A representação histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a recepção da obra A Ferrovia do Diabo na imprensa carioca e paulista nos anos de 1960 e 1970

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pacheco, Alexandre
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima, Camila Savenhago de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12454
Resumo: Este artigo se encarrega de analisar o impacto que a obra A Ferrovia do Diabo, de Manoel Rodrigues Ferreira, teve na construção de uma nova representação histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, nos anos de 1960 e 1970, através da análise de críticas em artigos de jornais cariocas e paulistas que recepcionaram o livro de Rodrigues Ferreira. A fundamentação teórica levou em conta os estudos da recepção do texto impresso em nossa contemporaneidade, os estudos sobre a crítica jornalista no século XX, como também o uso do conceito de representação de Roger Chartier. Os resultados da pesquisa indicaram que a obra A Ferrovia do Diabo, a partir dos anos de 1970, reimprimiu no imaginário da crítica jornalística a representação da Madeira Mamoré como uma ferrovia trágica, sombria e melancólica. Palavras-chave: Representações históricas. Madeira Mamoré. Recepção crítica. Ferrovia do Diabo. Imprensa.
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spelling A representação histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a recepção da obra A Ferrovia do Diabo na imprensa carioca e paulista nos anos de 1960 e 1970The historical representation of the Madeira Mamoré Railroad and the reception of the work A Ferrovia do Diabo in the Rio and São Paulo press in the 1960s and 1970sLa representación histórica del ferrocarril Madeira Mamoré y la recepción de la obra A Ferrovia do Diabo en la prensa de Río y São Paulo en los años sesenta y setentaEste artigo se encarrega de analisar o impacto que a obra A Ferrovia do Diabo, de Manoel Rodrigues Ferreira, teve na construção de uma nova representação histórica da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, nos anos de 1960 e 1970, através da análise de críticas em artigos de jornais cariocas e paulistas que recepcionaram o livro de Rodrigues Ferreira. A fundamentação teórica levou em conta os estudos da recepção do texto impresso em nossa contemporaneidade, os estudos sobre a crítica jornalista no século XX, como também o uso do conceito de representação de Roger Chartier. Os resultados da pesquisa indicaram que a obra A Ferrovia do Diabo, a partir dos anos de 1970, reimprimiu no imaginário da crítica jornalística a representação da Madeira Mamoré como uma ferrovia trágica, sombria e melancólica. Palavras-chave: Representações históricas. Madeira Mamoré. Recepção crítica. Ferrovia do Diabo. Imprensa.This article analyzes the impact that the work A Ferrovia do Diabo, by Manoel Rodrigues Ferreira, had on the construction of a new historical representation of the Madeira Mamoré Railroad - in the 1960s and 1970s, through the analysis of criticism in articles from Rio de Janeiro and São Paulo newspapers that hosted Rodrigues Ferreira's book. The theoretical foundation took into account studies on the reception of printed texts in our contemporary times, studies on journalistic criticism in the 20th century, as well as the use of Roger Chartier's concept of representation. The research results indicated that the work A Ferrovia do Diabo, from the 1970s onwards, reprinted in the imagination of journalistic critics the representation of Madeira Mamoré as a tragic, dark and melancholic railway. Keywords: Historical representations. Madeira Mamoré. Critical reception. Ferrovia do Diabo. Press.Este trabajo analiza el impacto que tuvo la obra A Ferrovia do Diabo, de Manoel Rodrigues Ferreira, en la construcción de una nueva representación histórica del Ferrocarril Madeira Mamoré, en las décadas de 1960 y 1970, mediante el análisis de la crítica en artículos de periódicos de Janeiro y São Paulo que albergaron el libro de Rodrigues Ferreira. La base teórica tuvo en cuenta estudios sobre la recepción de textos impresos en nuestra época contemporánea, estudios sobre la crítica periodística en el siglo XX, así como el uso del concepto de representación de Roger Chartier. Los resultados de la investigación indicaron que la obra A Ferrovia do Diabo, a partir de la década de 1970, reimprimió en la imaginación de los críticos periodísticos la representación de Madeira Mamoré como un ferrocarril trágico, oscuro y melancólico. Palabras-clave: Representaciones históricas. Madeira Mamoré. Recepción de la crítica. Ferrovia do Diabo. Prensa.Universidade Estadual de Goiás2022-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1245410.31668/revistaueg.v11i2.12454Revista de História da UEG; v. 11 n. 2 (2022): Tema Livre; e1222012316-437910.31668/revistaueg.v11i2reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/12454/9184http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPacheco, AlexandreLima, Camila Savenhago de2022-07-19T14:08:40Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12454Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2022-07-19T14:08:40Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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