Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gelb, Ricardo Keenan
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Machado Domingos, Charles Sidarta
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133
Resumo: Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar, embasado nas idéias de Antonio Gramsci e de Louis Althusser, a utilização da Educação e da Escola como aparelho ideológico de estado e como mecanismo de obtenção de consenso, dentro de uma estratégia de controle hegemônico. O período histórico escolhido para esta análise é o da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A análise se dará através do exame de manuais e livros didáticos de Educação Moral e Cívica, produzidos e utilizados no período em estudo. O objetivo do trabalho é entender esse período histórico e analisar a forma como a Educação, a escola e os professores serviram à consolidação do projeto hegemônico da ditadura civil-militar.  Palavras-chave: História; Ditadura civil-militar; Hegemonia; Aparelhos ideológicos. 
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