Formação stricto sensu dos professores da Rede Estadual Básica de Educação do Estado de Goiás – Sudoeste Goiano: evolução, tendências e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cidrão, Leonardo Alves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1120
Resumo: Este trabalho pesquisa sobre a formação dos professores da Rede Estadual Básica de Educação do Estado de Goiás – Sudoeste Goiano tem como foco os professores com formação na pós-graduação stricto sensu (mestrado) o objetivo geral analisar é discutir a formação e a pesquisa (dissertação) dos mesmos. A metodologia aplicada é de abordagem qualitativa e envolveu a análise documental. Para um aprofundamento na análise e discussões dos documentos utilizou-se também de aporte teórico de autores que escrevem e discutem sobre essa temática. Os dados levantados e analisados tiveram como fonte o site do Governo Goiás 360°e a classificação dos mesmos teve como suporte documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e Plataforma Currículo Lattes. A análise documental mostrou que a implantação da pós-graduação aconteceu em um período influenciado pelo governo nesse modelo de formação. Este período que se passou entre os anos de 1960 e 1980 visou qualificar professores para atuarem no Ensino Superior e formar pesquisadores que contribuíssem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Foi constatado que a formação dos professores da Educação Básica no nível da pós-graduação só foi objetivada no final do século XX quando o V e VI Plano Nacional de Pós-graduação e os Planos Nacionais de Educação apontam a necessidade de qualificar estes professores no intuito de melhorar a “qualidade” no nível de ensino da Educação Básica. A análise dos dados evidencia que a mudança do perfil dos professores do Sudoeste goiano ocorreu na medida em que se implantavam as políticas públicas do Plano Nacional de Educação e V e VI Plano Nacional de Pós-graduação ora aqui analisados, entretanto com avanços e retrocessos, pois o que se propôs foi atingido parcialmente.
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Para um aprofundamento na análise e discussões dos documentos utilizou-se também de aporte teórico de autores que escrevem e discutem sobre essa temática. Os dados levantados e analisados tiveram como fonte o site do Governo Goiás 360°e a classificação dos mesmos teve como suporte documentos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd e Plataforma Currículo Lattes. A análise documental mostrou que a implantação da pós-graduação aconteceu em um período influenciado pelo governo nesse modelo de formação. Este período que se passou entre os anos de 1960 e 1980 visou qualificar professores para atuarem no Ensino Superior e formar pesquisadores que contribuíssem para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. Foi constatado que a formação dos professores da Educação Básica no nível da pós-graduação só foi objetivada no final do século XX quando o V e VI Plano Nacional de Pós-graduação e os Planos Nacionais de Educação apontam a necessidade de qualificar estes professores no intuito de melhorar a “qualidade” no nível de ensino da Educação Básica. A análise dos dados evidencia que a mudança do perfil dos professores do Sudoeste goiano ocorreu na medida em que se implantavam as políticas públicas do Plano Nacional de Educação e V e VI Plano Nacional de Pós-graduação ora aqui analisados, entretanto com avanços e retrocessos, pois o que se propôs foi atingido parcialmente.This work researches on the training of teachers of the Basic State Education Network of the State of Goiás - Southwest Goiano, focusing on teachers with stricto sensu postgraduate training (master's). The research's general objective is to analyze and discuss the training and research (dissertation) of teachers with a master's degree in the Basic State Education Network - Southwest Goiano. The methodology applied is of a qualitative approach and involved document analysis. For an in-depth analysis and discussion of the documents, the theoretical contribution of authors who write and discuss this theme was also used. The data collected and analyzed had as source the website of the Government Goiás 360°. Their classification was supported by documents from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES, National Association of Graduate Studies and Research in Education - ANPEd and Curriculum Lattes Platform. Documentary analysis shows that the implementation of graduate studies took place in a period when the government influenced this training model. This period between the 1960s and 1980s aimed to qualify teachers to work in Higher Education and train researchers who would contribute to the economic and social development of Brazil. It was found that the training of Basic Education teachers at the postgraduate level was only objectified at the end of the 20th century when the V and VI National Postgraduate Plan and the National Education Plans point out the need to qualify these teachers in order to improve the quality in the teaching level of Basic Education. Data analysis allows us to say that the change in the profile of teachers in the Southwest Goiano occurred as the public policies of the National Education Plan and the V and VI National Postgraduate Plan analyzed here were implemented, however with advances and setbacks, as, what was proposed was partially achieved.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Abreu, Sandra Elaine Aires dehttp://lattes.cnpq.br/0420453566921454Abreu , Sandra Elaine Aires deOliveira, Camila Alberto Vicente deFerreira, João Roberto ResendeCidrão, Leonardo Alves2022-12-14T19:28:25Z2022-10-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCIDRÃO, Leonardo Alves. Formação stricto sensu dos professores da Rede Estadual Básica de Educação do Estado de Goiás – Sudoeste Goiano: evolução, tendências e perspectivas. 2022. 138f. Dissertação(Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias ) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária Anápolis de Ciências Socioeconômicas e Humanas Nelson de Abreu Júnior. Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/1120porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-12-14T19:28:25Zoai:tede2:tede/1120Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-12-14T19:28:25Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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