Caminhos Identitários: contribuições de Kabengele Munanga na construção da identidade negra positiva
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de História da UEG |
Texto Completo: | https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7329 |
Resumo: | Resumo: O presente artigo parte de inquietações postuladas a partir das leituras das obras do professor Kabengele Munanga, do qual destacamos as produções literárias: Negritude: usos e sentidos (1986), Superando o racismo na escola (2005), Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia (2004). Tais reflexões ressignificaram a construção das nossas identidades docentes, o que tem rebatimento intenso na forma que visualizamos as possibilidades culturais dispostas no chão da escola. Nesse movimento, recorremos ao teórico Tomaz Tadeu da Silva (2000) para elucidar de que forma se entrelaçam as categorias Identidade e Diferença. Ambas pautadas nas intencionalidades da classe hegemônica. Além disso, convidamos para o diálogo Nilma Lino Gomes (2003) para compreender ainda mais as questões de identidade e questões raciais. No campo do poder simbólico, acessamos as produções de Bourdieu (1989). Enfim, traçamos veios teóricos com a prerrogativa de articular posturas favoráveis a Lei Federal 10.639/03. Palavras-chave: Educação. Racismo. Identidade. Diferença. Poder Simbólico. |
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Caminhos Identitários: contribuições de Kabengele Munanga na construção da identidade negra positivaResumo: O presente artigo parte de inquietações postuladas a partir das leituras das obras do professor Kabengele Munanga, do qual destacamos as produções literárias: Negritude: usos e sentidos (1986), Superando o racismo na escola (2005), Uma Abordagem Conceitual das Noções de Raça, Racismo, Identidade e Etnia (2004). Tais reflexões ressignificaram a construção das nossas identidades docentes, o que tem rebatimento intenso na forma que visualizamos as possibilidades culturais dispostas no chão da escola. Nesse movimento, recorremos ao teórico Tomaz Tadeu da Silva (2000) para elucidar de que forma se entrelaçam as categorias Identidade e Diferença. Ambas pautadas nas intencionalidades da classe hegemônica. Além disso, convidamos para o diálogo Nilma Lino Gomes (2003) para compreender ainda mais as questões de identidade e questões raciais. No campo do poder simbólico, acessamos as produções de Bourdieu (1989). Enfim, traçamos veios teóricos com a prerrogativa de articular posturas favoráveis a Lei Federal 10.639/03. Palavras-chave: Educação. Racismo. Identidade. Diferença. Poder Simbólico.Universidade Estadual de Goiás2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7329Revista de História da UEG; v. 7 n. 1 (2018): Dossiê “África e Diáspora: 15 anos da Lei Federal 10.639/03 e os desafios do campo de estudos no Brasil”; 145-1552316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/7329/5601Copyright (c) 2018 Revista de História da UEG (ISSN 2316-4379)http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDamascena, Quecia SilvaMiranda, Eduardo Oliveira2021-01-07T13:28:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/7329Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T13:28:57Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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