O Professor na mídia goiana : representação identitária docente no contexto de implantação das Organizações sociais na educação do Estado de Goiás

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Fernanda da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/893
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção das identificações docentes nos discursos midiáticos no contexto decorrente do processo de implantação das Organizações Sociais nas escolas públicas do Estado de Goiás. Diante das questões que inquietam o cotidiano da escola, pautas relacionadas à educação têm sido amplamente discutidas pela mídia. Neste cenário de conflito de interesses, inevitavelmente, surge a figura do/a professor/a, que tem sua profissão debatida e questionada, principalmente pela suposta incapacidade em gerir e ofertar uma escola pública de qualidade, o que reforçaria a necessidade de mudanças nesse contexto. Com a intensificação das notícias, identificações docentes são reproduzidas, construídas e reconstruídas nos discursos midiáticos, fomentando a relação entre discurso/representação e a condição de ser professor/a. Neste trabalho, as interpretações e reflexões são construídas a partir da Análise do Discurso Crítica, em diálogo com as áreas da Psicologia Social e Teoria Social da Mídia. Para tanto, fundamentamos a pesquisa as contribuições teóricas de Fairclough (2016), Van Leeuwen (1996), Thompson (2009, 2014), Moscovici (2003), Citelli (2012), entre outros. O estudo, de caráter qualitativo, busca realizar uma análise discursiva, pautada pelos pressupostos da Teoria de Representações de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1996), de textos dos gêneros reportagem, notícia e editorial, publicados no jornal de circulação estadual O Popular. O corpus de investigação é composto por textos que contemplam o recorte temático (educação e tentativa de implantação das Organizações Sociais) e o recorte temporal (de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016), período de maior circulação de notícias sobre o tema. Este estudo parte do pressuposto de que a relação entre discurso, identidade e mídia é rica em possibilidades para problematizar e entender para além do texto, desvelando as redes de relações de poder, assim como as tentativas de legitimar práticas hegemônicas através do discurso. Os resultados indicam que é uma prática comum ao jornal O Popular representar os/as professores/as de maneira passiva, indeterminada e/ou generalizada, como pessoas comuns que fazem parte do “mundo dos governados”.
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Com a intensificação das notícias, identificações docentes são reproduzidas, construídas e reconstruídas nos discursos midiáticos, fomentando a relação entre discurso/representação e a condição de ser professor/a. Neste trabalho, as interpretações e reflexões são construídas a partir da Análise do Discurso Crítica, em diálogo com as áreas da Psicologia Social e Teoria Social da Mídia. Para tanto, fundamentamos a pesquisa as contribuições teóricas de Fairclough (2016), Van Leeuwen (1996), Thompson (2009, 2014), Moscovici (2003), Citelli (2012), entre outros. O estudo, de caráter qualitativo, busca realizar uma análise discursiva, pautada pelos pressupostos da Teoria de Representações de Atores Sociais (VAN LEEUWEN, 1996), de textos dos gêneros reportagem, notícia e editorial, publicados no jornal de circulação estadual O Popular. O corpus de investigação é composto por textos que contemplam o recorte temático (educação e tentativa de implantação das Organizações Sociais) e o recorte temporal (de dezembro de 2015 a fevereiro de 2016), período de maior circulação de notícias sobre o tema. Este estudo parte do pressuposto de que a relação entre discurso, identidade e mídia é rica em possibilidades para problematizar e entender para além do texto, desvelando as redes de relações de poder, assim como as tentativas de legitimar práticas hegemônicas através do discurso. Os resultados indicam que é uma prática comum ao jornal O Popular representar os/as professores/as de maneira passiva, indeterminada e/ou generalizada, como pessoas comuns que fazem parte do “mundo dos governados”.This study aims to analyze the construction of teacher identifications in media discourses, in the context arising from the process of implementation of Social Organizations in public schools in the State of Goiás. Faced with issues that disturb schools’ day to day practices, education-related guidelines have been widely discussed by the media. In this conflict-of- interest scenario, inevitably, the figure of the teacher emerges, having their profession debated and questioned, mainly for the supposed inability to manage and offer a quality public education, which reinforces the need for changes in this context. With the intensification of the news, teacher identifications are reproduced, constructed and reconstructed in the media discourses, fostering the relationship between speech/representation and the condition of being a teacher. In this work, the interpretations and reflections are constructed through Critical Discourse Analysis, in dialogue with the fields of Social Psychology and Social Media Theory. For this purpose, the research is founded on the theoretical contributions of Fairclough (2016), Van Leeuwen (1996), Thompson (2009, 2014), Moscovici (2003), Citelli (2012), among others. The qualitative study seeks to perform a discursive analysis based on the assumptions of the Theory of Representations of Social Actors (VAN LEEUWEN, 1996), focusing on the genres of news stories, news articles and editorials, published in the state newspaper O Popular 1 . The corpus of the investigation is composed of texts that contemplate the thematic clippings (education and attempted deployment of Social Organizations) and of temporal clippings (from December 2015 to February 2016), period of greatest circulation of news on the subject. This study is based on the premises that the relationship between discourse, identity and the media is rich in possibilities to question and understand beyond the text, unveiling the networks of power relations, as well as the attempts to legitimize hegemonic practices through discourse. The results indicate that this is a common practice of the newspaper O Popular to represent teachers in passive, indeterminate and/or generalized manner, as common people that are part of the “governed world”.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Lima, Sostenes Cezar deLima, Sostenes Cezar deIgnácio, Ewerton de FreitasPereira, Ariovaldo LopesBento, André LúcioOliveira, Fernanda da Silva2021-12-03T18:28:49Z2018-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Fernanda da Silva. O Professor na mídia goiana : representação identitária docente no contexto de implantação das Organizações sociais na educação do Estado de Goiás. 2018. 104 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Campus Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas, Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/893porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-12-03T18:28:49Zoai:tede2:tede/893Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-12-03T18:28:49Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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