Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Edimar
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303
Resumo: Este estudo objetiva compreender os primórdios do ensino rural em Lomba Grande (Novo Hamburgo/RS), particularmente a implantação da Aula Pública Mista do Morro dos Bois, em 1933, a partir das memórias (orais e escritas). A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias como documento que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. O arraigamento à cultura local representou um conjunto de significados partilhados econstruídos para conhecer um pouco sobre a singularidade das Aulas Públicas em horizontes rurais, primórdios das Escolas Municipais.
id UEG-1_9b920b7ca9009b4b9d60eebf76c3c692
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1303
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada TiradentesEste estudo objetiva compreender os primórdios do ensino rural em Lomba Grande (Novo Hamburgo/RS), particularmente a implantação da Aula Pública Mista do Morro dos Bois, em 1933, a partir das memórias (orais e escritas). A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias como documento que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. O arraigamento à cultura local representou um conjunto de significados partilhados econstruídos para conhecer um pouco sobre a singularidade das Aulas Públicas em horizontes rurais, primórdios das Escolas Municipais.Universidade Estadual de Goiás2013-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303Revista de História da UEG; v. 1 n. 2 (2012): Tema Livre; 23-392316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303/705Souza, José Edimarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:26:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1303Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:26:15Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
title Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
spellingShingle Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
Souza, José Edimar
title_short Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
title_full Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
title_fullStr Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
title_full_unstemmed Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
title_sort Aula Pública Mista do Morro dos Bois/RS (1933): a Escola Isolada Tiradentes
author Souza, José Edimar
author_facet Souza, José Edimar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Edimar
description Este estudo objetiva compreender os primórdios do ensino rural em Lomba Grande (Novo Hamburgo/RS), particularmente a implantação da Aula Pública Mista do Morro dos Bois, em 1933, a partir das memórias (orais e escritas). A pesquisa desenvolvida sob a perspectiva da História Cultural utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas, tendo as narrativas e imagens como documentos. Analisa memórias como documento que possibilitaram recompor cenários do contexto do ensino rural que identificam marcas das políticas educacionais de uma época. O arraigamento à cultura local representou um conjunto de significados partilhados econstruídos para conhecer um pouco sobre a singularidade das Aulas Públicas em horizontes rurais, primórdios das Escolas Municipais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1303/705
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 1 n. 2 (2012): Tema Livre; 23-39
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306035598458880