luz de
Almeida, Moisés Diniz de
description Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a aplicação da política de reforma agrária no projeto de assentamento Catalunha, no município de Santa Maria da Boa Vista/PE, sertão do vale do rio São Francisco. A investigação concentra-se na questão da terra a partir dos aspectos históricos e sociais da fruticultura irrigada, bem como da crise vivenciada por esta atividade econômica na década de 1990, contexto em que se inseriu a política da reforma agrária. Adotando o método histórico de pesquisa, por meio do materialismo dialético, investigamos quais as motivações econômicas que levaram à implantação do projeto de assentamento Catalunha e como esta política reformista do velho Estado brasileiro impactou econômica e socialmente a realidade camponesa da região. Investigaremos como, no caso em estudo, a política de reforma agrária implantada não foi para dar solução ao problema camponês, passando senão de um mero mecanismo a serviço dos latifundiários, os quais se utilizaram da lei de reforma agrária para capitalização da Fazenda falida por meio de uma milionária desapropriação. Palavras-chave: Agricultura irrigada. Reforma agrária. Desapropriação milionária. Problema camponês. 
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/3204/2499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 4 n. 1 (2015): Tema Livre; 83-97
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306035991674880