As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/869
Resumo: O presente estudo, de abordagem qualitativa, aborda as tecnologias na educação, a partir da seguinte questão: como ocorre a mediação docente na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)? Diante disso, buscou-se uma compreensão mais próxima da mediação didática e as TIC, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola pública dos anos iniciais, do município de Valparaíso de Goiás. Para a realização do estudo, foram levantados dados estatístico-educacionais da Educação Básica, do Estado de Goiás e do município pesquisado. Os professores, sujeitos da pesquisa, foram caracterizados e seus relatos foram colhidos. As entrevistas semiestruturadas e as observações realizadas na escola permitiram verificar as ações dos docentes, as quais foram analisadas por meio do agrupamento das ideias e expressões do estudo. À luz de Vygotsky (1989), Lenoir (2011), D’Avila (2002) e Toschi (2010) buscou-se analisar o significado que a mediação assume na relação sujeito / objeto do conhecimento. Considerando as tecnologias e sua historicidade, as reflexões propostas foram pautadas em Vargas (1999), Cardoso (1999), Dowbor (2001) e Grinspun (1999). O texto propõe uma compreensão da função do docente, baseada nas ideias de Nóvoa (1992), Libâneo (1994, 2011), dentre outros estudiosos, e destaca a mediação didática como uma proposta a ser considerada pelo professor, a fim de contribuir para uma prática em que o educando é conduzido a participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem de maneira ativa e efetiva. Os resultados encontrados não possibilitam informar que as TIC contribuem para a mediação docente nos anos iniciais. As dificuldades enfrentadas pelos docentes em seu cotidiano prejudicam a execução de várias atividades planejadas e não favorecem o engajamento dos discentes nos trabalhos desenvolvidos.
id UEG-2_194cd1f58dd9c5ea97c0889e1c9f5e45
oai_identifier_str oai:tede2:tede/869
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docenteAs Tecnologias de informação e comunicação e a mediação docenteTecnologia da Informação e Comunicação - TIC na educaçãoCognitive mediation and didactic mediationTeconologia da Informação e Comunicação e mediação docenteInformation and Communication Technology in educationInformation and Communication Technology and teaching mediationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente estudo, de abordagem qualitativa, aborda as tecnologias na educação, a partir da seguinte questão: como ocorre a mediação docente na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)? Diante disso, buscou-se uma compreensão mais próxima da mediação didática e as TIC, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola pública dos anos iniciais, do município de Valparaíso de Goiás. Para a realização do estudo, foram levantados dados estatístico-educacionais da Educação Básica, do Estado de Goiás e do município pesquisado. Os professores, sujeitos da pesquisa, foram caracterizados e seus relatos foram colhidos. As entrevistas semiestruturadas e as observações realizadas na escola permitiram verificar as ações dos docentes, as quais foram analisadas por meio do agrupamento das ideias e expressões do estudo. À luz de Vygotsky (1989), Lenoir (2011), D’Avila (2002) e Toschi (2010) buscou-se analisar o significado que a mediação assume na relação sujeito / objeto do conhecimento. Considerando as tecnologias e sua historicidade, as reflexões propostas foram pautadas em Vargas (1999), Cardoso (1999), Dowbor (2001) e Grinspun (1999). O texto propõe uma compreensão da função do docente, baseada nas ideias de Nóvoa (1992), Libâneo (1994, 2011), dentre outros estudiosos, e destaca a mediação didática como uma proposta a ser considerada pelo professor, a fim de contribuir para uma prática em que o educando é conduzido a participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem de maneira ativa e efetiva. Os resultados encontrados não possibilitam informar que as TIC contribuem para a mediação docente nos anos iniciais. As dificuldades enfrentadas pelos docentes em seu cotidiano prejudicam a execução de várias atividades planejadas e não favorecem o engajamento dos discentes nos trabalhos desenvolvidos.This study, adopting a qualitative approach, addresses technologies in education, from the following question: how the teacher's mediation in the use of Information and Communication Technologies (ICT) occurs? From this question, it was intended to understand how the teacher's mediation occurs when ICT is used in the classroom. Therefore, we sought a closer understanding of teaching mediation and ICT, through a case study in a public school in the early years, in the city of Valparaíso de Goiás. For the study, statistical and educational data was collected from the Basic Education, from the State of Goiás and from the studied city. The teachers, subjects of the research, were characterized and their reports were collected. The semi-structured interviews and observations conducted at the school helped confirm the actions of teachers, which were analysed through the grouping of ideas and expressions of the study. In light of Vygotsky (1989), Lenoir (2011), D'Avila (2002) and Toschi (2010) it was sought to analyse the meaning that mediation assumes in the subject / object of knowledge. Taking into consideration the technology and its historicity, the proposed reflections were guided by Vargas (1999), Cardoso (1999), Dowbor (2001) and Grinspun (1999). The text proposes an understanding of the teacher function, based on ideas from Nóvoa (1992), Libâneo (1994, 2011), among other scholars, and highlights the didactic mediation as a proposal to be considered by the teacher in order to contribute to a practice in which the student is led to actively participate in the teaching and learning process in an active and effective way. The results cannot inform that ICT contribute to teaching mediation in the early years. The difficulties faced by teachers in their daily lives prevent the realization of several planned activities and do not fostering the engagement of students in the work performed.Universidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e TecnologiasBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)Toschi, Mirza SeabraToschi, Mirza SeabraLima, Daniela da Costa Brito PereiraLibâneo, José CarlosRocha, Luciana Caprice Silva Santos da2021-11-29T12:41:43Z2015-04-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAPRICE, Luciana. Mediação cognitiva e mediação didática. 2015.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/869porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2023-04-11T12:12:08Zoai:tede2:tede/869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2023-04-11T12:12:08Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
title As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
spellingShingle As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
As Tecnologias de informação e comunicação e a mediação docente
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC na educação
Cognitive mediation and didactic mediation
Teconologia da Informação e Comunicação e mediação docente
Information and Communication Technology in education
Information and Communication Technology and teaching mediation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
title_full As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
title_fullStr As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
title_full_unstemmed As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
title_sort As Tecnologias de Informação e Comunicação e a mediação docente
author Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
author_facet Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toschi, Mirza Seabra
Toschi, Mirza Seabra
Lima, Daniela da Costa Brito Pereira
Libâneo, José Carlos
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Luciana Caprice Silva Santos da
dc.subject.por.fl_str_mv As Tecnologias de informação e comunicação e a mediação docente
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC na educação
Cognitive mediation and didactic mediation
Teconologia da Informação e Comunicação e mediação docente
Information and Communication Technology in education
Information and Communication Technology and teaching mediation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic As Tecnologias de informação e comunicação e a mediação docente
Tecnologia da Informação e Comunicação - TIC na educação
Cognitive mediation and didactic mediation
Teconologia da Informação e Comunicação e mediação docente
Information and Communication Technology in education
Information and Communication Technology and teaching mediation
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description O presente estudo, de abordagem qualitativa, aborda as tecnologias na educação, a partir da seguinte questão: como ocorre a mediação docente na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)? Diante disso, buscou-se uma compreensão mais próxima da mediação didática e as TIC, por meio de um estudo de caso realizado em uma escola pública dos anos iniciais, do município de Valparaíso de Goiás. Para a realização do estudo, foram levantados dados estatístico-educacionais da Educação Básica, do Estado de Goiás e do município pesquisado. Os professores, sujeitos da pesquisa, foram caracterizados e seus relatos foram colhidos. As entrevistas semiestruturadas e as observações realizadas na escola permitiram verificar as ações dos docentes, as quais foram analisadas por meio do agrupamento das ideias e expressões do estudo. À luz de Vygotsky (1989), Lenoir (2011), D’Avila (2002) e Toschi (2010) buscou-se analisar o significado que a mediação assume na relação sujeito / objeto do conhecimento. Considerando as tecnologias e sua historicidade, as reflexões propostas foram pautadas em Vargas (1999), Cardoso (1999), Dowbor (2001) e Grinspun (1999). O texto propõe uma compreensão da função do docente, baseada nas ideias de Nóvoa (1992), Libâneo (1994, 2011), dentre outros estudiosos, e destaca a mediação didática como uma proposta a ser considerada pelo professor, a fim de contribuir para uma prática em que o educando é conduzido a participar ativamente do processo de ensino e aprendizagem de maneira ativa e efetiva. Os resultados encontrados não possibilitam informar que as TIC contribuem para a mediação docente nos anos iniciais. As dificuldades enfrentadas pelos docentes em seu cotidiano prejudicam a execução de várias atividades planejadas e não favorecem o engajamento dos discentes nos trabalhos desenvolvidos.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-27
2021-11-29T12:41:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPRICE, Luciana. Mediação cognitiva e mediação didática. 2015.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/869
identifier_str_mv CAPRICE, Luciana. Mediação cognitiva e mediação didática. 2015.111 f. Dissertação( Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias) - Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Ciências Socioeconômicas e Humanas,Anápolis,GO.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/869
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (PPG-IELT)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093991592886272