O lúdico como metodologia no ensino de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Mariana Cardoso de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bastos, Rafael Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093
Resumo: Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.
id UEG-1_5030496c42c0c50d70252f2a472690cc
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8093
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling O lúdico como metodologia no ensino de HistóriaResumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 377-3862316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093/5631Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mariana Cardoso deBastos, Rafael Coelho2021-06-24T13:26:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8093Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-06-24T13:26:40Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico como metodologia no ensino de História
title O lúdico como metodologia no ensino de História
spellingShingle O lúdico como metodologia no ensino de História
Sousa, Mariana Cardoso de
title_short O lúdico como metodologia no ensino de História
title_full O lúdico como metodologia no ensino de História
title_fullStr O lúdico como metodologia no ensino de História
title_full_unstemmed O lúdico como metodologia no ensino de História
title_sort O lúdico como metodologia no ensino de História
author Sousa, Mariana Cardoso de
author_facet Sousa, Mariana Cardoso de
Bastos, Rafael Coelho
author_role author
author2 Bastos, Rafael Coelho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Mariana Cardoso de
Bastos, Rafael Coelho
description Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093/5631
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 377-386
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306036414251008