A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rafael Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de História da UEG
Texto Completo: https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588
Resumo: O presente texto tem como objetivo propor novas possibilidades de trabalho da imagem fílmica como instrumento pedagógico. Para tanto, parte-se da discussão que Robert Stam faz acerca das relações existentes entre o cinema e o imperialismo cultural eurocêntrico, dando ênfase também ao modo pelo qual este mesmo autor se utiliza das categorias propostas por Mikhail Bakhtin – sobretudo a de dialogismo – para a análise de produtos culturais, em especial para a análise fílmica. O esforço central é o da defesa de um uso metodológico mais crítico e ao mesmo tempo mais prazeroso do cinema em sala de aula, assentada na caracterização do ensino como processo dialógico.
id UEG-1_ea8c33e1e9a86e0e756b2f28da9b3164
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1588
network_acronym_str UEG-1
network_name_str Revista de História da UEG
repository_id_str
spelling A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aulaO presente texto tem como objetivo propor novas possibilidades de trabalho da imagem fílmica como instrumento pedagógico. Para tanto, parte-se da discussão que Robert Stam faz acerca das relações existentes entre o cinema e o imperialismo cultural eurocêntrico, dando ênfase também ao modo pelo qual este mesmo autor se utiliza das categorias propostas por Mikhail Bakhtin – sobretudo a de dialogismo – para a análise de produtos culturais, em especial para a análise fílmica. O esforço central é o da defesa de um uso metodológico mais crítico e ao mesmo tempo mais prazeroso do cinema em sala de aula, assentada na caracterização do ensino como processo dialógico.Universidade Estadual de Goiás2013-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588Revista de História da UEG; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê “(Ab)Usos do Cinema em História”; 29-462316-4379reponame:Revista de História da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEGporhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588/953Borges, Rafael Gonçalvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-07T12:56:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1588Revistahttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/PUBhttps://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/oai||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com2316-43792316-4379opendoar:2021-01-07T12:56:58Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
title A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
spellingShingle A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
Borges, Rafael Gonçalves
title_short A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
title_full A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
title_fullStr A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
title_full_unstemmed A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
title_sort A crítica da imagem eurocêntrica no ensino de história: uma proposta dialógica de análise fílmica em sala de aula
author Borges, Rafael Gonçalves
author_facet Borges, Rafael Gonçalves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rafael Gonçalves
description O presente texto tem como objetivo propor novas possibilidades de trabalho da imagem fílmica como instrumento pedagógico. Para tanto, parte-se da discussão que Robert Stam faz acerca das relações existentes entre o cinema e o imperialismo cultural eurocêntrico, dando ênfase também ao modo pelo qual este mesmo autor se utiliza das categorias propostas por Mikhail Bakhtin – sobretudo a de dialogismo – para a análise de produtos culturais, em especial para a análise fílmica. O esforço central é o da defesa de um uso metodológico mais crítico e ao mesmo tempo mais prazeroso do cinema em sala de aula, assentada na caracterização do ensino como processo dialógico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588
url https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revista.ueg.br/index.php/revistahistoria/article/view/1588/953
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Revista de História da UEG; v. 2 n. 1 (2013): Dossiê “(Ab)Usos do Cinema em História”; 29-46
2316-4379
reponame:Revista de História da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Revista de História da UEG
collection Revista de História da UEG
repository.name.fl_str_mv Revista de História da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaueg-historia@yahoo.com.br|| revhistueg@gmail.com
_version_ 1750315394722168832