“Corda bamba”, “O meu amigo pintor” e “Nós três” : a simbologia das cores em Lygia Bojunga Nunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG |
Texto Completo: | http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1272 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo analisar a simbologia das cores nas ficções Corda Bamba (1979 [2009a), O Meu Amigo Pintor (1987[2006b]) e Nós Três (1987 [2006a]), da escritora de literatura infantil e juvenil Lygia Bojunga Nunes. Especificamente, o estudo visa compreender como Lygia Bojunga utiliza essa simbologia das cores para tratar questões sociais que nos afetam e que são muito pertinentes na contemporaneidade. Percorremos os principais conflitos das narrativas analisadas e, por meio da simbologia e das cores, uma nova leitura é decodificada. Optamos pelo método fenomenológico, em busca de uma análise compreensiva da consciência, uma vez que as vivências do mundo se dão por meio dela. Nessa perspectiva, buscamos autores como Giannotti (2021) que considera que cada ser tem uma visão diferente do mundo e da cor. Segundo esse autor, compreender o sentido das cores atualmente significa entender diferentes pontos de vistas e costumes. Portanto, não existe um único critério para descrevê-las, podendo ser interpretadas e lidas de várias formas. Para Vera Maria Tietzmann Silva (2001), a obra ficcional de Lygia Bojunga equilibra fantasia e realidade, sendo um grande incentivo à literatura infantil e juvenil pela interação e pelo protagonismo infantil, além da formação, reflexão, autoconhecimento e amadurecimento do leitor diante das diferenças, dos tabus e normas sociais preestabelecidos pela sociedade vigente. Desse modo, optamos pela pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde as análises se centram na discussão das obras de Lygia Bojunga, com vistas a elencar teorizações que possam contribuir para o tratamento da temática da simbologia das cores. Com esta pesquisa, mostramos como Lygia Bojunga Nunes constrói as suas narrativas utilizando a influência de cores para simbolizar e caracterizar imaginação e situações do cotidiano. |
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“Corda bamba”, “O meu amigo pintor” e “Nós três” : a simbologia das cores em Lygia Bojunga NunesSímbolosCoresLiteraturaLygia BojungaSymbolsNucleiLiteratureLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASEste estudo tem por objetivo analisar a simbologia das cores nas ficções Corda Bamba (1979 [2009a), O Meu Amigo Pintor (1987[2006b]) e Nós Três (1987 [2006a]), da escritora de literatura infantil e juvenil Lygia Bojunga Nunes. Especificamente, o estudo visa compreender como Lygia Bojunga utiliza essa simbologia das cores para tratar questões sociais que nos afetam e que são muito pertinentes na contemporaneidade. Percorremos os principais conflitos das narrativas analisadas e, por meio da simbologia e das cores, uma nova leitura é decodificada. Optamos pelo método fenomenológico, em busca de uma análise compreensiva da consciência, uma vez que as vivências do mundo se dão por meio dela. Nessa perspectiva, buscamos autores como Giannotti (2021) que considera que cada ser tem uma visão diferente do mundo e da cor. Segundo esse autor, compreender o sentido das cores atualmente significa entender diferentes pontos de vistas e costumes. Portanto, não existe um único critério para descrevê-las, podendo ser interpretadas e lidas de várias formas. Para Vera Maria Tietzmann Silva (2001), a obra ficcional de Lygia Bojunga equilibra fantasia e realidade, sendo um grande incentivo à literatura infantil e juvenil pela interação e pelo protagonismo infantil, além da formação, reflexão, autoconhecimento e amadurecimento do leitor diante das diferenças, dos tabus e normas sociais preestabelecidos pela sociedade vigente. Desse modo, optamos pela pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, onde as análises se centram na discussão das obras de Lygia Bojunga, com vistas a elencar teorizações que possam contribuir para o tratamento da temática da simbologia das cores. Com esta pesquisa, mostramos como Lygia Bojunga Nunes constrói as suas narrativas utilizando a influência de cores para simbolizar e caracterizar imaginação e situações do cotidiano.This study aims to analyze the symbology of colors in the fictions Corda Bamba (1979 [2009a), O Meu Amigo Pintor (1987[2006b]) and Nós Três (1987 [2006a]), by the writer of children's and youth literature Lygia Bojunga Nunes. Specifically, the study understands how Lygia Bojunga uses this symbology nuclei to address social issues of dimensions that are very relevant to contemporaneity. We go through the main conflicts of the novels and, through symbology and colors, a new reading is decoded. We opted for the phenomenological method, in search of a comprehensive analysis of consciousness, since the experiences of the world occur through it. In this perspective, we seek authors such as Giannotti (2021) who consider that each being has a different view of the world and color. According to this author, understanding the meaning of colors currently means different points of view and costumes. Therefore, there is no single criterion to describe them, and they can be interpreted and read in several ways. For Vera Maria Tietzmann Silva (2001), a fictional work by Lygia Bojunga balances fantasy and reality, being a great incentive to children's and youth literature through interaction and children's protagonism, in addition to training, reflection, self-knowledge and maturation in the face of differences, taboos and social norms pre-established by current society. Thus, we opted for qualitative research, of bibliography, which are based on the discussion of Lygia Bojunga Bojunga's analysis, with a view to listing the treatment of theorizations that can contribute to works dealing with the theme of the symbology of the nuclei. With this research, we show how Lygia Bojunga Nunes builds her narratives using an influence of nuclei to symbolize and characterize the imagination and everyday situations.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Araújo, Márcia Maria de Melohttps://orcid.org/0000-0002-7762-3041http://lattes.cnpq.br/4274917871675439Araújo, Márcia Maria de MeloDomingos, NormaDavid, Nismária AlvesCoêlho, Vanusa de Queiróz2023-08-24T00:49:36Z2022-01-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOÊLHO, Vanusa de Queiroz. “Corda bamba”, “O meu amigo pintor” e “Nós três”: a simbologia das cores em Lygia Bojunga Nunes. 2022. 93 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2022.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1272porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-08-24T00:49:36Zoai:tede2:tede/1272Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-08-24T00:49:36Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false |
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