Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133 |
Resumo: | Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar, embasado nas idéias de Antonio Gramsci e de Louis Althusser, a utilização da Educação e da Escola como aparelho ideológico de estado e como mecanismo de obtenção de consenso, dentro de uma estratégia de controle hegemônico. O período histórico escolhido para esta análise é o da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A análise se dará através do exame de manuais e livros didáticos de Educação Moral e Cívica, produzidos e utilizados no período em estudo. O objetivo do trabalho é entender esse período histórico e analisar a forma como a Educação, a escola e os professores serviram à consolidação do projeto hegemônico da ditadura civil-militar. Palavras-chave: História; Ditadura civil-militar; Hegemonia; Aparelhos ideológicos. |
id |
UEG-1_c33ec72f5d3cb05b076649a013b623e4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2133 |
network_acronym_str |
UEG-1 |
network_name_str |
Revista de História da UEG |
repository_id_str |
|
spelling |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poderResumo: Este artigo tem como objetivo estudar, embasado nas idéias de Antonio Gramsci e de Louis Althusser, a utilização da Educação e da Escola como aparelho ideológico de estado e como mecanismo de obtenção de consenso, dentro de uma estratégia de controle hegemônico. O período histórico escolhido para esta análise é o da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A análise se dará através do exame de manuais e livros didáticos de Educação Moral e Cívica, produzidos e utilizados no período em estudo. O objetivo do trabalho é entender esse período histórico e analisar a forma como a Educação, a escola e os professores serviram à consolidação do projeto hegemônico da ditadura civil-militar. Palavras-chave: História; Ditadura civil-militar; Hegemonia; Aparelhos ideológicos. Universidade Estadual de Goiás2014-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 36-552316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133/1868https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133/1880Gelb, Ricardo KeenanMachado Domingos, Charles Sidartainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-06T15:21:51Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2133Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2019-02-06T15:21:51Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
title |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
spellingShingle |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder Gelb, Ricardo Keenan |
title_short |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
title_full |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
title_fullStr |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
title_full_unstemmed |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
title_sort |
Coerção e consenso no país dos generais: a educação a serviço de um projeto de poder |
author |
Gelb, Ricardo Keenan |
author_facet |
Gelb, Ricardo Keenan Machado Domingos, Charles Sidarta |
author_role |
author |
author2 |
Machado Domingos, Charles Sidarta |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gelb, Ricardo Keenan Machado Domingos, Charles Sidarta |
description |
Resumo: Este artigo tem como objetivo estudar, embasado nas idéias de Antonio Gramsci e de Louis Althusser, a utilização da Educação e da Escola como aparelho ideológico de estado e como mecanismo de obtenção de consenso, dentro de uma estratégia de controle hegemônico. O período histórico escolhido para esta análise é o da ditadura civil-militar que governou o Brasil de 1964 a 1985. A análise se dará através do exame de manuais e livros didáticos de Educação Moral e Cívica, produzidos e utilizados no período em estudo. O objetivo do trabalho é entender esse período histórico e analisar a forma como a Educação, a escola e os professores serviram à consolidação do projeto hegemônico da ditadura civil-militar. Palavras-chave: História; Ditadura civil-militar; Hegemonia; Aparelhos ideológicos. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133 |
url |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133/1868 https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/2133/1880 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Goiás |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de História da UEG; v. 3 n. 1 (2014): Tema Livre; 36-55 2316-4379 reponame:Revista de História da UEG instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG) instacron:UEG |
instname_str |
Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
instacron_str |
UEG |
institution |
UEG |
reponame_str |
Revista de História da UEG |
collection |
Revista de História da UEG |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com |
_version_ |
1799306035648790528 |