O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompermaier, Alexandre
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460
Resumo: Resumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul.
id UEG-1_c31bb628cfcb59d1302347e455dcbf4c
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9460
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choroResumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul.Abstract: This work presents an analysis focused on the role of the instrumentalist-composer as an element that unites the cultures characterized as "erudite" and "popular" in the different practice spaces of Brazilian and South-Rio Grande Choro. Firstly, the relationship between popular and scholarly cultures is approached, seeking to reveal the existing interaction, non-opposition, and dispute for importance and hierarchy of concepts that, through the performance of the instrumentalist-composer, becomes characteristic of the history of the genre. In the second part of the work, the role of the instrumentalist-composer is highlighted in the debate, highlighting his contribution and importance as a mediator of these multicultural spaces of practice in different historical moments and with examples similarly contextualized in the scenario of national and southern Rio-Grandense Choro.Keywords: Choro. History. Popular Culture. Erudite Culture. Rio Grande do Sul.Universidade Estadual de Goiás2020-01-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460Revista de História da UEG; v. 9 n. 1 (2020): Tema Livre; e9120022316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460/7176Copyright (c) 2020 Revista de História da UEGhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPompermaier, Alexandre2020-06-26T15:36:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/9460Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2020-06-26T15:36:56Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
title O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
spellingShingle O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
Pompermaier, Alexandre
title_short O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
title_full O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
title_fullStr O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
title_full_unstemmed O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
title_sort O papel do instrumentista/compositor como elemento de síntese entre o erudito e o popular nos espaços de prática do choro
author Pompermaier, Alexandre
author_facet Pompermaier, Alexandre
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompermaier, Alexandre
description Resumo: Este trabalho apresenta uma análise voltada ao papel do instrumentista-compositor como elemento que une as culturas caracterizadas como “erudita” e “popular” nos diferentes espaços de prática do Choro brasileiro e sul-rio-grandense. Primeiramente, aborda-se a relação entre as culturas do popular e do erudito, buscando revelar a interação existente e não oposição e disputa por importância e hierarquização dos conceitos que, pela atuação do instrumentista-compositor, torna-se característica da história do gênero. Na segunda parte do trabalho insere-se no debate o papel do instrumentista-compositor, evidenciando sua contribuição e importância como mediador desses espaços multiculturais de prática em diferentes momentos históricos e com exemplos da mesma forma contextualizados no cenário do Choro nacional e sul-rio-grandense. Palavras-Chave: Choro. História. Cultura Popular. Cultura Erudita. Rio Grande do Sul.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/9460/7176
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da UEG
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista de História da UEG
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 9 n. 1 (2020): Tema Livre; e912002
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1799306036500234240