O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460 |
Resumo: | Resumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul. |
id |
UEG-1_c31bb628cfcb59d1302347e455dcbf4c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9460 |
network_acronym_str |
UEG-1 |
network_name_str |
Revista de História da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choroResumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul.Abstract: This work presents an analysis focused on the role of the instrumentalist-composer as an element that unites the cultures characterized as "erudite" and "popular" in the different practice spaces of Brazilian and South-Rio Grande Choro. Firstly, the relationship between popular and scholarly cultures is approached, seeking to reveal the existing interaction, non-opposition, and dispute for importance and hierarchy of concepts that, through the performance of the instrumentalist-composer, becomes characteristic of the history of the genre. In the second part of the work, the role of the instrumentalist-composer is highlighted in the debate, highlighting his contribution and importance as a mediator of these multicultural spaces of practice in different historical moments and with examples similarly contextualized in the scenario of national and southern Rio-Grandense Choro.Keywords: Choro. History. Popular Culture. Erudite Culture. Rio Grande do Sul.Universidade Estadual de Goiás2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460Revista de História da UEG; v. 9 n. 1 (2020): Tema Livre; e9120022316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460/7176Copyright (c) 2020 Revista de História da UEGhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPompermaier, Alexandre2020-06-26T15:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9460Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2020-06-26T15:36:56Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
title |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
spellingShingle |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro Pompermaier, Alexandre |
title_short |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
title_full |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
title_fullStr |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
title_full_unstemmed |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
title_sort |
O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro |
author |
Pompermaier, Alexandre |
author_facet |
Pompermaier, Alexandre |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompermaier, Alexandre |
description |
Resumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460 |
url |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460/7176 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da UEG http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista de História da UEG http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da UEG; v. 9 n. 1 (2020): Tema Livre; e912002 2316-4379 reponame:Revista de História da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Revista de História da UEG |
collection |
Revista de História da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com |
_version_ |
1799306036500234240 |