O lúdico como metodologia no ensino de História
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093 |
Resumo: | Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos. |
id |
UEG-1_5030496c42c0c50d70252f2a472690cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8093 |
network_acronym_str |
UEG-1 |
network_name_str |
Revista de História da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
O lúdico como metodologia no ensino de HistóriaResumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 377-3862316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093/5631Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSousa, Mariana Cardoso deBastos, Rafael Coelho2021-06-24T13:26:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/8093Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-06-24T13:26:40Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
title |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
spellingShingle |
O lúdico como metodologia no ensino de História Sousa, Mariana Cardoso de |
title_short |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
title_full |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
title_fullStr |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
title_full_unstemmed |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
title_sort |
O lúdico como metodologia no ensino de História |
author |
Sousa, Mariana Cardoso de |
author_facet |
Sousa, Mariana Cardoso de Bastos, Rafael Coelho |
author_role |
author |
author2 |
Bastos, Rafael Coelho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Mariana Cardoso de Bastos, Rafael Coelho |
description |
Resumo: Somos professores de História há 11 anos e atuamos na rede estadual de ensino do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente, trabalhamos com turmas do Ensino Médio regular (Formação Geral e Formação de Professores) e com a modalidade CEJA (jovens e adultos). Este trabalho, porém, foi desenvolvido com a modalidade regular. Trata-se de usar passatempos como metodologia e não como instrumento e incluir jogos (com tabuleiros em tamanho grande para que os alunos andem sobre eles) nos processos avaliativos que culminaram em uma Olimpíada de História, composta por quatro jogos. Deste trabalho (elaborado ao longo de uma década), surgiu uma coleção de três volumes intitulada Jogos de História e Jogo das Caixas Volume I publicados pela Editora Clube de Autores entre os anos de 2016 e 2018. Além disso, montamos um grupo no Facebook (chamado História Divertida) no qual publicamos, semanalmente, uma atividade dos livros da coleção. Esta atividade está em Power Point e pode ser usada diretamente em sala de aula. Ali o professor conta com objetos digitais (mapas, imagens etc.) e materiais complementares para a aula do respectivo tema. Palavras-chave: História. Passatempos. Jogos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093 |
url |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/8093/5631 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 377-386 2316-4379 reponame:Revista de História da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Revista de História da UEG |
collection |
Revista de História da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com |
_version_ |
1799306036414251008 |