Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Capparelli, Camila dos Passos Araujo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
Texto Completo: http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/769
Resumo: Nesta pesquisa, discuto uma experiência de formação docente vivenciada por meio de um curso complementar, organizado por mim nos meses de abril e maio de 2019, para alunas/os do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás. O principal objetivo deste estudo é o de refletir acerca da premente necessidade de vincular as discussões de gênero e sexualidade à formação de professoras/es de línguas. Tal reflexão é suscitada com base nas performances discursivas (AUSTIN, 1990; DERRIDA, 1991; BUTLER, 2017; ROCHA, 2013; URZÊDA-FREITAS, 2018) emanadas dos posicionamentos das/os agentes que participaram do processo de formação docente. Para tanto, as praxiologias acadêmicas que ajudam a sustentar esta pesquisa se interseccionam com o vasto campo inter/transdisciplinar da Linguística Aplicada Crítica, com ênfase na formação crítica de professoras/es de línguas e nos estudos identitários que engendram reflexões sobre gênero e sexualidade. A respeito do aporte metodológico, trata-se de uma pesquisa formação de viés colaborativo e crítico (SILVESTRE, 2017) considerando que a investigação se deu em meio à ocorrência do processo formativo. O material empírico que informa este trabalho decorre de questionários iniciais, transcrições de fala dos encontros e textos reflexivos produzidos pelas/os agentes da pesquisa. Com base nisso, além de discorrer sobre as percepções iniciais das/os agentes antes do início do curso, lanço uma possibilidade de reflexão e análise sobre o modo como elas/es problematizam: 1) os mecanismos de regulação social engendrados nas relações de gênero e sexualidade; 2) as questões de gênero e sexualidade refletidas em suas práticas docentes, bem como em suas vidas pessoais; e, por fim, 3) as intersecções entre gênero, raça, classe, sexualidade. As análises acenam para a produtividade da colaboração crítica na formação docente, sobretudo quando se trata de buscar desenvolver, em parceria com as/os professoras/es em formação, repertórios discursivos que corroborem visões menos essencialistas e generalizantes acerca das identidades de gênero e sexualidade.
id UEG-2_19b0d490baa8b0c6522f316aa3ac5dc6
oai_identifier_str oai:tede2:tede/769
network_acronym_str UEG-2
network_name_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository_id_str
spelling Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docenteGênero e sexualidadePerformances discursivasFormação docenteGender and sexualityDiscursive performancesTeacher educationLINGUISTICA, LETRAS E ARTESNesta pesquisa, discuto uma experiência de formação docente vivenciada por meio de um curso complementar, organizado por mim nos meses de abril e maio de 2019, para alunas/os do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás. O principal objetivo deste estudo é o de refletir acerca da premente necessidade de vincular as discussões de gênero e sexualidade à formação de professoras/es de línguas. Tal reflexão é suscitada com base nas performances discursivas (AUSTIN, 1990; DERRIDA, 1991; BUTLER, 2017; ROCHA, 2013; URZÊDA-FREITAS, 2018) emanadas dos posicionamentos das/os agentes que participaram do processo de formação docente. Para tanto, as praxiologias acadêmicas que ajudam a sustentar esta pesquisa se interseccionam com o vasto campo inter/transdisciplinar da Linguística Aplicada Crítica, com ênfase na formação crítica de professoras/es de línguas e nos estudos identitários que engendram reflexões sobre gênero e sexualidade. A respeito do aporte metodológico, trata-se de uma pesquisa formação de viés colaborativo e crítico (SILVESTRE, 2017) considerando que a investigação se deu em meio à ocorrência do processo formativo. O material empírico que informa este trabalho decorre de questionários iniciais, transcrições de fala dos encontros e textos reflexivos produzidos pelas/os agentes da pesquisa. Com base nisso, além de discorrer sobre as percepções iniciais das/os agentes antes do início do curso, lanço uma possibilidade de reflexão e análise sobre o modo como elas/es problematizam: 1) os mecanismos de regulação social engendrados nas relações de gênero e sexualidade; 2) as questões de gênero e sexualidade refletidas em suas práticas docentes, bem como em suas vidas pessoais; e, por fim, 3) as intersecções entre gênero, raça, classe, sexualidade. As análises acenam para a produtividade da colaboração crítica na formação docente, sobretudo quando se trata de buscar desenvolver, em parceria com as/os professoras/es em formação, repertórios discursivos que corroborem visões menos essencialistas e generalizantes acerca das identidades de gênero e sexualidade.In this study, I focus on a teacher education experience lived through a subproject, planed by me and carried out from April to May 2019, in a Portuguese/English language teacher education course context, in partnership with the State University of Goiás. The main objective of this study is to reflect about the pressing need to link gender and sexuality discussions to the language teacher education. Therefore, this study is grounded on discursive performances (AUSTIN, 1990; DERRIDA, 1991; BUTLER, 2017; ROCHA, 2013; URZÊDA-FREITAS, 2018) that emerged from the agents problematizations during the language teacher education discussions. Thus, the academic praxiologies that support this research are intersected with the broad scope of Critical Applied Linguistics, with focus on critical teacher education and identities studies that engaged discussions about gender and sexuality issues. Besides, the methodological aspects are guided by a critical and collaborative education-research (SILVESTRE, 2017) considering the fact that the investigation was conceived in a teacher education context. The empirical material that informs this study was generated from initial questionnaires, speech transcriptions of the meetings and reflective texts produced by the research agents. Previously, I focus on how they problematize: 1) the mechanisms of social regulation about gender relations and sexuality; 2) gender and sexuality issues that emerge in their teaching practices, as well as in their personal lives; and, finally, 3) the intersections between gender, race, class, sexuality. The analyses point to the productivity of critical in language teacher education, especially when it’s about learning in partnership with teachers in education process, discursive repertoires that corroborate with less essentialist and generalizing views about gender and sexuality identities.Fundação de Apoio à pesquisa do Estado de Goiás - FAPEGUniversidade Estadual de GoiásUEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e InterculturalidadeBrasilUEGPrograma de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)Oliveira, Helvio Frank dehttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036Oliveira, Helvio Frank dehttp://lattes.cnpq.br/1659880507093036Pessoa, Rosane Rochahttp://lattes.cnpq.br/3633216363498900Lopes, Cristiane Rosahttp://lattes.cnpq.br/5818321410864812Capparelli, Camila dos Passos Araujo2021-08-19T02:45:52Z2020-04-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCAPPARELLI, Camila dos Passos Araujo. Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/769porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEGinstname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)instacron:UEG2021-08-19T02:45:52Zoai:tede2:tede/769Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.bdtd.ueg.br/PUBhttps://www.bdtd.ueg.br/oai/requestbibliotecaunucet@ueg.br||opendoar:2021-08-19T02:45:52Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)false
dc.title.none.fl_str_mv Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
title Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
spellingShingle Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
Capparelli, Camila dos Passos Araujo
Gênero e sexualidade
Performances discursivas
Formação docente
Gender and sexuality
Discursive performances
Teacher education
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
title_full Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
title_fullStr Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
title_full_unstemmed Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
title_sort Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente
author Capparelli, Camila dos Passos Araujo
author_facet Capparelli, Camila dos Passos Araujo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Helvio Frank de
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Oliveira, Helvio Frank de
http://lattes.cnpq.br/1659880507093036
Pessoa, Rosane Rocha
http://lattes.cnpq.br/3633216363498900
Lopes, Cristiane Rosa
http://lattes.cnpq.br/5818321410864812
dc.contributor.author.fl_str_mv Capparelli, Camila dos Passos Araujo
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero e sexualidade
Performances discursivas
Formação docente
Gender and sexuality
Discursive performances
Teacher education
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic Gênero e sexualidade
Performances discursivas
Formação docente
Gender and sexuality
Discursive performances
Teacher education
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Nesta pesquisa, discuto uma experiência de formação docente vivenciada por meio de um curso complementar, organizado por mim nos meses de abril e maio de 2019, para alunas/os do curso de Letras Português/Inglês, da Universidade Estadual de Goiás. O principal objetivo deste estudo é o de refletir acerca da premente necessidade de vincular as discussões de gênero e sexualidade à formação de professoras/es de línguas. Tal reflexão é suscitada com base nas performances discursivas (AUSTIN, 1990; DERRIDA, 1991; BUTLER, 2017; ROCHA, 2013; URZÊDA-FREITAS, 2018) emanadas dos posicionamentos das/os agentes que participaram do processo de formação docente. Para tanto, as praxiologias acadêmicas que ajudam a sustentar esta pesquisa se interseccionam com o vasto campo inter/transdisciplinar da Linguística Aplicada Crítica, com ênfase na formação crítica de professoras/es de línguas e nos estudos identitários que engendram reflexões sobre gênero e sexualidade. A respeito do aporte metodológico, trata-se de uma pesquisa formação de viés colaborativo e crítico (SILVESTRE, 2017) considerando que a investigação se deu em meio à ocorrência do processo formativo. O material empírico que informa este trabalho decorre de questionários iniciais, transcrições de fala dos encontros e textos reflexivos produzidos pelas/os agentes da pesquisa. Com base nisso, além de discorrer sobre as percepções iniciais das/os agentes antes do início do curso, lanço uma possibilidade de reflexão e análise sobre o modo como elas/es problematizam: 1) os mecanismos de regulação social engendrados nas relações de gênero e sexualidade; 2) as questões de gênero e sexualidade refletidas em suas práticas docentes, bem como em suas vidas pessoais; e, por fim, 3) as intersecções entre gênero, raça, classe, sexualidade. As análises acenam para a produtividade da colaboração crítica na formação docente, sobretudo quando se trata de buscar desenvolver, em parceria com as/os professoras/es em formação, repertórios discursivos que corroborem visões menos essencialistas e generalizantes acerca das identidades de gênero e sexualidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-02
2021-08-19T02:45:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CAPPARELLI, Camila dos Passos Araujo. Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/769
identifier_str_mv CAPPARELLI, Camila dos Passos Araujo. Problematizando performances discursivas sobre gênero e sexualidade em uma experiência de formação docente. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade) – Câmpus Cora Coralina, Universidade Estadual de Goiás, Goiás, GO, 2020.
url http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/769
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Goiás
UEG ::Coordenação de Mestrado em Língua, Literatura e Interculturalidade
Brasil
UEG
Programa de Pós-Graduação Strito sensu em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
instname:Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron:UEG
instname_str Universidade Estadual de Goiás (UEG)
instacron_str UEG
institution UEG
reponame_str Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
collection Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações da UEG - Universidade Estadual de Goiás (UEG)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecaunucet@ueg.br||
_version_ 1809093990398558208