Contribuições dos espaços não formais de aprendizagem para alfabetização científica : uma experiência no Zoológico de Goiânia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Elenice Barbosa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/900
Resumo: O Parque Zoológico de Goiânia (PZG) é um espaço não formal de aprendizagem com múltiplas oportunidades para se desenvolver atividades educativas. Constantemente o PZG recebe a visita de grande número de estudantes, tanto da rede pública, quanto privada de ensino de todo o estado de Goiás. Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar as contribuições do PZG para o processo de alfabetização científica a partir de uma revisão histórico qualiquantitativa, bem como através do relato de uma experiência conduzida com alunos de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Educação de Goiás. Dessa forma, a dissertação foi estruturada em dois artigos, de modo que cada uma dessas duas propostas de investigação compõe um artigo. Para o primeiro artigo, os dados foram obtidos através da revisão da literatura e da análise documental do PZG. Nesse sentido, foi possível constatar que, ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento do pensamento humano, os zoológicos deixaram de ser locais de exibicionismo e de espetáculos, quando da sua criação, transformando-se em espaços de conservação, pesquisa, banco de dados genéticos, Educação e bem-estar animal, na atualidade. Foi verificado, ainda, um número expressivo de grupos institucionalizados e não institucionalizados que visitam o PZG, com destaque para estudantes da Educação Básica oriundos de escolas municipais. Analisando os projetos desenvolvidos pelos educadores ambientais do PZG, percebeu-se a conexão entre os temas das atividades ofertadas e as expectativas de aprendizagem das escolas, pois estas escolhem os projetos a serem desenvolvidos com os alunos de acordo com o seu interesse de ensino de modo que possam alcançar os objetivos propostos através da aproximação dos alunos com o objeto de estudo. A condução do segundo artigo foi realizada em cinco etapas: roda de conversa, sondagem dos conhecimentos prévios através de questionários e desenhos, visita ao PZG, verificação dos conhecimentos pós-visita por meio de questionários e desenhos, e socialização do conhecimento para a comunidade escolar. A roda de conversa revelou que poucos alunos conheciam o PZG e que a oportunidade de visitação despertou o interesse para o tema. Durante a visita, os alunos demonstraram empolgação e entusiasmo, através de perguntas e comentários. Nossa análise comparativa dos questionários e desenhos pré e pós-visita mostrou que ambas as turmas tiveram bom aproveitamento das atividades com ampliação do conhecimento, sobre a Fauna e Flora do Cerrado. Foram verificados nos instrumentos de avaliação, elementos e informações apresentadas pelos educadores ambientais durante a palestra e ao longo da trilha pedagógica, tais como características peculiares da Flora do Cerrado e animais típicos do bioma, que tinham sido pouco lembrados antes da visita. Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que o PZG pode funcionar como um espaço não formal de aprendizagem que contribui para o processo de alfabetização científica dos estudantes que o visitam. Como produtos educacionais dessa dissertação foram elaborados uma sequência didática contemplando o tema Cadeia Alimentar e um jogo educativo intitulado Fauna do Cerrado – Quem é o bicho? Contemplando as características dos animais do Cerrado, que foi desenvolvido em três versões: cartas, projeção e aplicativo para celular. Tais recursos objetivam contribuir com os professores na abordagem sobre o tema de forma lúdica, de modo a despertar maior interesse dos alunos.
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Diante disso, este trabalho teve por objetivo investigar as contribuições do PZG para o processo de alfabetização científica a partir de uma revisão histórico qualiquantitativa, bem como através do relato de uma experiência conduzida com alunos de duas turmas do 5º ano do ensino fundamental da rede estadual de Educação de Goiás. Dessa forma, a dissertação foi estruturada em dois artigos, de modo que cada uma dessas duas propostas de investigação compõe um artigo. Para o primeiro artigo, os dados foram obtidos através da revisão da literatura e da análise documental do PZG. Nesse sentido, foi possível constatar que, ao longo do tempo, de acordo com o desenvolvimento do pensamento humano, os zoológicos deixaram de ser locais de exibicionismo e de espetáculos, quando da sua criação, transformando-se em espaços de conservação, pesquisa, banco de dados genéticos, Educação e bem-estar animal, na atualidade. Foi verificado, ainda, um número expressivo de grupos institucionalizados e não institucionalizados que visitam o PZG, com destaque para estudantes da Educação Básica oriundos de escolas municipais. Analisando os projetos desenvolvidos pelos educadores ambientais do PZG, percebeu-se a conexão entre os temas das atividades ofertadas e as expectativas de aprendizagem das escolas, pois estas escolhem os projetos a serem desenvolvidos com os alunos de acordo com o seu interesse de ensino de modo que possam alcançar os objetivos propostos através da aproximação dos alunos com o objeto de estudo. A condução do segundo artigo foi realizada em cinco etapas: roda de conversa, sondagem dos conhecimentos prévios através de questionários e desenhos, visita ao PZG, verificação dos conhecimentos pós-visita por meio de questionários e desenhos, e socialização do conhecimento para a comunidade escolar. A roda de conversa revelou que poucos alunos conheciam o PZG e que a oportunidade de visitação despertou o interesse para o tema. Durante a visita, os alunos demonstraram empolgação e entusiasmo, através de perguntas e comentários. Nossa análise comparativa dos questionários e desenhos pré e pós-visita mostrou que ambas as turmas tiveram bom aproveitamento das atividades com ampliação do conhecimento, sobre a Fauna e Flora do Cerrado. Foram verificados nos instrumentos de avaliação, elementos e informações apresentadas pelos educadores ambientais durante a palestra e ao longo da trilha pedagógica, tais como características peculiares da Flora do Cerrado e animais típicos do bioma, que tinham sido pouco lembrados antes da visita. Diante dos resultados obtidos, é possível concluir que o PZG pode funcionar como um espaço não formal de aprendizagem que contribui para o processo de alfabetização científica dos estudantes que o visitam. Como produtos educacionais dessa dissertação foram elaborados uma sequência didática contemplando o tema Cadeia Alimentar e um jogo educativo intitulado Fauna do Cerrado – Quem é o bicho? Contemplando as características dos animais do Cerrado, que foi desenvolvido em três versões: cartas, projeção e aplicativo para celular. Tais recursos objetivam contribuir com os professores na abordagem sobre o tema de forma lúdica, de modo a despertar maior interesse dos alunos.The Goiânia Zoological Park (PZG) is a non-formal learning space with multiple opportunities to develop educational activities. PZG constantly receives visits from a large number of students, both from public and private schools from all over the state of Goiás. a qualitative and quantitative historical review, as well as through the report of an experience conducted with students from two classes of the 5th year of elementary school in the state education system of Goiás. Thus, the dissertation was structured in two articles, so that each of these two research proposals compose an article. For the first article, data were obtained through literature review and document analysis of the PZG. In this sense, it was possible to see that over time, according to the development of human thought, zoos stopped being places of exhibitionism and spectacles, when they were created, becoming spaces for conservation, research, database genetics, Education and animal welfare, in the present time. It was also verified a significant number of institutionalized and non-institutionalized groups that visit the PZG, with emphasis on Basic Education students from municipal schools. Analyzing the projects developed by the PZG environmental educators, it was noticed the connection between the themes of the activities offered and the learning expectations of the schools, because they choose the projects to be developed with the students according to their teaching interest so that they can reach the proposed objectives through bringing the students closer to the object of study. The second article was conducted in five stages: conversation circle, survey of prior knowledge through questionnaires and drawings, visit to the PZG, post-visit knowledge verification through questionnaires and drawings, and socialization of knowledge to the community school. The roundtable revealed that few students knew about the PZG and that the opportunity to visit aroused interest in the topic. During the visit, students demonstrated excitement and enthusiasm through questions and comments. Our comparative analysis of pre- and post-visit questionnaires and designs, showed that both groups had good use of activities with expansion of knowledge about the Fauna and Flora of the Cerrado. Elements and information presented by the environmental educators during the lecture and along the educational trail were verified in the evaluation instruments, such aspeculiar characteristics of the Cerrado Flora and typical animals of the biome, which had been little remembered before the visit. Given the results obtained, it is possible to conclude that the PZG can function as a non-formal learning space that contributes to the scientific literacy process of students who visit it. As educational products of this dissertation, a didactic sequence was elaborated contemplating the Food Chain theme and an educational game entitled Cerrado Fauna – Quem é o bicho? Contemplating the characteristics of animals in the Cerrado, which was developed in three versions: letters, projection and mobile application. Such resources aim to contribute to teachers in approaching the topic in a playful way, in order to arouse greater interest from students.Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Profissional em Ensino de CiênciasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Profissional em Ensino de Ciências (PPEC)Santos, Solange Xavier doshttp://lattes.cnpq.br/5471284872073952Santos, Solange Xavier dosAraújo, Cleide Sandra Tavares deDiniz, Vânia Sardinha dos SantosAbrão, Elenice Barbosa2022-01-13T16:59:28Z2021-08-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfABRÃO, Elenice Barbosa. Contribuições dos espaços não formais de aprendizagem para alfabetização científica : uma experiência no Zoológico de Goiânia. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Câmpus Central - Sede: Anápolis - CET, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis-GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/900porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2022-01-13T16:59:28Zoai:tede2:tede/900Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2022-01-13T16:59:28Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
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